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Quanta largura de banda VoIPstudio utiliza?

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Tecnologia VoIP | VoIP

Normalmente, as empresas têm duas maneiras de melhorar a qualidade das chamadas VoIP: alocar mais largura de banda ou otimizar as configurações de QoS diretamente no hardware que executa a rede.

Como todos os tipos de dados (arquivos, áudio, vídeo, documentos, etc.) são transferidos através da mesma rede, todos lutam para ser os primeiros a ir. A configuração de QoS cuida disso em parte, assegurando que o tráfego VoIP receba a maior prioridade, independentemente de quais outras aplicações estejam usando largura de banda no momento.

Apesar disso, há muito que a otimização pode fazer. Há momentos em que a empresa só tem que aumentar a largura de banda disponível e para avaliar isso é necessário saber exatamente quanto o sistema VoIP está consumindo em sua rede. Os cálculos de consumo de largura de banda também são necessários para avaliar a robustez da rede antes da implementação do VoIP.

Calcular a largura de banda que o VoIP utiliza não é uma tarefa difícil, mas requer uma compreensão básica dos vários fatores que influenciam o consumo. Geralmente, os provedores VoIP estão dispostos a fornecer uma tabela mostrando o consumo por chamada de seus serviços aos clientes potenciais.

Embora estes cálculos possam estar corretos, é sempre melhor verificá-los primeiro. O documento também fornecerá todos os outros detalhes, tais como o codec, tipo de cabeçalho, etc., que são necessários para calcular o consumo de banda.

Fatores que influenciam o consumo de largura de banda

Gastos gerais

Como o VoIP transmite chamadas de voz pela Internet, os sinais de voz devem fazer parte dos pacotes de dados, assim como outros arquivos multimídia. Normalmente são necessárias embalagens múltiplas para cada pacote contendo detalhes tais como fonte, destino, etc.

Estes wrappers são conhecidos coletivamente como sobreposições e permitem que o pacote seja encaminhado corretamente. Cada camada, como RTP, UDP, IP e Ethernet, faz parte do consumo total de largura de banda. O tamanho pode variar de 25 a 35 kbps, dependendo da configuração.

Codec

O VoIP usa codecs para converter sinais de voz em dados que são transmitidos pela Internet. A maioria dos codecs pode ser dividida em duas categorias: os que priorizam a qualidade em detrimento da largura de banda e os que priorizam a qualidade em detrimento da largura de banda. Por exemplo, o codec G.729 usa algoritmos de compressão para reduzir o tamanho dos pacotes de áudio.

O resultado é uma qualidade de áudio mais baixa, embora geralmente não seja percebida. Por outro lado, G.711 não utiliza compressão, resultando em chamadas de alta qualidade, mas com um alto consumo de banda. A diferença entre um ou outro pode estar entre 50-60 kbps. Isto pode não parecer muito por chamada, mas quando multiplicado pelos milhares de chamadas feitas por uma empresa durante uma semana normal, o consumo de largura de banda pode ser uma quantidade significativa.

Tamanho do Pacote

O tamanho dos Pacotes individuais está de alguma forma relacionado com a sobrecarga. Cada pacote de dados contém as despesas gerais mais os dados de voz reais, de modo que o tamanho pode variar muito. Os fornecedores VoIP usam 20 ou 30ms na maior parte do tempo.

O uso de pacotes de dados maiores minimiza as despesas gerais, mas pode resultar na falta de seções se um pacote individual for perdido. Os pacotes menores terão uma sobrecarga maior, mas podem tolerar a perda de pacotes.

Levando em conta os fatores acima, uma chamada VoIP de uma hora usando o codec G.711 pode levar até 85 MB de dados. Entretanto, a mesma chamada pode consumir apenas 35 MB se utilizar o codec G.729.

O consumo de banda VoIP é uma tentativa de igualar a qualidade de voz e a disponibilidade de largura de banda. A decisão correta para uma empresa dependerá de suas prioridades, exigências, custos e outras considerações comerciais.

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