Leitura em 5 minutos | 28/12/2020

Quanto tempo de atraso é aceitável com VoIP?

VoIP phone service background
Serviços VoIP

Para que o sistema VoIP de uma empresa possa competir com o sistema telefônico convencional, a qualidade da voz deve ser pelo menos igual à dos telefones analógicos. A qualidade do áudio tem sido uma grande preocupação desde as primeiras implementações da VoIP, quando a tecnologia era nova.

Desde então, a tecnologia tem melhorado com a adição de novas características. Além disso, os fornecedores também adquiriram conhecimento e experiência, o que melhorou o serviço.

Entretanto, garantir uma boa qualidade de chamada pode ser difícil para as empresas, pois a qualidade é afetada por uma série de fatores que são difíceis de abordar de uma só vez.

Para alcançar a melhor experiência, a otimização da rede é essencial. Isso geralmente é conseguido através do ajuste das configurações apropriadas de QoS. Isto diz ao equipamento de rede para dar prioridade às chamadas VoIP em relação a outros tipos de chamadas.

Entretanto, o monitoramento regular das chamadas e da rede é necessário para garantir que não haja muita diferença na qualidade esperada. As medidas mais comuns que são usadas para medir o desempenho da rede e a qualidade do áudio de extensão incluem o estado dormente e jitter.

Latência

Este é o delay time para mover os pacotes de voz da fonte para o destino. Em geral, você não deve exceder 150 ms em uma direção para evitar chamadas de má qualidade. Se uma parte da chamada viaja pela Internet pública (que introduz sua própria latência), a da rede interna da organização deve ser significativamente inferior a 150 ms.

Delay (jitter)

Esta medida representa a variabilidade do atraso do pacote. No que diz respeito ao ponto de destino, os pacotes foram enviados em um fluxo contínuo. Mas como cada pacote pode ter uma rota diferente, o congestionamento ou má configuração da rede pode resultar em variações significativas no atraso do pacote de voz.

Isto implica que os pacotes não serão recebidos na mesma ordem. Ou, talvez, se percam pelo caminho. A flutuação desta fase, que excede os 40 ms, pode causar uma perda de qualidade de chamada. Os altos níveis de atraso são freqüentemente o resultado de velocidades lentas ou redes congestionadas.

Medições das flutuações

O jitter de fase pode ser medido de várias maneiras diferentes, algumas das quais são detalhadas em vários padrões da IETF para a RTP, tais como RFC 3550 e RFC 3611.

Alguns desses métodos são:

  • variação média no atraso dos pacotes
  • Absoluto variação do atraso da embalagem
  • Atraso do pacote em histogramas de variação e parâmetro Y.1541 IPDV.

A empresa precisa compreender cada método e o valor que ele transmite a fim de utilizar parâmetros ou suposições diferentes. Infelizmente, muitos fabricantes de equipamentos ou prestadores de serviços muitas vezes não publicam o método que utilizam para ‘encadear’ os valores de mudança de fase em suas redes ou dispositivos.

No entanto, muitos fornecedores agora incluem em seus SLAs valores médios de jitter. Desta forma, os clientes podem ter certeza dos padrões mínimos de qualidade que são aceitáveis.

Como compensar o atraso

Com relação ao atraso, uma das primeiras coisas que você deve verificar é a rede da empresa QoS configuração. Se QoS não tiver sido configurado ou tiver sido configurado incorretamente, os pacotes de voz não receberão a prioridade necessária, resultando em pacotes perdidos ou descartados.

As chamadas de áudio estão provavelmente sujeitas a altos níveis de instabilidade, degradando a qualidade das conversas. Se a configuração de QoS estiver correta e o tráfego da rede estiver em seus níveis habituais, não deve haver atraso significativo.

Pontos terminais VoIP, tais como telefones de mesa e ATAs, muitas vezes incluem um buffer jitter para compensar isso, garantindo que o dispositivo receptor possa armazenar um certo número de pacotes e depois realinhá-los na ordem correta.

Dependendo do tamanho do buffer jitter, os pacotes fora de seqüência podem ser reorganizados antes de serem entregues. No entanto, isto introduz algum atraso além da latência original da rede.

Os amortecedores de Jitter nem sempre funcionarão, embora o tamanho possa ser aumentado até certo ponto. Em geral, eles só são eficazes para variações de atraso inferiores a 100 ms e, mesmo assim, a perda de qualidade pode ser perceptível pelos usuários.

Há várias ferramentas disponíveis que podem ser utilizadas por especialistas para isolar as fontes de atraso e eliminá-las. Portanto, as empresas devem tentar identificar as fontes de atraso em suas redes, em vez de depender de amortecedores de nervosismo.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!