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A comunicação eficaz com clientes, fornecedores, parceiros e, claro, colegas é essencial para qualquer empresa, mas talvez ainda mais para as pequenas empresas que carecem dos recursos e da reputação da marca de organizações muito maiores.
De acordo com pesquisas, 46% dos consumidores ainda usam a comunicação de voz - seja de dispositivos fixos ou móveis - como o principal meio de comunicação com seus fornecedores, portanto, ter uma telefonia é realmente importante. Mas, igualmente, consumidores e funcionários querem ter a opção de como comunicam e em que dispositivos, por isso uma estratégia de comunicação também precisa abranger e-mail, chat e outros meios, bem como ser capaz de se integrar em aplicações empresariais existentes, como CRM e ERP.
Ao mesmo tempo, o local de trabalho sofreu uma grande transformação nos últimos anos, com o aumento da mobilidade, do trabalho remoto e dos negócios virtualizados, acrescentando um desafio adicional à comunicação multicanal eficaz, que requer mais recursos e conhecimentos técnicos que muitas organizações não possuem.
Em conjunto, isso significa que implementar uma estratégia de comunicação produtiva e eficaz pode ser uma dor de cabeça para muitas empresas menores, redirecionando recursos importantes para longe da linha de frente. Como resultado, muitas PMEs operam uma estratégia de comunicação desconectada, que impacta a produtividade, o atendimento ao cliente e, em última análise, o resultado final.
Por outro lado, as organizações que têm uma estratégia de comunicação multicanal e conectada têm demonstrado alcançar maior produtividade, eficiência para atrair e reter talentos melhor do que os seus concorrentes. Além disso, as empresas que priorizam a experiência do cliente geram lucros 60% maiores do que os seus concorrentes, segundo a Forbes.
Este documento aborda como uma organização de qualquer tamanho pode dar passos simples para alcançar uma estratégia de comunicação abrangente e conectada, sem grandes custos...
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