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“Se não se pode medir, não se pode melhorar“. Este princípio empresarial fundamental, atribuído a Peter Drucker, é tão óbvio que não precisa de explicação e está na origem de uma melhoria contínua nas empresas. Contudo, muitas vezes não é suficientemente tido em conta, quer devido à falta de recursos, quer devido a deficiências nos processos.
Este processo de melhoria contínua falha frequentemente devido a vários problemas:
No marketing, todos estes processos de medição e otimização estão normalmente bem definidos e existem muitas ferramentas que nos permitem monitorizar os resultados das nossas campanhas e o impacto das ações de melhoria.
Uma das métricas mais difíceis de obter são as relacionadas com as chamadas recebidas. Estas métricas são tão importantes como quaisquer outras para conhecer o desempenho das nossas campanhas de marketing.
Este mês no VoIPstudio estamos a introduzir uma nova funcionalidade que os nossos clientes estavam a exigir e que temos a certeza que será muito útil: call tracking/seguimento de chamadas para campanhas de marketing.
Como já mencionámos, um dos aspectos mais difíceis de medir é a informação relacionada com as chamadas recebidas. Por exemplo, se tiver publicado um anúncio no Google Ads ou Microsoft Ads, e alguém vir esse anúncio, encontra o seu número de telefone, e telefona-lhe, ou seja, uma chamada recebida.
Saber a partir de uma chamada informações tão relevantes como de onde veio essa chamada, quem é esse utilizador ou através de que campanha veio (por exemplo, que anúncio o utilizador viu ou através de que canal), não é muitas vezes uma tarefa fácil.
Isto acontece porque a dada altura o utilizador passa de uma plataforma online onde vê aquele número de telefone para um canal offline (a própria chamada telefónica), e nesse espaço, perdemos a relação entre um evento e o outro.
Algumas das métricas de rastreio de chamadas mais interessantes que estaríamos interessados em conhecer, e que devido a este problema que muitas vezes não temos, são:
O seguimento de chamadas está agora disponível no VoIPstudio para todos os utilizadores, como sempre, sem custos adicionais e para todos os planos.
O seguimento de chamadas permite ligar chamadas telefónicas de entrada com metadados de visitas à página de aterragem (como o Google Click ID). Isto permite a atribuição de chamadas telefónicas particulares a visitas individuais da Landing Page.
Como é que funciona? Essencialmente o que faz é gerir um conjunto de números de telefone diferentes, de modo a poder atribuir números únicos para cada campanha e para cada utilizador. Desta forma, cada visitante que chega, por exemplo, a uma página de destino do seu website verá um número diferente e, se fizer uma chamada, podemos saber automaticamente a que campanha pertence e toda a informação relacionada.
O processo de atribuição de números e sua exibição nos seus elementos de marketing online, tais como páginas de destino, chama-se Dynamic Number Insertion.
Para aceder a esta nova funcionalidade, só tem de ativar a opção Call Tracking/Seguimento de chamadas nas definições avançadas do seu painel de administração. Uma vez isso feito, o primeiro passo é comprar um conjunto de números para as suas campanhas.
Tenha em mente que os números são reutilizados após um determinado período de tempo, pelo que pelo que não precisa de comprar um número para cada utilizador potencial, mas de acordo com o volume e a frequência esperada de chamadas.
Depois só tem de configurar as suas campanhas, incluindo informações tais como a página inicial associada, parâmetros para atribuição de números ou certas definições de notificações.
O sistema fornece-lhe informações para o ajudar a implementar o código que insere dinamicamente o número na sua página web ou página de destino. Basta seguir as instruções e está pronto para começar a medir as suas chamadas recebidas. Para mais informações, pode ir para a página do manual Call Tracking/seguimento de chamadas.
Pode localizar chamadas e histórico de chamadas através do painel de controlo do VoIPstudio ou integrá-lo com as suas próprias ferramentas, tais como o Google Analytics.
Fácil, não é? Pode ver as instruções de configuração no nosso manual ou consultar um especialista que o ajudará a configurar o seu sistema de seguimento através do nosso serviço de apoio multicanal 24/7.
Lembre-se que se já é cliente VoIPstudio, esta funcionalidade está incluída no seu serviço.
Ainda não é um cliente? Pode experimentar o nosso serviço gratuitamente por 30 dias sem qualquer compromisso, sem necessidade de cartão de crédito e com 200 minutos de chamadas incluídas.
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