Leitura em 5 minutos | 14/09/2021

Chamada WiFi: o que é e como pode ajudar as empresas?

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP

A tecnologia mudou a forma como comunicamos no local de trabalho de muitas maneiras. A atual pandemia forçou as empresas e os seus funcionários a abraçar o escritório virtual, com todos os prós e contras que lhe estão associados. E se há uma coisa crucial para um escritório virtual de sucesso, são as tecnologias e processos de comunicação.

O QUE É A CHAMADA WIFI?

A chamada WiFi está em todo o lado, mesmo que se pense que nunca a tenha utilizado. Skype ou Facetime são grandes exemplos de aplicações que permitem chamadas wifi. Existem também muitos sistemas focados em empresas que utilizam chamadas por WiFi para uma comunicação de baixo custo e sem falhas.

Wifi calling é exatamente o que anuncia utilizar redes sem fios para transportar as suas chamadas para outras pessoas em vez de uma rede telefónica tradicional (telefones fixos, torres de telemóveis) . Significa que a chamada por WiFi é uma vantagem quando se está em áreas de baixa cobertura ou locais onde as redes de operadoras não funcionam muito bem (caves, elevadores, zonas rurais, etc.)

COMO FAZER CHAMADAS WIFI

Da perspetiva do utilizador final, uma chamada wifi não é diferente de uma chamada normal. Marca-se o número desejado, espera-se que a pessoa atenda, e inicia-se uma conversa. A principal diferença está por detrás do ecrã. A chamada utiliza a sua ligação à rede wifi para encaminhar a chamada em vez da rede da sua operadora.

Na maioria dos casos, pode continuar a utilizar as funções habituais de chamada como chamadas de 3 vias, ligar o altifalante, silenciar a si próprio, etc. É uma ótima alternativa quando se tem uma cobertura de telemóvel mal definida, mas está ligado a uma rede wifi forte.

E se o seu sinal wifi não for muito forte? Ativar as chamadas wifi não significa que todas as chamadas passem pela rede wifi. A maioria dos telefones procura o sinal mais forte quando inicia uma chamada e utiliza essa rede. Por vezes podem ser as torres de telemóvel da sua operadora, outras vezes será a sua rede wifi. Assim, ativar esta funcionalidade apenas acrescenta outra opção, não é por defeito a utilização única da rede wifi.

QUE TELEFONES SUPORTAM CHAMADAS WIFI?

A maioria dos smartphones modernos que utilizam as plataformas iOS ou Android suportam chamadas wifi em termos de hardware. Poderá também ter de verificar se a sua operadora o oferece como funcionalidade. Normalmente não há custos adicionais para utilizar chamadas wifi, uma vez que as chamadas utilizam o seu sinal wifi.

Se a função de chamadas wifi for importante para si, é uma boa ideia verificar o website da sua operadora e ver se o modelo que tem é suportado. A maioria das operadoras suportam chamadas por wifi, mesmo que se refiram a esta por outro nome.

COMO ACTIVAR OU DESACTIVAR A CHAMADA POR WIFI

A ativação ou desativação desta funcionalidade varia de acordo com o modelo de telefone, mas pode encontrá-la frequentemente na área de definições em ligações, chamadas, ou redes. Pode ser preciso um pouco de pesquisa, mas haverá uma configuração para ligar a chamada por wifi. Não é necessário reiniciar o telefone ou telefonar ao fornecedor para o ativar.

A DIFERENÇA ENTRE CHAMADAS VOIP E WIFI Calling

O termo wifi calling era praticamente desconhecido há alguns anos atrás, mas hoje em dia, a maioria dos modelos telefónicos e das operadoras apoiam-no. O termo em si é novo, mas a tecnologia que o alimenta deve ser familiar aos gestores e especialistas em telecomunicações – VoIP. Sim, as chamadas por WiFi utilizam a tecnologia VoIP para encaminhar uma chamada do seu telemóvel através de uma rede sem fios, em vez de redes de operadoras.

Então porque é que precisa de um nome separado? Isto porque as chamadas por WiFi foram desenvolvidas por operadoras como uma alternativa às populares aplicações VoIP de consumo como o Skype. Quase todas as chamadas VoIP de empresas ou consumidores necessitam de uma aplicação separada instalada no seu telefone ou portátil. A fim de serem competitivas, as operadoras desenvolveram chamadas wifi que funcionam automaticamente no seu telefone.

Assim, quando as pessoas falam de chamadas VoIP, estão a referir-se a uma plataforma ou aplicação separada no seu equipamento. Mas quando se referem a chamadas wifi, é a funcionalidade de marca da operadora que funciona automaticamente quando se faz uma chamada para alguém.

VANTAGENS DA CHAMADA Por WIFI

muitos benefícios na utilização de chamadas wifi para uso pessoal ou empresarial.

Melhora a qualidade da chamada

Quando faz uma chamada com o seu dispositivo móvel, a qualidade da chamada depende da intensidade do sinal móvel. Se a cobertura na sua área for interrompida, é mais provável que a chamada caia ou soe mal. A chamada por wifi pode melhorar a qualidade da chamada, especialmente se tiver um sinal wifi forte em comparação com a cobertura da operadora.

Não é necessário descarregar a aplicação

Ao contrário da maioria das aplicações VoIP de consumo, não precisa de descarregar mais uma aplicação no seu telefone para utilizar chamadas wifi. Tudo o que precisa de fazer é ativar a funcionalidade e fazer chamadas como habitualmente.

Não utiliza os minutos de chamada

Como as chamadas utilizam a sua ligação wifi, não utiliza os minutos do seu plano de chamadas. Embora algumas operadoras possam deduzi-la no seu limite mensal. É sempre melhor verificar com o seu operador, a menos que tenha um plano de chamadas ilimitado.

As chamadas internacionais são mais baratas

Embora as operadoras limitem as chamadas internacionais utilizando a rede wifi, a maioria das chamadas dentro e para os Estados Unidos são gratuitas. Isto significa que não tem de se preocupar em aumentar as tarifas quando viaja ou quando comunica com parceiros comerciais.

Sem taxas ou encargos adicionais

As chamadas por wifi não implicam quaisquer encargos adicionais ou funções avançadas. Nem sequer tem de contactar o seu fornecedor para o ativar. É uma configuração simples que pode encontrar na aplicação de configurações do seu telefone.

Utiliza o seu número de telefone atual

Não há necessidade de alterar o seu número de telefone para utilizar chamadas wifi. Uma vez que não há nenhuma aplicação separada para instalar, não é necessário criar outro login e senha. Elimina o risco de segurança de esquecer a sua palavra-passe ou de ter de alterar uma configuração para cada chamada que efetua.

Melhor alternativa para cobertura com interrupções

Com que frequência se encontrou numa área onde o sinal móvel é fraco ou inexistente? É especialmente útil para os utilizadores que viajam em trabalho para zonas rurais ou longínquas. Se fizer principalmente chamadas a partir de casa, a maioria das chamadas pode passar pela rede wifi, uma vez que é provável que esteja a menos de 50-100 pés do router.

Preserva a bateria

O que acontece quando se está numa área com fraca cobertura de telemóvel? O seu telemóvel gasta muita bateria a tentar ligar-se ao melhor sinal e rede. A ativação de chamadas wifi minimiza o esgotamento da bateria para que não se esgote quando é necessário.

AS DESVANTAGENS DAS CHAMADAS WIFI

Restrições às chamadas internacionais

As chamadas Wifi podem fazer algumas chamadas grátis ou mais baratas do que a média, mas ainda existem muitas restrições às chamadas internacionais. A maioria das chamadas internacionais não pode ser completada utilizando apenas chamadas wifi, pelo que as operadoras continuam a cobrar por elas. É muitas vezes menos caro do que sem chamadas por wifi, mas ainda é algo a ter em conta se estiver a planear confiar no wifi calling.

Sinal wifi fraco

Embora a chamada wifi seja uma boa alternativa para quando se tem uma fraca cobertura, nem sempre é superior a uma chamada regular. A melhor qualidade de chamada vem quando se utiliza a chamada wifi a partir de casa. Mas quando estiver a utilizar redes wifi públicas como num café ou aeroporto, poderá não ter a largura de banda necessária para suportar chamadas. Pense em todas as pessoas que tentam ligar-se e utilizar dados na rede, por isso não se surpreenda se a sua chamada cair.

Contar com chamadas wifi em tal situação pode significar um desastre, especialmente se estiver a fazer chamadas de negócios. Não só parecerá pouco profissional, como também perderá tempo de reunião apenas a tentar restabelecer a ligação e continuar a conversa.

Hotspots públicos wifi

Embora os hotspots públicos wifi tenham aumentado durante a última década, ainda não são completamente universais. Mesmo que se consiga ligar a um, a velocidade e a largura de banda podem não suportar chamadas wifi. Além disso, a utilização de hotspots wifi públicos apresenta riscos de segurança para chamadas de negócios.

Nem todos os modelos/operadores suportam chamadas wifi

O apoio às chamadas wifi está a crescer, mas muitos modelos telefónicos mais antigos não o suportam. As grandes redes de operadoras suportam-no, mas as pequenas operadoras regionais podem não oferecer este serviço.

AS CHAMADAS WIFI SÃO ADEQUADAS PARA USO COMERCIAL?

Apesar dos benefícios das chamadas por wifi, a VoIP continua a ser a melhor opção para as empresas. Porquê?

Com as chamadas wifi, não tem qualquer garantia de qualidade de voz, segurança, ou desempenho em geral. Os seus colaboradores têm de confiar nas suas operadoras para garantirem as chamadas. Se a funcionalidade deixar de funcionar ou uma chamada não estabelecer ligação, não tem qualquer opção de suporte técnico

Outro problema é com o número de telefone. A chamada pa empresa utilize para fins comerciais. Se a sua equipa estiver a contactar clientes, preferiria que utilizassem o número empresarial. As aplicações VoIP permitem aos utilizadores fazer chamadas a partir dos seus dispositivos pessoais, utilizando o número de empresa correto.

Além disso, as chamadas wifi carecem de várias funcionalidades que fazem parte do serviço VoIP, tais como correio de voz visual, reencaminhamento de chamadas, atendimen multi-dispositivo, videoconferência, etc.

Mesmo para uma pequena empresa, os benefícios do serviço VoIP de grau empresarial não podem ser sobrestimados. As chamadas por Wifi são frequentemente perfeitas para chamadas pessoais ou para viagens ocasionais, mas para uma experiência consistente, mantenha-se com o serviço VoIP para a sua empresa.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!