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Antes de atualizar o seu sistema telefónico para VoIP, empresas deverão conhecer as vantagens e desvantagens de um sistema VoIP empresarial. Nenhuma das tecnologias novas está isenta de algumas desvantagens, por muito pequenas que estas sejam.
O mesmo se aplica à VoIP, embora os benefícios superem em muito os pontos negativos, estes podem ser relevantes para algumas organizações empresariais, e as empresas devem tê-los em conta na implementação da telefonia VoIP.
Os serviços VoIP empresariais fornecem acesso transparente ao sistema telefónico de uma organização a partir de qualquer lugar, a todos os sua equipa. Por vezes, os utilizadores estão em casa, ou a trabalhar em locais remotos. VoIP permite a estes trabalhadores utilizar qualquer dispositivo que tenham com o mesmo número que o seu número de trabalho, protegendo assim a sua privacidade e fornecendo uma imagem profissional a sua comunicação.
Uma vez que a telefonia VoIP não está ligada a um determinado local ou prefixo, não só elimina os encargos de chamadas de longa distância, mas a telefonia também pode ser utilizada a partir do local onde quer que esteja a trabalhar nesse dia.
Os utilizadores empresariais de serviços VoIP na Cloud não têm de se preocupar com manutenção, reparações ou atualizações do sistema. Isto significa que não têm de contratar consultores ou técnicos para gerir o sistema telefónico.
Mesmo as organizações que utilizam soluções locais com troncos SIP podem ser libertadas do incómodo associado à manutenção de duas redes diferentes, uma vez que a VoIP lhes permite encaminhar chamadas telefónicas através da mesma rede que utilizam para enviar ficheiros ou e-mails.
Todas as empresas procuram reduzir custos, num esforço para se manterem rentáveis. A telefonia VoIP permite que as empresas alcancem exatamente isso:
Empresas já se perceberam que manter suas informações em compartimentos separados desperdiça o seu potencial. É por isso que o software e as aplicações que partilham os dados livremente se tornaram mais valiosos do que as que os mantêm bloqueados.
O mesmo se aplica ao sistema telefónico da empresa. Muitos fornecedores VoIP estão a oferecer integrações com aplicações empresariais tais como CRM para facilitar a utilização e o intercâmbio de dados.
O VoIP oferece muitas características avançadas tais como correio de voz visual, fax digital e caixas de entrada de grupos que aumentam a produtividade. Por exemplo, os faxes podem ser enviados da mesma forma que um e-mail, eliminando a necessidade de o utilizador se dirigir ao fax para enviar ou receber um fax.
Estas características também eliminam o atraso na resposta a chamadas de clientes, pedidos de apoio ou outros pedidos de informação. As mensagens de voz dos clientes do departamento de vendas podem ser enviadas para uma caixa de entrada de grupo para serem respondidas por qualquer agente que esteja disponível no momento.
A maior desvantagem da telefonia VoIP é que as organizações precisam de uma ligação à Internet de alta velocidade. Se a Internet se desconectar por qualquer razão, o sistema telefónico deixará de funcionar.
A maioria das organizações tem backups para este tipo de situações, mas as empresas que operam em locais sem acesso fiável à Internet não devem implementar um sistema telefónico VoIP.
Outra desvantagem é que é necessária ter uma fonte de eletricidade para operar telefones IP, tornando-os menos úteis em caso de cortes de energia. As organizações ligam frequentemente os seus telefones à fonte de alimentação de reserva e podem assim ser utilizados até que a sua bateria se esgote.
Como pode ver, estes não são obstáculos intransponíveis e muitas organizações conseguem contorná-los. Em geral, a telefonia VoIP empresarial tem muitas vantagens para qualquer organização.
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