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Muitas empresas estão à procura de otimização de chamadas de saída ou automatização total de chamadas, uma vez que os funcionários precisam de se preocupar em vender produtos aos clientes e não gastar tempo a digitar números manualmente nos seus telefones para chegar aos contactos.
Neste artigo verá como podemos ajudar suas equipas a clicar facilmente num número de telefone para iniciar uma chamada, para que não precisem mais de copiar-colar ou digitar manualmente números de telefone.
Primeiro, iremos verificar várias tecnologias ou soluções que suportam esta funcionalidade de click-to-call, e mais tarde mostraremos como utilizar o Click to Call sob várias plataformas ou software.
Em primeiro lugar, vamos ver que tecnologias ou soluções potenciam esta funcionalidade “click-to-call” e depois mostrar como utilizar a funcionalidade “click-to-call” nos programas mais comuns.
As ligações “Tel” tornam o número clicável para desencadear chamadas automaticamente. Aqui pode ver um simples código HTML que torna um link telefónico chamável no cabeçalho do nosso website:
<a href=”tel:0018889013006″>+1 888-901-3006</a>
A chamada será ativada com a funcionalidade de telefone incorporado ao clicar no link de dispositivos com capacidades de telefone incorporado, tais como smartphones.
Quando o dispositivo não suporta chamadas telefónicas, os utilizadores podem ser apresentados com um menu para escolher como o browser deve lidar com o número. Os navegadores que não suportam chamadas de voz podem abrir a aplicação telefónica padrão: Skype para Windows, Facetime para MacOS, ou Google Voice sob Chromebook.
Mas é possível escolher qualquer outra aplicação instalada no computador. Nas secções seguintes, veremos como ajustar a aplicação de chamada no Windows e macOS.
As ligações de chamada ou as ligações Tel são muito mais poderosas, uma vez que não são apenas utilizadas em navegadores. Outras aplicações também reconhecem números como ligações telefónicas. Por exemplo, os contactos Outlook ou as células Excel podem ser formatados como Tel. Pode telefonar aos contactos, clicando nos seus números de contacto correspondentes.
Se a sua empresa tem um website, certifique-se de que o seu número de telefone de contacto está correto. Os seus potenciais clientes estarão a apenas um clique de distância de o contactar.
Para alterar a configuração das ligações Tel da aplicação telefónica padrão no Windows, é necessário abrir o menu Iniciar, e depois selecionar Definições > Aplicações > Aplicações padrão > Escolher aplicações padrão por protocolo.
Deve ajustar o programa padrão para o protocolo Tel e Callto para a aplicação VoIPStudio ou qualquer outro softphone que gostaria de utilizar.
Infelizmente, não há nenhuma configuração para ajustar isto em MacOS, mas poderia usar a aplicação freeware Rubicode que permite ajustes de aplicação padrão em MacOS.
Esta aplicação funciona para ligações Tel e muitas outras configurações padrão.
A extensão VoIPstudio chrome reconhece números de telefone de texto simples, permitindo aos utilizadores clicar neles e ativar diretamente a chamada.
Sob a extensão VoIPstudio, pode configurá-la para ativar chamadas usando a extensão ou usar um softphone externo ou um telefone IP de secretária para tratar de chamadas. Este ajuste é acessível a partir das definições da aplicação.
A utilização da extensão VoIPstudio Chrome como um softphone permitirá aos seus empregados marcar números de telefone enquanto navegam na Internet rapidamente e marcar a partir do CRM baseado na Web.
Note-se que a Microsoft Edge também pode utilizar as extensões Chrome. Só é necessário permitir a instalação de aplicações de outras lojas. Pode encontrar esta configuração em ajustamentos do gestor de extensões.
O nosso softphone também permite a marcação a partir da linha de comando. Pode executar o softphone VoIPstudio utilizando o parâmetro -cmd “call XXXX” e o número de destino para ativar as chamadas. Por exemplo:
AppData\Local\Programs\VoIPstudio\VoIPstudio.exe -cmd “call 00442034329230”
Assim, pode rapidamente permitir que outra aplicação local possa ativar chamadas internamente. Com o VoIPstudio, é fácil configurar um softphone com o número de destino se o seu CRM tiver um cliente de aplicação local.
Esta é a abordagem herdada, mas ainda funciona no mais recente Windows 11. Já a testámos, pelo que podemos confirmar que ainda está operacional.
SIP TAPI é uma API telefónica que permite clicar para ligar utilizando um fornecedor SIP de dentro de qualquer aplicação compatível com o Windows Dialer. É uma característica comum em aplicações Windows antigas e CRMs, por isso, se estiver a utilizar uma aplicação Windows antiga, muito provavelmente terá compatibilidade com o dialer. Apenas necessitará de configurar o seu CRM para utilizar o Windows Dialer como uma aplicação de marcação e configurar o VoIPstudio como a aplicação de chamada padrão dentro do Windows Dialer.
Pode saber mais sobre o SIP TAPI e como configurá-lo no nosso manual online.
O VoIPstudio CTI Connector permite a Integração de Telefonia Informática (CTI) de websites ou aplicações de clientes.
Não importa se é um simples Sistema de Gestão de Conteúdos (CMS), aplicação de comércio eletrónico, ou Gestão Avançada de Relações com o Cliente (CRM). Quase todos os ambientes que suportam JavaScript fazem o conector funcionar como um componente autónomo. O conector suporta tanto chamadas de saída (clique para chamar, também conhecido como c2c) como chamadas de entrada.
Pode saber mais sobre o conector VoIPstudio CTI e como configurá-lo usando o nosso manual online. Temos também uma entrada no blog mostrando um exemplo de caso de uso.
O VoIPstudio tem um REST-API. Isto é API acessível sobre https através de pedidos GET, POST, PATCH. Isto, entre muitas outras coisas, permite iniciar uma chamada.
Portanto, iniciar uma chamada seria tão simples como fazer o seguinte pedido:
Pode saber mais sobre este REST-API no nosso manual.
O VoIPstudio já é compatível com muitos CRMs. Para os clientes que utilizam VoIPstudio, qualquer função CRM compatível com CRM está incluída por defeito, bem como algumas outras características padrão, tais como:
Se o seu CRM integra o VoIPstudio, está apenas a alguns cliques de distância de ativar a funcionalidade Click to Call. Verifique as integrações de CRM disponíveis.
Como pode ver, pode utilizar várias abordagens para ativar a função Click to Call. Seria melhor se descobrisse qual funciona melhor para si. Aqui estão alguns cenários comuns:
Imagine que tem uma folha de cálculo de onde precisa de chamar os contactos da lista e adicionar notas às células adjacentes.
Veja como permitir que os números de telefone das folhas de cálculo possam ser clicáveis a partir dos editores de folhas de cálculo mais comuns abaixo.
Permitimos a chamada “click-to-call” sob este cenário utilizando a hiperligação HREF Tel.
Para fazer um número clicável no Excel, basta usar a fórmula:
=HYPERLINK(CONTACT(“tel:”;B2)
Célula B2 é onde se digitou o número em texto simples.
Infelizmente, o protocolo HYPERLINK() das folhas do Google suporta apenas HTML e mailto. Isto significa que só podemos permitir cliques em websites ou e-mails.
A solução é gerar um link sob o número para um website utilizando HYPERLINK(). Este website irá traduzir ou redirecionar para o Tel: número href.
O VoIPstudio já tem este serviço, por isso se navegar para https://voipstudio.com/call/+442034329230, irá redirecionar para Tel:+443034329230 e ativar uma chamada para a linha VoIPstudio usando o seu computador ou a aplicação Tel por defeito do smartphone.
Suponha que a sua folha de cálculo tem uma coluna com números de telefone como esta:
Para permitir que o número na linha B seja clicável, só é necessário configurar uma fórmula sob outra coluna utilizando uma estrutura como esta:
=HYPERLINK(“https://voipstudio.com/call/”&B2,B2)
Aqui está um exemplo:
Ou veja o nosso exemplo de folha de google sheet.
Como os números internacionais começam com um sinal +, os editores de folhas de cálculo tratam-nas como fórmulas. Podemos corrigir isto de duas maneiras:
Tal como o Google Sheets, os links do Openoffice apenas permitem que a web e o correio cliquem para telefonar. Se gostar de ter um clique para telefonar do LibreOffice Calc, necessitará da mesma abordagem que ao utilizar o Google Sheets.
Muitas aplicações Windows ou Mac reconhecem ligações TEL, e permitir-lhe-ão iniciar chamadas usando a aplicação padrão TEL.
Além disso, algumas aplicações podem integrar-se de forma diferente com a plataforma de serviço telefónico. É típico quando se utiliza uma aplicação de Customer Relationship Manager. A maioria destas aplicações já permite a integração com o seu serviço telefónico em nuvem, pelo que pode clicar nos contactos de dentro da aplicação para desencadear diretamente uma chamada.
Estas integrações permitem também muitas mais funcionalidades, sendo as mais comuns o registo automático de atividades, a gestão de registos e a identificação de chamadas recebidas. Verificar as integrações disponíveis de CRM do VoIPstudio.
Se a aplicação que precisamos de utilizar não tiver quaisquer compatibilidades anteriores, podemos também utilizar o SIP TAPI, uma vez que a maioria das aplicações Windows permitem a utilização deste TAPI para ativar o Click to Call. Consulte o nosso manual online e não hesite em contactar o nosso departamento de apoio se tiver mais alguma dúvida.
Pode haver outras abordagens para alcançar a funcionalidade “click-to-call” numa determinada aplicação. Por exemplo, pode usar o conector CTI, o REST-API, ou ligar para a aplicação VoIPstudio, passando como parâmetro para o número a chamar.
Se tiver alguma dúvida, não hesite em contactar a nossa equipa de apoio para que possam avaliar a solução que melhor se adapta ao seu cenário.
Enquanto navega na Internet, pode querer clicar sob os números de telefone de contacto das empresas para marcar diretamente o número a partir do seu softphone. Ou talvez tenha um CRM baseado na Internet, e queira clicar nos números de telefone de contacto a partir do browser em vez de os copiar – colá-los no seu softphone ou digitar manualmente os números no teclado de marcação telefónica.
Existem várias abordagens para o conseguir, tal como listado abaixo.
Idealmente, ao navegar na Internet, os números de telefone devem ser definidos apropriadamente como ligações Tel. Desta forma, o clique para ligar será ativado por defeito, e só precisa de selecionar a sua aplicação de chamada por defeito. Os programadores Web fazem-no utilizando a etiqueta HREF desta forma:
<a href=”tel:00611800647203″>+61-18-006-47-203</a>
Como resultado, os clientes verão os números como um link clicável:
Instale a extensão VoIPstudio no seu navegador Chrome, Edge, ou Firefox. A extensão reconhecerá quaisquer números de texto e analisá-los-á como números de telefone, adicionando um ícone junto ao número. Assim, ao clicar no ícone, desencadeará uma chamada com a extensão ou qualquer outro dispositivo SIP registado. Aqui está o aspeto do website analisado:
A extensão Chrome do VoIPStudio é útil quando o seu webCRM exibe números como texto. A extensão irá reconhecê-los e permitir-lhe-á clicar a partir do navegador.
O VoIPstudio já se integra com o CRM mais comum. Se o seu CRM é um destes, provavelmente está apenas a alguns cliques de distância de ativar o Click to Call. Veja as integrações disponíveis no VoIPstudio.
Em alternativa, o seu CRM baseado na web pode permitir-lhe configurar uma chamada para executar softphones VoIPstudio com parâmetros de número de destino ou ligar para o conector CTI, conforme descrito nas secções anteriores.
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