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E-mail, web chats, SMS, redes sociais e chamadas telefónicas estão a misturar-se cada vez mais num ambiente de contact center omnichannel, mas como permitir uma transição suave?
Para além do fax, o centro de contacto de uma empresa no início dos anos 2000 trabalhou de forma muito semelhante a uma empresa meio século antes, ou seja, principalmente com base em chamadas telefónicas e agentes humanos. Contudo, com o avanço rápido até aos anos 2020, e os centros de contacto multicanais tornaram-se cada vez mais o padrão.
Atualmente, a maioria dos clientes espera chegar a uma empresa através de vários canais para ter as suas dúvidas respondidas. O e-mail, WhatsApp, redes sociais, web chat, ou chamada telefónica são todas formas comuns e válidas de contactar uma empresa. E é aqui que termos como multi-canal e omnichannel entram na equação.
Quais são as suas vantagens e limitações? De que necessita para implementar uma estratégia omnichannel bem sucedida? Vamos primeiro avançar com algumas definições.
A abordagem multicanal é a ordem do dia. Como já foi referido anteriormente, uma empresa oferecerá uma gama de canais para apoio ao cliente e marketing. Um utilizador pode enviar um e-mail com uma pergunta técnica, e um agente responderá, criando assim um ticket. O mesmo agente ou outro seguirá o ticket até que o problema seja resolvido. Outro utilizador pode telefonar à empresa para solicitar uma atualização nos seus serviços atuais. E ainda outro irá tweetar o seu fornecedor para colocar uma queixa.
Tudo isto seria um centro de contacto com um serviço multi-canal. Pode ser mais ou menos eficiente, dependendo dos agentes e do fluxo de trabalho, mas apresenta algumas limitações. O que acontece numa chamada telefónica permanece numa chamada telefónica. O mesmo se aplica à troca de correio electrónico. Cada um desses canais é isolado dentro da estrutura do centro de contacto. Isto também pode conduzir a mensagens inconsistentes ou mesmo contraditórias entre departamentos.
Em resumo, os centros de contacto multi-canal partilham as seguintes características:
No caso de não ter prestado atenção na escola secundária, “omni” significa “tudo” em latim. Assim, de certa forma, um serviço omnichannel é praticamente um serviço multi-canal. Pode contactar uma empresa através de vários canais e, esperançosamente, resolver qualquer problema. A principal diferença é que os canais estão agora ligados e integrados numa experiência única e abrangente.
Um utilizador pode fazer uma chamada telefónica e receber um e-mail com as informações técnicas necessárias. Ou podem iniciar um web chat e depois receber uma chamada telefónica de seguimento. Sem costuras, integradas, unificadas, ou coesas são algumas palavras utilizadas para descrever esta abordagem. E é isso que os clientes têm vindo a esperar.
De acordo com pesquisas da McKinsey, 86% dos clientes esperam que as suas conversas se movimentem sem problemas entre canais. Em resumo: o omnichannel está gradualmente a tornar-se o novo normal.
Em resumo, um centro de contacto omnichannel oferece as seguintes características:
Vamos dividi-lo um pouco mais em casos específicos. Num cenário multicanal, Mary está a planear uma viagem internacional, pelo que navega num website para encontrar uma resposta a um problema de roaming com o seu telefone. Depois de consultar a secção FAQs, ela abre uma janela de web chat para falar com um agente real. Infelizmente, o agente não consegue resolver o problema, pelo que ela agora tenta por telefone. Frustrada, ela precisa de explicar o seu problema mais uma vez. O agente humano decide então que ela deve contactar outro departamento, pelo que eles transferem a chamada.
Agora Maria precisa de explicar novamente a situação a outro agente, uma vez que o novo agente não tem acesso à transcrição do web chat ou à conversa com o agente anterior. É possível ver como isto resulta numa experiência insatisfatória do cliente (CX).
Alimentada, Mary passa para outro operador de rede móvel. Desta vez ela tem um problema com o seu sinal telefónico, por isso ela navega na secção de perguntas frequentes e depois inicia um web chat. A seguir vem o agente humano. Felizmente, a nova empresa mantém um registo de todas essas interacções juntamente com o seu histórico de bilhetes e outros dados. No final, o seu problema foi resolvido, e o seu actual operador de telecomunicações manterá um registo de todo o processo. Isto irá permitir uma experiência ainda mais sufocante no futuro.
Em resumo, estas seriam as principais desvantagens de um centro de contacto multicanais:
Juntamente com questões básicas de conveniência como a capacidade de se mover sem problemas entre canais e evitar a duplicação de conversas, há várias razões fundamentais para adoptar uma abordagem omnichannel. Algumas têm impacto nos utilizadores e clientes, enquanto outras envolvem o próprio negócio.
Para o utilizador:
Para a organização:
Os centros de contacto Omnichannel são uma evolução natural para um modelo centrado no cliente. Para o conseguir, precisam de enfrentar o seu próprio conjunto de desafios. Afinal de contas, a complexidade da abordagem omnichannel é maior por várias ordens de magnitude. Há duas áreas principais em que uma empresa precisa de se destacar:
A formação do seu pessoal para oferecer apoio omnichannel mereceria um artigo próprio, mas existem algumas dicas do lado técnico que facilitarão a vida na sua transição para um novo modelo. Aqui estão algumas das características básicas de que irá precisar:
Uma vez resolvido o lado tecnológico das coisas, deve aplicar várias estratégias no seu funcionamento quotidiano. Estas são 5 formas básicas de optimizar o seu centro de contacto omnichannel:
O VoIPstudio é uma solução VoIP PBX completa para todos os tipos de empresas, que lhe permite desfrutar de todas as características de um PBX profissional com a mais alta qualidade de som e a um preço muito acessível.
É também uma solução de comunicações multicanal, que incorpora telefone, chat, SMS, e fax numa única plataforma.
Do ponto de vista do call center e do contact center, o VoIPstudio é uma solução completa de call center telefónico que inclui uma gestão robusta das chamadas recebidas, fluxos de chamadas, gravação, monitorização, rastreio, etc.
Pode utilizar o nosso call center como uma solução autónoma para pequenos call centers que não requerem funcionalidades CRM. No entanto, a sua vantagem mais significativa é a capacidade de integração com outras plataformas de centros de contacto e CRM para lhes dar uma verdadeira dimensão omnichannel.
Como já mencionámos, o ponto central onde cada empresa deve registar as comunicações dos seus clientes é o CRM. Aqui armazenamos toda a informação relevante sobre os nossos clientes, os seus dados de contacto, facturação, comunicações efectuadas, e muito mais.
O VoIPstudio tem conectores com outros CRMs (tais como Zoho ou Hubspot) e pode ligar-se com qualquer outro software graças às nossas APIs. Estas integrações permitem incorporar o centro de chamadas telefónicas na gestão omnichannel do centro de contacto.
O VoIPstudio encarrega-se de fornecer números de telefone, definir fluxos de chamadas, e criar poderosos softphones que lhe permitem gerir as chamadas de forma eficiente e profissional. A integração com o centro de contacto, através de funções como “click-to-call”, ou dumping de informação histórica e estatística, permite incorporar informação sobre cada chamada no ficheiro do cliente ou mesmo armazenar a gravação da chamada. Desta forma, é possível ter uma solução telefónica poderosa que faz parte e está totalmente integrada com o seu centro de contacto omnichannel.
O omnichannel é para si? Não nos interprete mal. Uma abordagem multi-canal pode funcionar bem, dependendo do sector e da dimensão do seu negócio. Talvez um software de chat ao vivo e uma linha telefónica directa sirvam, por enquanto.No entanto, a longo prazo, um centro de contacto omnichannel beneficiará toda a organização, desde o marketing ao apoio ao cliente e às vendas. Também lhe dará uma imagem mais clara das necessidades dos seus clientes e dos desafios que estes enfrentam na sua viagem.
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