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O uso crescente de aplicações de mensagens instantâneas está a reduzir o número de chamadas telefónicas efectuadas, especialmente entre os públicos mais jovens. Além disso, isto está a tornar as chamadas comerciais cada vez mais irritantes e reconhecíveis, pelo que muitas pessoas já estão a descobrir como bloquear chamadas indesejadas.
Há muitos tipos de chamadas não desejadas. No mundo empresarial, minimizá-las ou preveni-las pode melhorar a produtividade da sua empresa, uma vez que não está a gastar tempo e recursos em atendê-las.
Se for um utilizador VoIPstudio e estas chamadas o incomodarem, dizemos-lhe como pode facilmente bloqueá-las neste posto.
Existem vários tipos de chamadas não desejadas que se podem diferenciar pela sua natureza ou origem. Estes são os mais relevantes:
Estas chamadas são feitas a partir de números identificados que, por qualquer razão, queremos deixar de responder.
As chamadas de números ocultos, privados ou desconhecidos não mostram o número a partir do qual estão a ligar. Portanto, não podemos saber quem nos está a telefonar.
Estes são conhecidos como robocalls. São chamadas pré-gravadas de um computador executadas no momento em que alguém as atende.
Trata-se de chamadas comerciais cujo único objectivo é fechar uma venda ou apresentar um produto ou serviço sem o nosso consentimento prévio explícito.
As chamadas de spam feitas por indivíduos são as mais complicadas de combater. Podemos encontrar diferentes métodos para evitar o spam, dependendo do sistema que utilizamos para lidar com estas chamadas.
Dependerá também dos recursos em vigor na lei das comunicações de cada país. Vejamos alguns cenários:
O Android já identifica as chamadas recebidas suspeitas de spam, como pode verificar neste link.
Há a possibilidade de instalar aplicações específicas. O que estas aplicações fazem é muito semelhante ao que a Google faz: comparam números de chamadas recebidas com números identificados como indesejados, e se houver correspondências, bloqueiam-nas. As aplicações mais relevantes e fiáveis para este fim são Truecaller, Hiya ou Nomorobo.
O Reino Unido tem uma lista de números que não devem ser perturbados por chamadas de marketing ou vendas. Os utilizadores podem adicionar números de telefone à lista do Serviço de Preferências Telefónicas (TPS). As empresas são obrigadas a consultá-la antes de efectuarem chamadas em massa.
O Serviço de Preferências Telefónicas (TPS) é o único registo oficial do Reino Unido de Não Ligar para telefones fixos e telemóveis. Permite que indivíduos e empresas optem por não receber chamadas não solicitadas de vendas e marketing.
O registo de um número de telefone é gratuito e rápido. Se o fizer, reduzirá o número de vendas e chamadas de marketing indesejadas que recebe.
Existe também um registo para empresas, o Serviço de Preferências Telefónicas Empresariais (CTPS).
Se um número estiver registado no TPS/CTPS, as organizações são legalmente obrigadas a abster-se de telefonar pelos Regulamentos de 2003 sobre Privacidade e Electrónica (Directiva CE). No Reino Unido, o Gabinete do Comissário de Informação aplica a lei e tem o poder de multar as empresas que a infrinjam. As organizações são obrigadas a realizar um rastreio TPS/CTPS pelo menos uma vez em cada 28 dias.
Se a sua empresa precisar de fazer chamadas para o Reino Unido e cumprir com a lista TPS, pode contactar a equipa de apoio do VoIPstudio para mais informações.
Para combater a praga em que se tornaram as chamadas automatizadas e falsificadas, o regulador de telecomunicações dos EUA, FCC, a partir de 30 de Junho de 2021, exige que todos os fornecedores de serviços de voz de entrada e de saída que operam nos Estados Unidos implementem as normas STIR/SHAKEN no seu Protocolo Internet (IP).
STIR/SHAKEN é um conjunto de normas e protocolos técnicos que permitem a autenticação e confirmação da informação de identificação do chamador quando efectua chamadas através de redes IP. Permite aos utilizadores confiar no identificador de chamadas que vêem nos seus ecrãs telefónicos, reduzindo a eficácia e o sucesso das chamadas fraudulentas.
A tecnologia de autenticação do identificador de chamadas também facilita aos utilizadores e às autoridades policiais a identificação da origem das chamadas ilegais, reduzindo o seu impacto prejudicial.
No entanto, é essencial notar que o protocolo STIR/SHAKEN não é uma solução completa para a falsificação e a falsificação do identificador de chamadas. Não impedirá que os telefones toquem quando um infractor telefona, a menos que o prestador de serviços utilize ferramentas anti-spoofing adicionais.
Uma vez que estas chamadas spam podem ser muito irritantes, muitos países já fornecem aos seus cidadãos mecanismos para os impedir.
Em Espanha, existe a lista Robinson. Esta lista em linha gratuita permite aos cidadãos inscreverem-se e registarem números de telefone ou endereços de correio electrónico onde não desejam receber publicidade. Apenas as empresas às quais tenha dado o seu consentimento expresso poderão contactá-lo para tentar vender-lhe os seus produtos.
Funciona para publicidade por telefone, correio postal, correio electrónico e SMS/MMS. Também lhe permitirá revogar a autorização previamente concedida a qualquer empresa.
A inclusão dos números de contacto da sua empresa nesta lista é muito conveniente, especialmente se os seus dados de contacto forem publicados no seu website ou em qualquer outro lugar na Internet.
Consoante o tipo de chamada, temos várias soluções para resolver estes problemas.
Esta secção explicará como bloquear chamadas a partir de números específicos. Isto pode ser muito interessante nos cenários seguintes:
Há sempre casos em que um cliente ou um burlão telefona continuamente à sua empresa ou negócio para obter algum lucro. Com o VoIPstudio, pode bloquear estas chamadas se souber o número destas chamadas não desejadas.
A configuração necessária para o conseguir é a seguinte:
A partir do painel de controlo, ir para Definições > Regras de encaminhamento > Definições > Identificador de chamadas. Pode adicionar o número de telefone a ser bloqueado ou mesmo bloquear números seguindo um padrão específico.
Uma vez identificada a chamada, pode terminá-la ou notificar o interlocutor, por exemplo, de que não podem contactar-nos por telefone e têm de contactar por e-mail. Para o fazer, crie uma nova regra de encaminhamento a partir de Definições > Regras de encaminhamento > Inbound.
A regra seria configurada da seguinte forma:
A regra diz que todas as chamadas recebidas do grupo “Números bloqueados” para o número especificado, recebidas em qualquer intervalo de tempo, serão encaminhadas para “Hangup” sem serem atendidas.
95% das chamadas de números desconhecidos são enganosas ou chamadas publicitárias. Muitas empresas estão a optar directamente pelo bloqueio destas chamadas ou pela criação de uma mensagem de voz indicando que a empresa não aceita chamadas de números desconhecidos.
Esta configuração é mais simples do que no caso anterior, uma vez que a origem “desconhecida” já está predefinida. Por conseguinte, basta criar uma regra de encaminhamento de entrada que indique o seguinte:
Todas as chamadas de um número “Anónimo” para o número especificado, recebidas em qualquer intervalo de tempo, acabariam sem ser atendidas.
Se tiver adquirido um telefone IP e o tiver configurado para as suas configurações padrão, terá começado a receber chamadas repetidamente. Estas chamadas não têm conteúdo, e são atendidas e terminadas automaticamente.
Os sistemas de auditoria de rede geram estas chamadas para determinar se os pontos terminais IP estão operacionais e a porta telefónica está a funcionar. Isto não faz mal, desde que este processo seja interno. O problema é que, na maioria dos casos, alguém malicioso está a tentar descobrir qual o equipamento que pode ser potencialmente afectado.
Além disso, pode ser irritante, uma vez que o telefone afectado pode continuar a receber estas chamadas ao ponto de se tornar inutilizável para um funcionamento regular.
A boa notícia é que impedir tais chamadas é muito simples. Dependerá da marca e do modelo do telefone IP, mas basicamente, o que temos de ajustar é o seguinte:
Abaixo está um exemplo da configuração num terminal Grandstream.
Prevenir as chamadas robotizadas pode ser tão simples como estabelecer uma mensagem de boas-vindas no seu número comercial com um atendente automático. Desta forma, o cliente terá de escolher o departamento a contactar.
Embora estes robôs normalmente tentem vender algo, são apenas uma gravação, por isso não estabelecem uma conversa. Por outras palavras, o programa que faz a chamada não ouve, pelo que não será capaz de seleccionar quaisquer opções, e a chamada não será atendida. Estaremos a bloquear um robô utilizando outro robô.
Neste post, vimos os métodos mais simples e mais comuns para bloquear chamadas indesejadas para os nossos números VoIP, com alguns exemplos práticos que pode implementar rapidamente.No entanto, se precisar de mais informações ou ajuda para bloquear chamadas indesejadas no VoIPstudio, contacte o nosso serviço de apoio, e um técnico irá ajudá-lo a configurar o seu sistema de acordo com as suas necessidades.
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