Leitura em 5 minutos | 02/03/2023

DECT vs. Telefones Wi-Fi: Qual deve escolher?

VoIP phone service background
VoIP empresarial

Escolher cuidadosamente a tecnologia a utilizar no seu sistema telefónico empresarial pode ajudar a melhorar a eficiência, a imagem profissional e a qualidade das chamadas. Além disso, a flexibilidade e a segurança que traz à comunicação empresarial têm um impacto direto na satisfação do cliente e no sucesso da sua organização.

Uma das primeiras decisões que deve tomar é escolher entre dispositivos ligados sem fios à Internet (telefone Wi-Fi) ou dispositivos sem fios ligados a uma base ligada a uma linha telefónica tradicional (telefone DECT).

O que é um telefone DECT?

DECT significa “Digital Enhanced Cordless Telecommunication (Telecomunicações sem fios digitais melhoradas). Refere-se a uma norma de tecnologia de comunicação sem fios para telefonia residencial e de escritório. Os telefones DECT são telefones sem fios que utilizam esta tecnologia para fornecer uma qualidade de chamada clara e uma excelente cobertura em comparação com outros sistemas sem fios.

Além disso, os telefones DECT também incluem características avançadas tais como mãos livres, identificador de chamadas, e correio de voz. A tecnologia DECT também permite uma ligação mais segura e fiável do que outras tecnologias sem fios, uma vez que utiliza a encriptação de dados para proteger as comunicações.

Em suma, os telefones DECT são uma boa escolha para casas e pequenas empresas que procuram uma solução de telefonia sem fios de alta qualidade e segura.

O que é um telefone W-Fi?

Um telefone Wi-Fi é um dispositivo móvel que lhe permite ligar-se à Internet através de uma rede Wi-Fi em vez de utilizar uma ligação móvel. Significa que pode fazer chamadas, enviar mensagens de texto e navegar na Internet sem utilizar dados móveis. É ideal para aqueles que têm acesso a uma rede Wi-Fi estável em casa ou no local de trabalho e querem poupar nos custos de dados móveis.

Que tipo de tecnologia é melhor para o seu sistema telefónico?

Ambas as tecnologias podem fornecer telefonia sem fios. A grande diferença é que o DECT é explicitamente concebido para telefonia, enquanto que o Wi-Fi se destina a computadores e reutiliza esta tecnologia para se ligar a um telefone. Nesta base, o DECT é melhor e mais fiável quando o podemos utilizar.

Vantagens do DECT sobre o Wi-Fi para as comunicações telefónicas

  • Uma antena DECT proporciona uma melhor cobertura do que uma antena Wi-Fi.
  • O DECT é menos susceptível a interferências.
  • A duração da bateria dos aparelhos DECT é mais longa.
  • O DECT dedica-se exclusivamente à telefonia, enquanto que o Wi-Fi suporta outros serviços que podem causar sobrecarga de rede e afectar a qualidade da voz.
  • Uma antena DECT + auscultador pode custar cerca de $100. No entanto, os aparelhos Wi-Fi tendem a ser mais caros.

Tendo tudo isto em conta, recomendamos sempre o uso de DECT sempre que possível, especialmente para lojas, restaurantes, salões de beleza, clínicas, ou pequenos escritórios. Será a solução mais eficiente, funcional, e económica.

No entanto, é necessário mais do que uma antena DECT para cobrir o seu negócio. Se precisar de servir uma infra-estrutura de 50 metros dentro de casa, 200 metros ao ar livre, e até 6 dispositivos, seria possível implantar uma rede de antenas DECT. Poderá ter um custo relevante que poderia ser evitado através da utilização de aparelhos Wi-FI.

Outra vantagem dos terminais Wi-Fi, tal como o dispositivo Linkvil que discutiremos a seguir, é que pode utilizá-lo em qualquer lugar onde o possa ligar a Wi-Fi. Se trabalhar a partir do escritório e levar o seu trabalho para casa, o seu telefone pode ir consigo.

É melhor ter um smartphone ligado ao Wi-Fi?

Muitos perguntam porque é que se gasta mais de $100 num aparelho quando se pode ligar qualquer smartphone via Wi-Fi. Do nosso ponto de vista, os casos de utilização são diferentes para uma ou outra solução.

Quando instalar um dispositivo DECT ou Wi-Fi

O utilizador que procura um terminal “físico” para a(s) sua(s) linha(s) telefónica(s) deve instalar um dispositivo DECT ou de secretária. Por exemplo, um restaurante que precise de um aparelho físico para atender as suas reservas, um empregado de serviço a passear pelo hotel, ou uma loja. Os clientes, onde um telefone é uma ferramenta primária partilhada entre vários empregados, devem utilizar telefones dedicados, e não aplicações.

Quando instalar uma aplicação no smartphone

O utilizador precisa de fornecer telefonia aos seus empregados num escritório, num call center, ou em qualquer equipa de trabalho que precise de fazer chamadas para comunicar com clientes, fornecedores, ou colegas de trabalho e responder em colaboração aos toques, dependendo de quem está disponível. Neste caso, seria aconselhável utilizar a aplicação informática ou a aplicação smartphone para os casos em que o empregado não esteja a trabalhar com o computador.

O que é Linkvil

A Linkvil foi lançada em 18/08/2022 como sub-marca para produtos Wi-Fi do fabricante Fanvil. Para além dos telefones Wi-Fi, têm o fabrico de pontos de acesso Wi-Fi e antenas no roteiro.

Linkvil, Fanvil's Wi-Fi products sub-brand

Como uma sub-marca da Fanvil, a Linkvil irá concentrar-se na investigação e desenvolvimento de produtos de comunicação sem fios A&V-IoT. Com base em Audio e Video-IoT, a Linkvil constrói um ecossistema de comunicação sem fios para múltiplos cenários para ajudar a acelerar a transformação digital.

Descubra o novo telefone Wi-Fi Linkvil W611W da Fanvil

Telefone Wi-Fi robusto com um visor a cores de 2,4″ ideal para ambientes onde a mobilidade é necessária, tais como lojas, armazéns, restaurantes, hotéis, ou hospitais. Pode encontrar este dispositivo por $160.

Linkvil W611W WiFi Phone

Principais características da Linkvil W611W

  • Suporta a mais recente norma Wi-Fi – Dualband 802.11 ax Wi-Fi ou (Wi-Fi 6). Melhora a experiência de comunicação sem fios.
  • Suporta IEEE802.11k/v/r roaming.
  • Longa duração da bateria, com 1900 mAh, W611W está pronto para 9 horas de conversação ou 200 horas de espera.
  • Telefone robusto, IP67. À prova de água, à prova de poeira e de queda a partir de uma altura de 1,8 metros. Torna-o muito interessante, especialmente para ambientes exteriores ou onde a carga de trabalho exige um esforço extra.
     Visor a cores de 2,4″ retroiluminado.
  • Conector Bluetooth 5.0 ou 3.5 mm. para ligação de auscultadores ou dispositivos externos.
  • Suporta WPA / WPA2-PSK e 8021x EAP.
  • Até 4 linhas SIP.
Linkvil W611W phone features

Considerações técnicas do dispositivo

Este dispositivo funciona através de infra-estruturas Wi-Fi. Portanto, se já tiver uma rede Wi-Fi, não precisará de mais nada.

Ajudaria se se lembrasse que o sinal Wi-Fi é bastante sensível a interferências, o que pode levar a chamadas descartadas ou à falta de cobertura em certas áreas. Além disso, o Wi-Fi é um meio partilhado com outros dispositivos; será necessário que o seu sistema Wi-Fi cumpra os padrões mínimos de qualidade para poder utilizar este dispositivo.

Desenho

Em termos de design, destacamos o seu grande ecrã a cores de 2,4″, interface intuitiva, teclas grandes, e o facto de ser um telefone robusto especialmente concebido para ser durável. Torna-o um aparelho confortável e ideal sem se preocupar demasiado com a sua integridade física.

Em termos de aparência, tem um carácter retro com arestas quadradas. É um dispositivo que é demasiado grande para o nosso gosto. Não se enquadra nas linhas estéticas actuais, fazendo-o parecer um dispositivo antiquado, embora seja um dos telefones Wi-Fi mais actualizados e funcionais.

Linkvil W611W design

Porque é que o dispositivo Linkvil é preferível a uma aplicação para smartphone

Eis porque é que a sua produtividade irá aumentar com o telefone Wi-Fi Linkvil W611W em vez de instalar uma aplicação no seu smartphone:

Especialmente concebido para chamadas telefónicas.

Os dispositivos Android ou iOS com uma aplicação telefónica não podem garantir que a aplicação telefónica irá funcionar. medida que estes sistemas operativos se actualizam, mudam as permissões, encerram aplicações sem razão aparente, e assim por diante, uma aplicação telefónica pode não ser fiável.

Suporta Wi-Fi 6

Traz uma excelente cobertura e estabilidade às chamadas, reduzindo o risco de interrupções indesejadas.

Apoia o Roaming entre pontos de acesso

Portanto, permite a mobilidade entre antenas sem queda de chamadas.

Longa duração da bateria

Tem uma bateria de 19000 mAh (até 200 horas em standby). Além disso, os utilizadores devem notar que o dispositivo consome muito menos energia do que um smartphone, uma vez que só funciona como telefone, enquanto as aplicações muitas vezes sobrecarregam os smartphones.

Dispositivo robusto

Significa mais excelente resistência a choques, pó, água, temperaturas extremas e vibrações do que um dispositivo tradicional.

Como criar o Linkvil W611W

A configuração não poderia ser mais simples. Assim que o terminal for desempacotado e iniciado, pedirá a língua e procurará por Wi-Fi disponível.

Introduza as suas credenciais de rede Wi-Fi, e o aparelho de telefone ligar-se-á à Internet.

Finalmente, deve configurar a sua conta VoIPstudio, caso a tenha, dentro do terminal. Para isso, pode consultar o nosso manual, clicando neste link.

Se precisar de mais ajuda na configuração do aparelho ou quiser saber mais vantagens deste tipo de telefone, não hesite em contactar a nossa equipa de apoio.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!