Leitura em 5 minutos | 24/03/2021

Comutação de Pacotes vs Comutação de Circuitos: O que é melhor para a sua empresa?

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP | Telefones VoIP | VoIP empresarial

No nosso mundo cada vez mais ligado, mais dispositivos se ligam em rede do que nunca. Houve um tempo em que cada dispositivo era um dispositivo autónomo que raramente – se é que alguma vez – comunicava com outros dispositivos. Já não é esse o caso. Hoje em dia, até os seus aparelhos domésticos se ligam ao seu wifi doméstico e falam uns com os outros!

É uma razão pela qual precisa de descobrir o que fazer com a sua rede empresarial. Quantos aparelhos tem? Como é que eles se ligam uns aos outros e ao mundo exterior? Compreender a configuração da sua rede e como ela funciona ajudá-lo-á a lidar com os problemas à medida que estes surgem. Ajuda-o também a tomar decisões informadas a respeito:

  • O hardware de rede a adquirir e a utilizar
  • Software para controlar a rede
  • Protocolos de segurança para proteger a sua rede
  • Atualizações para componentes de rede
  • Custo de manutenção da rede
  • Como fornecer melhores serviços aos utilizadores

Tipos de rede

Comutação de circuitos e comutação de pacotes são 2 dos métodos mais populares de envio de dados de um local para outro. 

A comutação de circuitos foi especificamente concebida para a comunicação de voz em tempo real. Já existe há muito tempo e a maioria de nós lembra-se de utilizar uma linha fixa para as chamadas. Os protocolos e infra-estruturas para a comutação de circuitos foram concebidos há décadas e ainda servem bem o seu propósito original.

A comutação de pacotes, por outro lado, é uma tecnologia relativamente recente e muito mais jovem. Foi principalmente concebida para a transmissão de dados, embora agora também transporte chamadas de voz em tempo real. Os protocolos e normas de rede estão em contínua evolução para lidar com mais dados e transmitir sinais mais rapidamente. 

COMUTAÇÃO DE CIRCUITOS E SUAS UTILIZAÇÕES

Então o que é exatamente a comutação de circuitos? A comutação de circuitos acontece na camada física e depende dos fios que ligam os utilizadores individuais. A rede decide o caminho desde a origem até ao destino antes do tempo e dedica o circuito a essa chamada. Quando faz uma chamada para alguém, reserva o circuito inteiro de si para a outra extremidade para esta chamada. Ninguém mais pode partilhá-lo ou utilizá-lo.

Essencialmente, está a alugar o circuito para o tempo da sua chamada. É por isso que as chamadas internacionais são tão caras, que está a reservar todo o circuito de ponta a ponta. Do outro lado, significa também que obtém uma transmissão de voz de alta qualidade e fiável, uma vez que tem largura de banda dedicada para uma chamada. A comutação de circuito é utilizada principalmente para chamadas de voz.

COMUTAÇÃO DE PACOTES E SUAS UTILIZAÇÕES

A troca de pacotes é baseada em protocolos de Internet. Estes pacotes viajam de um destino para o outro através da Internet ou de outras redes de dados. Cada pacote tem informação relativa à sua origem, destino, carga de dados, etc. Os pacotes individuais tomam diferentes rotas e não chegam sequencialmente. Assim, os pacotes podem chegar ao destino em alturas diferentes e são aí remontados. 

Como seria de esperar, a comutação de pacotes funciona bem para dados que não são em tempo real, tais como correio electrónico ou mensagens. Os pacotes de dados tomam a rota mais eficiente para o seu destino, uma vez que a largura de banda é partilhada entre os utilizadores. Portanto, é muito mais barato do que a comutação de circuitos para enviar dados. A qualidade e a fiabilidade podem ser uma preocupação, mas os vendedores fizeram progressos na equiparação das chamadas VoIP (chamadas de voz utilizando tecnologia de comutação de pacotes) às linhas terrestres tradicionais.

COMUTAÇÃO DE CIRCUITO VS COMUTAÇÃO DE PACOTE: DIFERENÇAS CHAVE

Existem algumas diferenças fundamentais entre a comutação de circuitos e a comutação de pacotes.

Comutação de circuitos Comutação de pacotes
O percurso entre a origem e o destino é estabelecido para a duração da chamada A rota é decidida pelos routers de rede 
Todos os dados tomam o mesmo caminho Cada pacote segue a sua própria rota
Os dados chegam sequencialmente Os pacotes chegam em ordem aleatória
Largura de banda dedicada para cada chamada A largura de banda é partilhada 
Os dados são processados apenas na fonte Os dados são processados em vários pontos da rede
Todos os dados chegam ao mesmo tempo Os pacotes chegam em momentos diferentes

Pros e cons

Estas diferenças tornam a comutação de circuitos ou pacotes mais adequada para certos tipos de comunicações. 

Comutação de circuitos

A comutação de circuitos é extremamente fiável e proporciona alta qualidade. A razão é que o circuito completo é reservado para a sua chamada. Não partilha largura de banda com outros utilizadores. Todos os pacotes seguem o mesmo percurso até ao destino e chegam na ordem correcta, todos de uma só vez. 

Há muito pouco processamento necessário pelo caminho, os pontos finais são máquinas bastante simples. Portanto, toda a rede é bastante simples de configurar e manter, tornando-a adequada para chamadas de voz.

No entanto, cada chamada seria dispendiosa dependendo da distância que tem de percorrer. As reparações e manutenção seriam também dispendiosas na mesma ordem de grandeza. Além disso, seriam necessários peritos para fazer quaisquer alterações.

Comutação de pacotes

A comutação de pacotes é menos fiável, uma vez que a rota não é fixa ou reservada para uma chamada. Estaria a partilhar largura de banda e a qualidade pode descer se a rede estiver congestionada. Uma vez que os pacotes de dados tomam a sua própria rota, chegam em alturas diferentes e por ordem aleatória. São remontados no destino.

Isto significa que os pontos finais são máquinas mais complexas. Proporciona flexibilidade, uma vez que ainda é possível enviar dados mesmo que uma parte da rede não esteja a funcionar. Este tipo de rede é perfeita para comunicações assíncronas como correio electrónico, mensagens de texto, etc.. 

A comutação de pacotes é ideal para comunicações bilaterais e para o envio de grandes quantidades de dados. A maioria das empresas utiliza a comutação de pacotes para partilha de documentos, envio de ficheiros e a maioria das outras aplicações de dados. É muito menos dispendioso enviar dados ou manter a rede. Também não precisa de uma equipa separada para gerir os telefones, as suas TI podem tratar deles.

QUAL DAS OPÇÕES É MELHOR PARA A SUA EMPRESA?

À primeira vista, parece que a comutação de circuitos é adequada para chamadas de voz e comutação de pacotes para dados. E, durante muito tempo, foi o caso. Algumas pessoas experimentaram enviar chamadas de voz através de redes de comutação de pacotes, como a Internet. Mas a qualidade da chamada era horrível. As chamadas caíam no meio de uma conversa ou podia-se perder palavras inteiras devido à falta de pacotes. 

A razão é bastante simples. As primeiras redes não eram suficientemente robustas para lidar com comunicações de voz em tempo real. O protocolo para chamadas de voz baseadas na Internet estava nas fases iniciais e ainda em evolução. 

No entanto, a Voz sobre IP (chamada de voz na Internet utilizando comutação de pacotes) percorreu um longo caminho desde então. Os vendedores fizeram melhorias ao ponto de as redes de comutação de pacotes lidarem com a maioria das chamadas. Os utilizadores nem sequer conseguem distinguir entre linhas de telefone fixo e chamadas VoIP! 

DEVERÁ UTILIZAR A COMUTAÇÃO DE PACOTES PARA AS SUAS CHAMADAS?

A maior razão para qualquer empresa utilizar chamadas VoIP é a etiqueta de preço. Cada chamada custa cêntimos em comparação com o custo de uma chamada normal. Do ponto de vista empresarial, custar-lhe-á muito menos a instalação e manutenção de um sistema VoIP do que uma típica central telefónica privada (PBX). 

E quanto à qualidade e fiabilidade, então? Como proprietário de uma empresa não quer que os clientes tenham uma má experiência quando lhe telefonam. Se uma chamada de um cliente cai, é mais provável que ele vá a um concorrente do que lhe ligue de volta. 

A qualidade e fiabilidade do seu sistema telefónico VoIP depende da sua rede, largura de banda, e fornecedor. Se tiver Internet rápida com largura de banda suficiente, chamadas serão de alta qualidade. Poderá também ter de actualizar a sua infra-estrutura de rede, como routers, switches, etc. 

A consideração seguinte é a segurança. Ao contrário dos telefones fixos, as chamadas VoIP viajam através da Internet. Isto significa que são vulneráveis aos mesmos riscos de segurança que o correio electrónico e outros sistemas digitais. O seu sistema pode estar em risco de fraude, espionagem, chamadas spam, ataques DDoS (denial of service), etc. 

Embora algumas empresas hesitem em adoptar o VoIP devido a esta questão, a segurança dos seus telefones não é difícil. Pode implementar algumas das mesmas medidas de segurança, tais como firewalls, filtros, monitorização da rede, etc. Afinal, não deixa de utilizar o correio electrónico só porque pode receber spam ou malware na sua caixa de entrada! 

COMECE A USAR CHAMADAS VOIP

Suponha que decidiu utilizar VoIP no seu negócio, mas não sabe por onde começar. A maioria dos fornecedores torna bastante fácil a utilização de chamadas pela Internet. Não precisa de comprar equipamento ou licenças de software. Desde que tenha um dispositivo que possa fazer chamadas VoIP (computador portátil, desktop, telefone IP) pode inscrever-se para uma versão de teste gratuita e ver como funciona o serviço.

A chave está em seleccionar o provedor certo para as suas necessidades. Certifique-se de que o fornecedor tem um bom historial e de que já existe há algum tempo. Devem oferecer uma garantia de serviço e deve ser possível contactá-los instantaneamente se os telefones forem abaixo. Um bom fornecedor trabalhará consigo como um parceiro e oferecerá os recursos para aumentar ou diminuir à medida que as suas necessidades mudarem. 

Algumas indústrias têm de aderir a regulamentos rigorosos que ditam que tipo de sistemas podem utilizar para as comunicações de voz. Para além destes negócios, quase todas as outras empresas beneficiariam da utilização de comutação de pacotes em vez de redes de comutação de circuitos. Poderá também querer manter 1 ou 2 linhas terrestres, apenas em caso de emergência ou se tiver outros sistemas que necessitem de uma. Caso contrário, a VoIP está aqui para ficar e é o futuro das comunicações. 

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!