Leitura em 5 minutos | 22/02/2022

O que são números VoIP não geográficos?

VoIP phone service background
Serviços VoIP

Tipos de numeração de telefone

Cada país tem uma organização diferente de numeração telefónica. Por exemplo, na Espanha, os números móveis podem começar com 6 ou 7, enquanto no México os números móveis começam com 1.

No Reino Unido, os números móveis começam com 7, enquanto nos Estados Unidos não há distinção entre números móveis e fixos. A única diferença é a área geográfica à qual estes pertencem.

Todas estas peculiaridades relativas ao formato dos números de telefone são geridas pela autoridade reguladora de cada país específico e são conhecidas como o plano de numeração. O plano de numeração indica o formato que os números terão e, portanto, define os tipos de números disponíveis em cada país. Em Portugal, os números de telefone são regulados pela Anacom, no Plano Nacional de Numeração.

Como já dissemos, os planos de numeração são específicos para cada país. Mas estes também são coletados nos serviços autoridade comum  Unidade Internacional de Telecomunicações UIT. Embora diferentes, estes planos tendem a convergir, especialmente nas regiões europeias. Por exemplo, os números que começam com 800 ou 900 são números gratuitos para quem liga, também chamados de Toll Free Numbers / números verdes.

Para entender como o plano de numeração é formado, é importante entender como funciona o sistema telefónico. Temos que ter em mente que, ao marcar um número de telefone, inserimos os dígitos da esquerda para a direita:

marcacion telefonica de izquierda a derecha

Por esta razão, o sistema telefónico primeiro leva em consideração os dígitos da esquerda, os que são inseridos primeiro. Desta forma, ao marcar 0055, a rede telefónica já sabe que se trata de uma ligação para o Brasil. E ao marcar os seguintes dígitos podemos diferenciar se se trata de uma ligação para um número móvel ou para uma linha fixa, ou outros serviços especiais.

Principais meios de comunicação telefónica

Rede telefónica pública

Esta é a rede telefónica analógica ou ISDN que conhecemos habitualmente como linha telefónica tradicional. É um circuito comutado, o que significa que requer um canal ou linha dedicada para uso em comunicação.

Rede telefónica móvel

Esta é a rede sobre a qual operam as ligações dos terminais móveis. Hoje esta rede de telecomunicações também é utilizada para transmissão de dados/Internet para dispositivos móveis.

Voz sobre Internet ou VoIP

O VoIP não é uma infra-estrutura como mencionada em cima. É simplesmente uma tecnologia que nos permite manter conversas telefónicas em qualquer dispositivo com acesso à Internet. Graças ao VoIP, podemos fazer ligações a partir de nosso telefone IP, computador ou smartphone, independentemente de sua conexão: por cabo, WiFi, fibra, dados móveis, satélite, etc.

devices available to use VoIP

Se quiser saber mais detalhes, pode verificar as diferenças entre VoIP e telefonia tradicional.

Números telefónicos virtuais ou números VoIP

A tecnologia VoIP permite ter qualquer tipo de número disponível através da Internet. Isto é o que conhecemos como Números Virtuais.

Em teoria, em nosso dispositivo IP, podemos ter qualquer tipo de numeração: Numeração VoIP ou nómade, um número móvel, um número geográfico, números nacionais ou podemos até ter números curtos sobre VoIP.

Dizemos em teoria porque cabe à autoridade reguladora de cada país definir as compatibilidades.

O que é um número VoIP geográfico

Um número geográfico é definido como um número que está associado a uma linha telefónica fixa. Estes são normalmente números locais/geográficos (começando com 2).

Em outras palavras, tecnologicamente, há algum tempo, a única maneira de se ter um número local/geográfico era ter uma linha fixa telefónica e também um contrato com a operadora correspondente. Portanto, esta numeração dá mais confiança quando recebemos ligações, pois entende-se que há um rastro que pode ser seguido para localizar o proprietário daquele número.

Mas como já dissemos, devido à mudança tecnológica, não é necessário ter uma conexão de linha fixa para ter um número geográfico. É possível ter ou fazer uso do número geográfico através de uma conexão de Internet deslocalizada graças ao VoIP. Desta forma, um usuário VoIP pode fazer uma ligação a partir de seu número fixo/geográfico com um aplicativo ou telefone VoIP. Independentemente de sua localização, tudo o que é necessário é uma conexão de Internet.

É importante perceber que o número VoIP geográfico ou fixo ainda deve estar vinculado a uma morada válida na respetiva área. Desta forma, os números VoIP geográficos são associados a um endereço físico, como o escritório de uma empresa. Isto é semelhante aos sistemas tradicionais de telefone de escritório, que exigem que seja fornecido um endereço para o serviço de telefonia fixa, assim como muitas contas móveis.

É importante analisar os prós e os contras do VoIP fixo, pois o número determina a quantidade de confiança que seus clientes podem depositar na sua empresa.

Vantagens do número VoIP geográfico

  • Mais autêntico, menos usado para atividades criminosas e, portanto, tem melhor aparência e reputação.
  • As linhas VoIP geralmente oferecem funcionalidades mais avançadas, encaminhamentos de chamadas, estatísticas e relatórios.
  • As ligações de emergência para o 112 são confiáveis, pois um endereço está associado à conta.
  • A manutenção do número VoIP pode ser mais económica do que com uma operadora tradicional, pois não há custos de infra-estrutura. Por exemplo, manter um número português pode custar tão pouco quanto 5 euros por mês.

Desvantagens do número VoIP geográfico

  • Requer um endereço onde o serviço é roteado e, portanto, é mais complicado de obter.
  • As ligações locais podem ser mais caras e os preços são mais rígidos, pois baseiam-se na localização.
  • O serviço de Internet é necessário para conectar o dispositivo VoIP através da Internet.

O que é um número VoIP não geográfico?

Um número VoIP não fixo ou não geográfico é um número que pode ser associado a qualquer localização geográfica e não requer um endereço fixo. As contas VoIP com números não geográficos podem ser criadas com qualquer endereço nacional de escolha do usuário VoIP. Isto é ideal para empresas que desejam oferecer uma presença nacional ou internacional ou empresas sem presença num local específico.

Este tipo de números são normalmente emitidos por serviços como o Skype, Google Voice ou plataformas PBX em nuvem. Raramente requerem algo mais do que um registo de e-mail e talvez algumas informações de pagamento.

Devido a estes serviços oferecerem grande flexibilidade para a comunicação global, tais como facilitar a colaboração entre equipes remotas, os números VoIP não fixos emitidos por estes tipos de serviços web certamente têm seu lugar no mundo empresarial. Por exemplo, se sua empresa tem funcionários em diferentes países, eles podem ser contactados sem incorrer em encargos de ligações internacionais ou de longa distâncias.

Os números VoIP não geográfico são ideais para viabilizar algumas dessas características mais focadas nas empresas. Por exemplo, alguém com uma linha VoIP fixa pode solicitar um número de telefone virtual através de seu provedor VoIP, que muitas vezes cobra uma taxa para cada número virtual. Este número pode ser emitido para cada país onde a empresa comercializa, para que quando alguém ligar para a linha virtual, a ligação seja registada como local para o cliente.

Por serem tão acessíveis, de fácil acesso e muitas vezes difíceis de rastrear, os números VoIP não geográfico são mais descartáveis do que um número VoIP geográfico e são mais comumente usados para atividades criminosas.

Vantagens do VoIP não geográfico

  • Não está intrinsecamente ligado a nenhuma localização geográfica ou endereço postal.
  • Mais fácil de obter através de serviços on-line que geralmente requerem apenas um registo de e-mail.
  • Ideal quando empresas precisam de uma presença nacional ou internacional.
  • Fácil de fornecer. É muito fácil de obter mais números de telefone VoIP não geográficos. Se precisa de expandir seu inventário de números para fornecer mais números de telefone a seus clientes ou usuários, os números de telefone VoIP não fixos permitem fornecer rapidamente mais números de telefone para os atribuir a novos usuários.
  • Fácil de configurar. A configuração de um número de telefone VoIP não geográfico é muito rápida e fácil. Nos EUA, a tag CNAM pode ser configurada em um número VoIP não fixo e pode ser editada com relativa facilidade. Portanto, é muito fácil configurar um número de telefone VoIP não fixo.

Desvantagens do VoIP não geográfico

  • Mais comumente usado por criminosos e, portanto, menos autêntico e confiável.
  • Menor aparência profissional, especialmente para uma contacto principal de empresa.
  • Chamadas de emergência para o 911 podem não ser possíveis, porque não há um local designado para o número.
  • Receber chamadas internacionais pode não ser possível

Diferenças entre um número VoIP geográfico e não geográfico

Um número VoIP geográfico está vinculado a um local específico

Embora possa ser usado em qualquer dispositivo e de qualquer lugar, tem de  fornecer um endereço físico da mesma localidade do código de área. Mesmo para obtenção de números móveis, o provedor de serviços exige uma morada. Por este motivo, os números VoIP são oferecidos apenas aos assinantes dentro do mesmo país que o provedor.

Os números não geográficos, por outro lado, não têm moradas associadas. Pode facilmente registar-se on-line usando apenas um endereço de e-mail. Por isso números não geográficos são mais flexíveis.  As empresas podem comprar números não geográficos com qualquer código de área que desejarem. Uma presença física ou um escritório em certa cidade já não necessário.

Os números não geográfico são mais flexíveis e menos caros do que seus equivalentes

Uma empresa pode comprar números com diferentes códigos e atribuí-los a qualquer funcionário. Obtém melhores tarifas de ligações locais e internacionais com números VoIP não geográfico.

Não pode aceder os serviços de emergência

Com números não geográfico não pode aceder os serviços de emergência sem um endereço físico. Seus funcionários ainda terão de marcar o número de emergência da maneira usual.

Um número VoIP geográfico é mais seguro em geral

Fraudes e hackers não podem simplesmente registar-se sem uma morada física. São números mais fáceis de rastrear, portanto os criminosos geralmente evitam estes tipos de números VoIP.

Não se pode obter um número VoIP geográfico em outro país

Pelo menos, se não tiver um escritório nessa área. Isso significa que seus clientes locais terão que fazer uma ligação de longa distância para entrar em contacto com sua empresa.

Qual é a melhor opção: VoIP geográfico ou VoIP não geográfico?

Não há nenhuma maneira objetiva de dizer que um é melhor do que a outro. Depende de qual sistema telefónico é melhor para sua empresa, nas circunstâncias atuais. Lembre-se de que as necessidades e exigências mudam com o tempo. O que funciona para, pode não funcionar amanhã. A melhor opção para sua empresa pode ser completamente inapropriada para outra pessoa. Talvez queira mudar de um para outro no futuro.

Um número geográfico VoIP é adequado para negócios estáveis e de longo prazo. Grandes empresas sediadas em um local podem optar por um número geográfico VoIP. Mesmo que seus funcionários mudem, o local não o fará. Obtém acesso fácil aos serviços de emergência e tempos de resposta mais rápidos.

Um número VoIP não geográfico é adequado para empresas deslocalizadas geograficamente, empresas em crescimento e empresas iniciantes.

Como funciona um número VoIP não geográfico?

Identificação do número VoIP não geográfico

É impossível identificar se um número é VoIP ou não simplesmente olhando para o número. É necessário obter dados do provedor do número de telefone para determinar se é ou não um número VoIP.

Uma simples busca de número pode dizer se um número é VoIP ou não. Entretanto, uma pesquisa de número não lhe dará nenhuma informação geográfica ou informações sobre o usuário que utiliza o número. A busca de números geralmente depende de dados CNAM, que indica o nome associado ao mesmo. Os dados CNAM podem ser manipulados. Portanto, uma busca de número geralmente não é confiável para descobrir quem está ligar de um número de telefone.

Definitivamente, rastrear um número de telefone VoIP é complicado. Mas não é impossível. Precisará obter as informações da operadora à qual pertence através da busca on-line e esse provedor terá os detalhes do assinante em particular usando esse número.

É possível ligar, receber ou enviar SMS com um número VoIP não geográfico?

Sim, os números de telefone VoIP podem ser configurados para fazer e receber ligações, enviar e receber mensagens de texto. Deve-se observar, entretanto, que a funcionalidade de receber SMS pode não estar disponível para todos os números.

Quem deve usar números VoIP

  • Os usuários ou empresas sem endereço postal na área geográfica relevante devem fazer uso de numeração VoIP dedicada, se disponível.
  • As empresas cujo serviço descentralizado não requer um número geográfico podem se beneficiar de números nacionais/não geográfico.
  • Empresas que, por regulamentação, precisam fornecer um número gratuito a seus clientes.
  • As empresas que precisam cobrar por minuto de conversação podem fazer uso de números de tarifa premium. Este é o caso dos serviços de teleassistência, leitores de tarô, tradutores, etc.

Ciber-segurança nos números VoIP

Riscos do uso de um número VoIP ou número virtual

As pessoas não serão capazes de detetar um número de telefone VoIP apenas olhando para sua identificação de ligação. Entretanto, é mais provável que os filtros de spam bloqueiem as ligações de números VoIP ou os sinalizem como possíveis ligações fraudulentas.

  • Não utilizável em algumas situações. Ocasionalmente, não será permitido utilizar um número de telefone VoIP como um número de telefone de contato em uma conta. Como os números de telefone VoIP são fáceis de obter e mudar, eles são muitas vezes considerados não confiáveis para usar como número de telefone de contato para alguns serviços ou registros.
  • Não é ideal para ligações de emergência. Os números VoIP têm um endereço atribuído administrativamente, mas podem ser usados de qualquer lugar. Isto pode causar confusão ao contatar os serviços de emergência.

Um número de telefone VoIP pode ser rastreado?

Embora seja possível rastrear um número VoIP, é difícil. Para rastrear um número, os usuários precisam de informações adicionais, como o nome da operadora.

Como os hackers trabalham com números VoIP

Os números VoIP podem não estar ligados a um endereço físico real e, como vimos, podem ser usados de fora do país específico.

Novos números VoIP podem ser facilmente gerados e as informações de identificação de ligações podem ser falsificadas, permitindo que criminosos, como os spammers no exterior, façam ligações anônimas. Ou imitar outras pessoas ao fazer pedidos com cartões de crédito roubados. Quando combinado com a facilidade de acesso, acessibilidade económica e a capacidade de realizar marcação em massa sobre sistemas de telefonia IP com um script básico, é fácil entender o apelo de ligações VoIP não fixas para os remetentes de spam.

Este tipo de atividade levou ao desenvolvimento de novos sistemas VoIP projetados para combater casos em que números não fixos são usados para fraudes. Existem APIs como as Whitepages Pro Phone Solutions que permitem aos usuários identificar de que tipo de número alguém está ligar com base em vários pontos de dados que são combinados em uma pontuação de reputação onde números acima de um certo limite têm uma alta probabilidade de serem spam ou inescrupulosos.

Agora também é possível identificar ligações VoIP e mensagens de texto. O operador proprietário do número deve ser capaz de conhecer os dados do assinante associado, bem como os detalhes de pagamento e endereço IP a partir do qual a atividade ocorreu no momento. Isto permitiria que o infrator fosse rastreado e identificado.

Como bloquear um número VoIP

Os números VoIP podem ser bloqueados. Os usuários podem bloquear números individuais, mas podem querer investir em tecnologia de bloqueio de ligações se receberem regularmente ligações não solicitadas de números que fingem estar em sua região geográfica.

Isto pode ser conseguido identificando se a operadora do número é VoIP ou se o número está em uma lista de ligações bloqueadas ou suspeitas.

Por exemplo, alguns dispositivos Android já possuem um banco de dados compartilhado onde os próprios usuários Android marcam números Spam suspeitos.

Quer experimentar os recursos oferecidos pelos números VoIP? Inscreva-se para nosso teste gratuito e comece a usar o VoIPstudio hoje mesmo.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!