Leitura em 5 minutos | 07/09/2022

Serviço Telefónico VoIP – a decisão certa para a sua empresa?

VoIP phone service background
Serviços VoIP

“Sr. Watson, venha cá, quero vê-lo”, foram alegadamente as primeiras palavras já pronunciadas ao telefone. Aquela frase sem precedentes, proferida por Alexandar Graham Bell, inventor do telefone, em 10 de Março de 1876, ao seu assistente Thomas Watson, daria início a uma nova era para as comunicações. Muito aconteceu desde então, incluindo o advento dos telefones sem fios e da telefonia através da Internet, também conhecidos como serviços de Voz sobre IP ou VoIP Phone.

Se telefonou recentemente a alguém via Skype ou WhatsApp, utilizou a tecnologia VoIP. Você e mais de 1 bilião de utilizadores em todo o mundo, segundo a Juniper Research. Hoje em dia, a Internet está gradualmente a substituir os telefones fixos de cobre como meio principal para as chamadas de voz.

As empresas também estão a juntar-se ao partido, com a Blueface Research a informar que 61% das empresas estão a mudar dos sistemas de linhas terrestres para configurações de telefones VoIP. Globalmente, é a indústria que regista o crescimento mais rápido do mundo.

Talvez ainda utilize um call center regular no seu negócio ou já tenha testado algumas soluções VoIP, mas sente a necessidade de mais funcionalidades e de uma solução de nível empresarial. Se assim for, continue a ler.

Índice

  • O que é exatamente um serviço telefónico VoIP?
  • Uma breve história dos serviços telefónicos VoIP
  • Tipos de chamadas VoIP
  • Diferenças entre os serviços telefónicos VoIP para consumidores e empresas
  • Diferenças entre o VoIP empresarial e os serviços telefónicos tradicionais
  • Tipos de fornecedores de serviços telefónicos VoIP empresariais
  • Aplicações do VoIP para empresas
  • Vantagens de um serviço telefónico VoIP empresarial
  • Serviços telefónicos VoIP na era do omnichannel
  • Considerações antes de adotar serviços telefónicos VoIP empresariais
  • O que o futuro reserva para o VoIP empresarial

O que é exactamente um serviço telefónico VoIP?

VoIP significa Voice Over Internet Protocol (Voz sobre Protocolo Internet). Segundo a Comissão Federal de Comunicações dos EUA, é “uma tecnologia que permite fazer chamadas de voz utilizando uma ligação de banda larga à Internet em vez de uma linha telefónica normal (ou analógica)”.

Essas linhas telefónicas analógicas são também conhecidas como Public Switched Telephone Networks (PSTN), que estão em funcionamento desde 1800. A sigla VoIP pode ser decomposta nestes dois elementos:

  • Voice over. O VoIP leva os sinais de voz e empacota-os em pacotes de dados mais pequenos, prontos para serem enviados para o destinatário através da Internet.
  • Protocolo Internet. Ao contrário das RTPC, que utilizam números de telefone para identificação do utilizador, o VoIP utiliza endereços IP (Internet Protocol) únicos para identificar cada utilizador.

Para funcionar, o VoIP transforma a sua voz num sinal digital antes de chegar ao destino. Isto é conhecido como comutação de pacotes e significa quebrar a conversa em pequenos pacotes de dados sem monopolizar um circuito. Se o receptor estiver a utilizar um telefone analógico, o sinal será novamente transformado num sinal telefónico normal.

Uma (muito) breve história dos serviços telefónicos VoIP

Mas qual é a história dos serviços telefónicos VoIP? Existem desde 1995, quando foi lançada a primeira aplicação VoIP com fins lucrativos. Ainda assim, pode-se dizer que as suas raízes podem ser rastreadas até 1938, com a invenção do Vocoder, o primeiro sintetizador de voz electrónico. Contudo, não ganharam tracção até que a Internet chegasse à adopção em massa.

Embora mais adiante fornecesse muitas outras características e aplicações, o objectivo original da VoIP era conseguir poupanças de dinheiro em chamadas interurbanas e internacionais. Acredite ou não, houve um tempo em que as chamadas telefónicas podiam ser bastante dispendiosas. De facto, o primeiro negócio de Steve Jobs foi a venda de “caixas azuis” que permitiam chamadas de voz internacionais gratuitas – embora ilegais.

2001 testemunhou o lançamento do primeiro serviço telefónico VoIP empresarial. Alguns anos mais tarde, o Skype juntar-se-ia às fileiras como o mais popular serviço VoIP de consumo na altura. A primeira década do século XXI e a sua elevada largura de banda sempre ligada à Internet iria gerar uma série de fornecedores de serviços telefónicos de Internet (ITSPs). Tanto que em 2003 o número de chamadas VoIP saltou para 25% de todas as chamadas de voz.

Com a chegada dos primeiros telefones com Wi-Fi no lado do hardware e o lançamento do WhatsApp em 2009 e do FaceTime da Apple em 2010, o VoIP iria transformar-se em smartphones e iniciar a sua viagem para se tornar o padrão mundial de chamadas de voz.

Ao longo dos últimos 30 anos, a qualidade das chamadas VoIP também tem evoluído. Na década de 90, os resultados foram frequentemente subestimados devido a ligações de banda larga inadequadas e às elevadas especificações informáticas necessárias para gerir as primeiras chamadas VoIP. Felizmente, as chamadas VoIP melhoraram ao longo do tempo, e agora satisfazem ou ultrapassam a qualidade das linhas terrestres convencionais.

Tipos de chamadas VoIP

Assim que tivermos resolvido as origens dos serviços telefónicos VoIP e a tecnologia que os alimenta, podemos olhar para o hardware de que necessita para fazer uma chamada VoIP. Centenas de aparelhos podem fazer isso, mas a maioria deles insere-se em três categorias:

  1. Computadores e dispositivos móveis. Estes são a principal porta de entrada para fazer chamadas telefónicas VoIP. Esta categoria inclui computadores de secretária, computadores portáteis, tablets, e smartphones. Desde que possuam um altifalante e um microfone (ou uma ligação para auscultadores), será provavelmente capaz de gerir.
  2. Telefones VoIP dedicados. Este tipo de hardware é óptimo para quem não tem conhecimentos informáticos, pois pode ligá-los diretamente a um computador e fazer uma chamada telefónica sem qualquer conhecimento técnico.
  3. Adaptadores telefónicos analógicos. Mesmo um telefone analógico antigo pode colocar chamadas VoIP, pois um simples adaptador transformará o sinal num formato digital.
Types of VoIP calling

No futuro, os dispositivos IoT trarão serviços telefónicos VoIP a todo o tipo de dispositivos, incluindo frigoríficos, altifalantes inteligentes, ou mesmo máquinas de café, de modo que a lista se tornará quase interminável.

Diferenças entre os serviços telefónicos VoIP para consumidores e empresas

Antes de nos debruçarmos sobre as complexas soluções VoIP comerciais, iremos analisar os serviços telefónicos VoIP de consumo e as suas características. O Skype, lançado em 2003, seria uma das soluções informáticas VoIP mais conhecidas. Inicialmente, apenas permitia chamadas de voz, mas em breve integrava videochamadas, partilha de ficheiros, e outras funcionalidades. O passo seguinte seria a primeira aplicação telefónica VoIP, também chamada VoIP móvel.

Esta próxima etapa na evolução da VoIP revelar-se-ia crítica. Nessa altura, uma grande massa de utilizadores começou a utilizar os seus smartphones para fazer chamadas telefónicas de rede que contornavam (principalmente a nível de custos) as restrições dos operadores de telecomunicações. No início, nas fases iniciais da era 2G e 3G, algumas empresas de telecomunicações tentaram mesmo cobrar tarifas especiais sobre os dados VoIP para evitar a perda de receitas. Essa estratégia falhou rapidamente, e aplicações como a WhatsApp tornaram-se a solução favorecida para efetuar chamadas de voz.

E compreensivelmente assim, uma vez que o VoIP oferece muitas vantagens, incluindo chamadas gratuitas e a utilização de múltiplos dispositivos, desde computadores portáteis, smartphones, tablets, ou computadores de secretária. Então, quais são as principais características atualmente oferecidas pelos serviços telefónicos VoIP de consumo? Normalmente permitem:

  • Chamadas de voz e vídeo gratuitas
  • Marcação directa de entrada (DID)
  • Mensagens SMS
  • Partilha de ficheiros
  • Chats
  • Chamadas múltiplas
  • Livro de endereços

Até agora, tudo bem. Mas que características adicionais é que os serviços telefónicos VoIP empresariais trazem à mesa? Porque é que as PME e as grandes empresas estão a mudar para plataformas VoIP?

Os call centers tradicionais exigiam um grande número de linhas terrestres e sistemas analógicos de encaminhamento complexos, tais como centrais telefónicas para lidar com chamadas telefónicas. Não é surpreendente que as empresas também tenham transitado rapidamente para a nova geração de serviços telefónicos VoIP.

Tal como o VoIP do cliente, as versões empresariais são soluções de software, mas com conjuntos de características muito mais ricas para cobrir as necessidades das empresas, desde pequenas e médias empresas a grandes corporações.

Em primeiro lugar, o VoIP comercial ou empresarial oferece opções de configuração mais profundas, uma vez que os requisitos para as empresas podem variar muito. Mas as diferenças com o VoIP de consumidor não terminam aí. Estas seriam algumas das características encontradas nas soluções empresariais que estão em falta ou menos desenvolvidas do que as suas contrapartes de consumo:

  • Relativamente à gestão de chamadas, adicionam música em espera, auto-recepcionista, gravação de chamadas, ou transcrição automática de voicemail à mistura.
  • Filas de ACD,que são filas personalizadas para encaminhar chamadas com base em regras pré-definidas
    Serviços de emergência 911, registo de números gratuitos, e a capacidade de ligar para números no código de área 900.
  • Integração do CRM. As chamadas são apenas uma parte da equação, uma vez que as empresas precisam racionalizar o seu marketing e serviços ao cliente, segmentar os utilizadores, e acompanhar a satisfação do cliente. Por isso, as integrações de terceiros são cruciais.
  • Traga o Seu Próprio Dispositivo (BYOD). Os trabalhadores podem usar os seus próprios dispositivos com contas e serviços corporativos.
  • Elementos de segurança, com privilégios de acesso e um painel de administração.
  • Chamadas de voz de maior qualidade, graças a codecs de compressão mais baixos.
  • Conferências. Salas de conferência com um número ilimitado de utilizadores.
  • Melhoria do apoio ao cliente em comparação com as soluções de consumo.
  • Envio de faxes, tanto para enviar como para receber.

Além das características básicas, os modelos de preços também variam muito. Enquanto que o VoIP de consumidor geralmente depende de modelos freemium, o VoIP empresarial pode oferecer preços que variam entre menos de $100 por mês e centenas de dólares de acordo com o número de utilizadores, linhas, e características adicionais.

Diferenças entre o VoIP empresarial e os serviços telefónicos tradicionais

Tendo clarificado as diferenças entre o VoIP para consumidores e empresas, é tempo de comparar este último com a abordagem do serviço telefónico tradicional. Qual é a diferença entre eles? Como em muitas outras áreas, os centros de chamadas passaram gradualmente de uma abordagem de hardware para um modelo centrado no software, principalmente na nuvem. Para resumir, poderíamos descrevê-los desta forma:

  1. Os serviços telefónicos tradicionais utilizam centrais telefónicas e linhas terrestres físicas. As centrais telefónicas, também conhecidas como PBX (Private Branch Exchange), podem ser instaladas no local ou alojadas. Os primeiros podem ser comprados e instalados nas instalações, enquanto os segundos podem ser alugados a um terceiro. Isto significa que os sistemas no local têm custos iniciais mais elevados e os alojados têm normalmente taxas de aluguer mensais.
  2. Os serviços telefónicos VoIP são baseados em software, pelo que todos os números de telefone são virtuais, e o acesso à central telefónica é geralmente concedido através de uma interface web. Esta tecnologia é conhecida como PBX virtual e fornece uma solução mais acessível e flexível. O mercado está a evoluir para esse tipo de solução.

Tipos de fornecedores de serviços telefónicos VoIP empresariais

Há vinte anos atrás, havia uma nítida divisão entre as companhias telefónicas tradicionais e os fornecedores de serviços telefónicos VoIP. A primeira centrava-se nas linhas telefónicas analógicas, enquanto a segunda era puramente baseada em dados. Hoje em dia, o panorama VoIP é muito mais complexo, com muitas sobreposições entre os actores. Uma classificação grosseira seria algo neste sentido:

  1. Companhias telefónicas tradicionais. À medida que a era da linha fixa de cobre entra nos seus anos crepusculares, muitos operadores de telecomunicações convencionais entraram na arena VoIP, desesperados para reforçar as suas receitas. Pense-se que os guzzlers a gás da Ford passam a ser eléctricos.
  2. Fornecedores híbridos. Combinam serviços on-premise e VoIP.
  3. Fabricantes de telefones. À medida que os telemóveis se tornam uma mercadoria de baixo lucro, os fabricantes tradicionais de hardware procuram entrar no crescente mercado VoIP.
  4. Prestadores de serviços puros. Empresas construídas desde o início como fornecedores de serviços telefónicos VoIP com uma abordagem centrada em software. Estas empresas VoIP nativas encaminham todas as chamadas através da Internet, reduzindo assim a complexidade e os custos. Também oferecem frequentemente muitos outros serviços.

Aplicações do VoIP para empresas

Muito tem acontecido na arena VoIP desde o lançamento das primeiras soluções empresariais no início do século XXI. Hoje em dia, as soluções VoIP podem cobrir muitas necessidades diferentes de uma organização, independentemente da sua dimensão. No entanto, estas seriam as principais aplicações para serviços telefónicos VoIP empresariais:

  1. Ferramenta de comunicação interna. Manter os funcionários ligados através de software simples e intuitivo é a chave para o sucesso de qualquer negócio. Mais do que nunca, as equipas estão espalhadas por diferentes escritórios e países, uma vez que mesmo a mais pequena empresa inicial já trabalha com uma reserva internacional de talentos. Além disso, novos trabalhos a partir de tendências domésticas requerem ferramentas de comunicação interna sem descontinuidades.
  2. Vendas e telemarketing. A facilidade de utilização e integração de CRM significam que os serviços telefónicos VoIP são a ferramenta preferida para fins de telemarketing. Esta tecnologia permite seguir pistas e perspectivas ao longo do funil de marketing e melhorar as taxas de conversão.
  3. Apoio ao cliente e atividades do centro de contacto. Os serviços telefónicos VoIP permitem gerir todas as chamadas recebidas, atribuindo-as a agentes adequados, e manter registos de cada interação. Contudo, os clientes vão além das chamadas de voz e utilizam uma gama de canais mais abrangente do que nunca para resolver as suas dúvidas e problemas. A boa notícia é que os serviços telefónicos VoIP satisfazem esses requisitos, cobrindo webchats, e-mail, SMS e meios de comunicação social, entre outros canais.Contact center
  4. Plataformas integradas. De acordo com números do Statista, em 2022, 9.932 soluções tecnológicas de marketing estavam disponíveis em todo o mundo. E isto é apenas o espaço MarTech. Assim, com um número crescente de ferramentas e canais, a integração é o nome do jogo. Os serviços telefónicos VoIP empresariais oferecem altos níveis de integração, com chamadas de voz e vídeo, mensagens, e integração com CRMs numa única plataforma e dashboard.

Vantagens de um serviço telefónico VoIP empresarial

Agora que tem uma ideia mais clara sobre os serviços telefónicos VoIP e as suas características, pode perguntar a si próprio porque mudar de serviço. É demasiado grande ou demasiado pequeno para usar VoIP? Quais são os benefícios exactos para a sua empresa?

Dependendo da dimensão e do sector do seu negócio, pode beneficiar de diferentes formas.

  • Muitas empresas em fase de arranque e pequenas empresas podem ser objecto de um cashstrapped, pelo que uma solução VoIP com poucos ou nenhuns custos iniciais permite-lhes começar a operar imediatamente. Só precisam de fazer um pagamento mensal por utilizador, e quando o negócio começa a arrancar, podem actualizar a sua solução VoIP. As soluções VoIP também nivelam o campo de jogo para as PMEs que competem com grandes empresas, equipando as primeiras com tecnologia de ponta.
  • As empresas de média dimensão já terão hardware e sistemas CRM antigos em uso, pelo que os serviços telefónicos VoIP lhes proporcionam a flexibilidade e escalabilidade de que necessitam para uma transição suave para a telefonia na Internet.
  • As grandes empresas devem gerir muitos canais e controlar milhares ou milhões de chamadas telefónicas e outras interacções. Serviços telefónicos VoIP robustos podem fazer precisamente isso.
  • Empresas sazonais como operadores turísticos ou serviços de remoção de neve têm estações de pico de procura. Em vez de acrescentar ou subtrair linhas terrestres, podem adquirir licenças de utilização adicionais por um curto período de tempo. (Os serviços VoIP permitem-lhes permitir novos números ou agentes quando necessário e apenas durante o período de tempo necessário, evitando pagar licenças vitalícias ou anuais)
  • As empresas que operam em diferentes países e mercados precisam de fazer chamadas internacionais, o que pode rapidamente aumentar as suas despesas gerais. Devem também manter as suas equipas internacionais em contacto com ferramentas de comunicação robustas e poderosas.

Em termos mais gerais, há muitas razões para adoptar serviços telefónicos VoIP empresariais, mas estas são as principais vantagens imediatas:

  1. Mais fácil de instalar e gerir. O VoIP empresarial não precisa de peritos de TI dedicados no local para trabalhar. A configuração inicial é também menos complicada do que com PBXs físicos, e oferece uma curva de aprendizagem menos inclinada. A adição de novos utilizadores é também mais acessível, o que nos leva ao ponto seguinte.
  2. Mais escalável. É uma solução escalável que pode crescer com uma organização, desde pequenas a médias e grandes empresas. Qualquer supervisor pode adicionar novos utilizadores e explicar o básico rapidamente. Melhor ainda: mais pessoal experiente já estará familiarizado com a plataforma se decidir atualizar os seus planos VoIP. Portanto, menos custos de formação também.
  3. O VoIP empresarial é rentável. As soluções VoIP podem oferecer milhares de chamadas internacionais de saída por uma fracção do custo das chamadas regulares para telefones fixos. Além disso, as chamadas de voz e vídeo entre empregados da mesma organização serão virtualmente gratuitas, tanto a nível local como internacional. As soluções VoIP têm geralmente um preço por utilizador por mês. Este modelo de preços proporciona uma maior granularidade na gestão dos custos. Por último, mas não menos importante, em muitos países, os serviços telefónicos VoIP implicam menos impostos do que as linhas telefónicas regulares.
  4. À prova de futuro. Como os telefones fixos tradicionais e os PBX de hardware estão de saída, uma empresa pode facilmente encontrar-se atrasada com equipamento ultrapassado. Ao contrário das soluções baseadas em hardware, o VoIP empresarial pode ser facilmente atualizado sem grandes investimentos.
  5. Flexibilidade e mobilidade. Com características como Bring Your Own Device (BYOD), os empregados podem utilizar uma plataforma VoIP a partir de qualquer lugar com uma ligação à Internet. Não há necessidade de telefones ou linhas terrestres. Isto é especialmente útil para trabalhadores remotos e empresas com equipas internacionais.
  6. Aumento da produtividade. O VoIP empresarial vai além do desempenho de um call center, uma vez que também dinamiza a comunicação dentro de uma empresa e fornece um centro de intercâmbio de ficheiros, documentos e mensagens internas. Os utilizadores podem também realizar reuniões virtuais com vários colegas de trabalho ao mesmo tempo.
  7. Melhoria da segurança e fiabilidade. As linhas terrestres tradicionais são vulneráveis à escuta. Em contrapartida, os serviços VoIP beneficiam de todas as características de segurança do mundo digital, incluindo chamadas encriptadas. Com centros de dados dispersos e redundantes, a possibilidade de interrupções é também reduzida.
  8. Todas as características que se esperam das linhas telefónicas regulares. A adopção desta tecnologia não significa desistir de características padrão, tais como transferência de chamadas, reencaminhamento de chamadas, ou menus telefónicos de auto-atendimento.
  9. Facilita a vida aos supervisores dos centros de contacto. Atualmente, a experiência do cliente é um dos pilares de uma organização de sucesso. No entanto, à medida que a complexidade dos canais de contacto cresce, os supervisores dos centros de contacto necessitam de acesso a relatórios e análises 24 horas por dia. Um único painel de controlo com cada canal e interação pode ajudá-los a acelerar o seu jogo.
  10. Omnichannel. Integrar uma vasta gama de canais de forma transparente em diferentes departamentos é fundamental para uma organização moderna. E para o conseguir é necessário ser capaz de captar todas as interacções, quer sejam chamadas telefónicas, e-mails, ou webchats, numa única plataforma. Isto é conhecido como a abordagem omnichannel. Pode ler sobre ela com mais detalhes no próximo título.

Serviços telefónicos VoIP empresariais na era do omnichannel

Como pode ver, há muitas razões para as empresas tomarem o mergulho VoIP, mas há uma que está claramente acima do resto e merece um título separado. Como os telemóveis começaram como dispositivos de chamadas de voz e acabaram por ser utilizados como câmaras e calendários, dispositivos de mensagens e jogos, bússolas, e muito mais, a VoIP tornou-se um centro de comunicações. É onde se encontram chamadas de voz, mensagens, gestão de CRM, e até mesmo faxes.

A abordagem omnichannel significa que qualquer agente na sua empresa pode utilizar uma gama de canais de comunicação interligados. Por exemplo, um webchat pode ser seguido por uma chamada telefónica, um SMS, ou um e-mail. Depois outro agente pode levá-lo onde o último o deixou, uma vez que todas as comunicações são registadas e classificadas dentro de um CRM. As ferramentas de voz para texto também permitem armazenar conversas e procurar facilmente conversas específicas.

O Omnichannel é o futuro do marketing e do apoio ao cliente com um número cada vez maior de dispositivos e plataformas, incluindo as redes sociais, favorecidas pelos utilizadores. As empresas não podem limitar os seus canais de contacto a um número de telefone e e-mail no seu website. Em vez disso, precisam de procurar activamente novas formas de se envolverem com os seus clientes e leads.

Com a sua abordagem digital-primeiro, o VoIP oferece a integração mais perfeita entre texto, voz, e vídeo. E numa época em que “76% dos clientes dizem agora que é mais fácil do que nunca levar o seu negócio para outro lado”, como avisou um recente relatório da Salesforce, é mais importante do que nunca ter todas as suas bases cobertas para uma experiência de cliente impecável (CX).

Considerações antes de adoptar serviços telefónicos VoIP empresariais

Apenas as grandes e médias empresas costumavam usufruir dos recursos necessários para um call center tradicional. Actualmente, a VoIP pode fornecer serviços telefónicos completos a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão. Tanto um pequeno escritório como uma grande empresa podem beneficiar da tecnologia.

Há, no entanto, algumas considerações a fazer antes de se ir para a VoIP completa. Quais são os requisitos básicos para uma solução empresarial? Deverá verificar os seguintes itens:

  1. Largura de banda suficiente e ligações estáveis. Quantas chamadas faz e recebe todos os meses? É um utilizador de chamadas de vídeo de peso? A maioria das economias avançadas proporcionam ligações estáveis à Internet. No entanto, deve assegurar-se de que a sua largura de banda cumpre os requisitos VoIP e que todos os seus empregados, independentemente da sua localização, podem aceder a ligações estáveis. Como estimativa, cada chamada de voz requer 85-100 kbps e as videochamadas até 2 Mbps. Isso não deve ser um problema com as ligações modernas, mas certifique-se primeiro de fazer as suas contas corretamente.
  2. Requisitos do utilizador. Quantos utilizadores necessitará a sua rede? Vai utilizar os seus serviços telefónicos VoIP empresariais principalmente como uma ferramenta de comunicação interna ou como um centro de chamadas completo? A revisão das suas contas telefónicas anteriores pode dar-lhe algumas pistas.
  3. Orçamento e ROI. Como em qualquer decisão de compra, é necessário avaliar a poupança efectiva e o modelo de preços preferido. Como mencionado anteriormente, o mais frequente é por utilizador por mês.
  4. De que características necessita? Como provavelmente terá percebido após a leitura deste artigo, os atuais serviços telefónicos VoIP empresariais fornecem uma série de funcionalidades, algumas mais críticas do que outras. Quais são as suas necessidades para além da marcação por extensão, auto-atendimento, e regras de encaminhamento de grupos de chamadas? Utiliza um CRM específico? É compatível com a sua solução VoIP preferida? Corra através das suas soluções de nuvem atuais e assegure-se de que as pode integrar sem problemas.
  5. Hardware VoIP específico. Vai trabalhar com auriculares e aplicações para smartphones, ou alguns empregados vão beneficiar de telefones VoIP? Deverá adquirir adaptadores IP para os aparelhos existentes? Normalmente, não é necessário hardware extra, mas deve verificar com o seu fornecedor, por precaução.
  6. Portabilidade dos números e migração. Certifique-se de que qualquer solução VoIP pode portar os seus números rapidamente. Mais vale prevenir do que remediar.
  7. O que está a acontecer com a sua antiga RTPC? Ao fazer a transição para um modelo VoIP, poderá querer manter uma linha PSTN como backup em caso de falhas de energia. Um plano de backup é sempre uma boa ideia, por mais robusto que seja um sistema.
  8. Usabilidade. Os serviços telefónicos VoIP irão melhorar a sua experiência de cliente, mas também devem oferecer uma experiência suave aos funcionários. Antes de escolher a sua solução VoIP, assegure-se de que os seus empregados estão confortáveis com a interface do utilizador e que os supervisores podem facilmente gerir o painel de controlo administrativo.

O que o futuro reserva para o VoIP empresarial

A transição para a VoIP está a acontecer a uma velocidade vertiginosa, tanto no espaço do consumidor como no espaço empresarial. Portanto, mais do que se, o desaparecimento de linhas terrestres físicas é uma questão de quando. Por exemplo, em países como o Reino Unido, operadores de telecomunicações estabelecidos como a Virgin ou a BT estão a planear transportar todas as chamadas de voz para fibra óptica até 2025.

Existem outras tecnologias que também aceleram esta tendência de diferentes maneiras:

  • 5G. Conectividade mais rápida, baixa latência, e milhões de dispositivos por milha quadrada significam que a VoIP se tornará o padrão para chamadas de voz. A maioria dos fornecedores de VoIP já está a trabalhar com esta tecnologia.
  • Computação em nuvem. Como mencionado anteriormente, o software em nuvem é um dos pilares do VoIP empresarial. Contudo, o armazenamento em nuvem está gradualmente a transitar para a computação em nuvem, o que significa que quase qualquer dispositivo, independentemente do seu poder computacional, será potencialmente capaz de fazer (e receber) chamadas VoIP.
  • IoT. Isto leva-nos à Internet das Coisas, onde milhões de dispositivos ligados, como máquinas de café ou frigoríficos, poderão enviar e receber informações, incluindo chamadas de voz. A VoIP tornar-se-á assim uma parte integrante das casas e escritórios inteligentes.
  • Óculos AR & Fones de ouvido VR. Com a chegada do Metaverso, dispositivos como óculos de realidade aumentada ou fones de ouvido de realidade virtual tornar-se-ão uma visão comum. E é provável que as chamadas telefónicas VoIP venham a desempenhar um papel crítico nesse hardware de próxima geração.
  • Inteligência artificial. A IA é uma força perturbadora que está a transformar radicalmente a educação, a saúde, a agricultura, o marketing, e outros sectores. A VoIP não é diferente, e nos próximos anos, permitirá uma análise profunda das chamadas de voz, incluindo reconhecimento de voz e identificação de sentimentos, ou mesmo sistemas de gestão de encomendas, rastreando a identificação de quem chama e monitorizando o estado de entrega de um produto.

Para além do lado técnico das coisas, há também considerações sociais. À medida que o trabalho a partir de casa ou trabalhos híbridos se tornam mais comuns, a capacidade de realizar chamadas de vídeo e voz independentemente do local e dispositivo, combinando-as com outras características como o envio de mensagens, só irá impulsionar a utilização de plataformas VoIP.

Tudo considerado, parece que a maioria, se não todas as chamadas de voz, serão encaminhadas sobre VoIP até ao final da década, quando o cobre terá tido o seu dia. Nessa altura, os telefones fixos parecerão material de museu, tão desatualizados como as cabines telefónicas e os telefones de marcação. Então, voltando à questão inicial deste artigo – serão os serviços telefónicos VoIP a decisão certa para a sua empresa? – a resposta é um claro sim.

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