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Todas as empresas precisam de um sistema telefónico robusto que se adapte às suas necessidades. Mesmo uma pequena empresa com 1 ou 2 empregados precisa de um sistema telefónico empresarial em vez de depender de uma linha pessoal ou de um telemóvel. As linhas telefónicas dos consumidores não oferecem funcionalidades de nível empresarial, como uma lista telefónica, reencaminhamento de chamadas ou extensões virtuais.
À medida que o seu pessoal cresce, o mesmo acontece com as suas necessidades de comunicação. Cada novo funcionário precisa do seu número de telefone e de formas de comunicar com colegas de outros departamentos ou escritórios. O seu pessoal tem de falar consigo, entre si e com os seus clientes.
É aqui que as extensões telefónicas entram em jogo. Com as extensões, é possível conectar todos os links da sua empresa entre si. Além disso, dá aos clientes a oportunidade de comunicarem com a pessoa ou o departamento que pretendem, com base nas suas necessidades. Para as grandes empresas, as extensões telefónicas são vitais para comunicar eficazmente.
As extensões são números curtos que pode atribuir a um empregado, uma equipa ou um departamento da sua empresa. São um código interno que permite aos utilizadores comunicarem rápida e facilmente com os seus colegas. Os seus clientes também podem contornar o atendedor automático normal marcando o número da extensão da pessoa com quem querem falar. Por este motivo, a função também é chamada de marcação de extensão.
Os autores de chamadas internas e externas utilizam os mesmos números de extensão de formas diferentes.
Suponhamos que Alice e Bob trabalham no mesmo escritório. O ramal de Alice é 103 e o número de Bob é 104. Se Alice quiser falar com Bob, ela pode pegar seu telefone e discar 104.
Os números de extensão devem ser adicionados ao número principal da empresa para chamadas externas, como clientes ou fornecedores.
Por exemplo, se o número de telefone da sua empresa for 987-6543, o cliente deve marcar 987-6543-103 para falar com Alice ou 987-6543-104 para falar com Bob.
As extensões telefónicas existem há muito tempo – quase tão antigas como a tecnologia de telefone fixo. No entanto, funcionam de forma diferente num contexto empresarial ou doméstico.
Uma extensão permite aos utilizadores atender uma chamada a partir de qualquer ponto da casa para uma linha doméstica. Basicamente, isso significa que você tem vários dispositivos conectados ao seu número principal. Quando alguém ligar para o seu número de telefone, todos os dispositivos da casa tocarão, permitindo-lhe atender a chamada a partir de qualquer lugar.
Mas é preciso notar que a casa só tem uma linha. Se estiver a falar com alguém no segundo dispositivo, mais ninguém na casa pode ligar de outro. A linha está ocupada para todos os que não estão na chamada.
As extensões telefónicas num sistema empresarial funcionam de forma diferente. Permite que uma empresa compre menos linhas do que o número total de funcionários. É possível partilhar várias linhas exteriores através de extensões. Este sistema funciona porque os funcionários não vão utilizar os telefones a todo o momento.
Por exemplo, não precisa de comprar dez linhas se tiver dez trabalhadores. Pode funcionar com 3 a 4 linhas telefónicas e extensões, dependendo das suas necessidades. Um funcionário que utilize uma extensão não bloqueia as linhas de todos.
Tradicionalmente, os números de extensão são constituídos por 4 dígitos, como 1002 ou 2563, etc. Os sistemas telefónicos analógicos não oferecem a possibilidade de extensões mais longas ou mais curtas. Felizmente, os fornecedores de serviços telefónicos VoIP também oferecem 3 ou 5 dígitos VoIP extension dialing. Pode até atribuir extensões como 4 ou 65 a um empregado.
As equipas de projeto ou os departamentos também podem ter as suas próprias extensões. Permite aos utilizadores contactar colegas de outros departamentos ou divisões da empresa.
As extensões telefónicas funcionam em conjunto com a função de atendimento automático para linhas comerciais. Se um cliente não souber o número da extensão da pessoa que está a tentar contactar, o atendedor automático permite-lhe selecionar o departamento e reencaminhar a chamada para a extensão correta.
Por outro lado, se um cliente souber o número da extensão, pode saltar o discurso do atendente automático e marcar diretamente a extensão.
As extensões funcionam de forma muito semelhante aos números virtuais no facto de ambos reencaminharem chamadas para outros dispositivos. Ambos são virtuais e não estão vinculados a um local ou código postal específico. Ambos são compostos por números, embora as extensões sejam normalmente mais curtas. A diferença entre os dois depende do contexto em que são utilizados.
Adicionar um novo utilizador ou extensão é bastante simples na maioria dos sistemas telefónicos VoIP. No caso do VoIPstudio, entre no painel de controlo online e selecione “adicionar um novo utilizador”. Pode atribuir-lhe uma extensão específica através da criação de um novo funcionário.
Este pequeno vídeo mostra-lhe como adicionar utilizadores ao VoIPstudio. https://www.youtube.com/embed/_tID-v0VEeE?feature=oembed
E se já tiver contas de funcionários e utilizadores, mas quiser adicionar uma extensão? Pode editar um utilizador existente e adicionar a extensão que pretende utilizar.
Suponhamos que um membro da equipa se muda para um escritório diferente. Não é necessário alterar nada; a extensão atual continuará a funcionar mesmo que mude a localização física. Se tiver extensões de departamento, pode atualizar o número de um funcionário se este mudar de divisão ou for promovido.
A marcação de uma extensão telefónica é a mesma que usaria para um número de telefone VoIP. A única diferença é a forma como as chamadas internas e externas são tratadas.
Como já viu, as extensões não são muito diferentes dos números de telefone do ponto de vista do utilizador. Mas eles oferecem uma funcionalidade crucial. Portanto, é essencial entender como as chamadas são encaminhadas para diferentes extensões depois que o chamador disca o número.
O encaminhamento de chamadas para extensões telefónicas envolve um de vários algoritmos que determinam a forma como as chamadas são tratadas. A maioria das organizações terá diferentes regras, dependendo do destinatário, quer seja um indivíduo, uma equipa ou um departamento.
O primeiro passo é criar uma lista telefónica que encaminhe as pessoas que telefonam para departamentos ou indivíduos específicos. Quando o autor da chamada marca a extensão ou seleciona uma opção, a chamada é encaminhada em conformidade.
Os utilizadores também podem criar regras sobre que dispositivos devem tocar para as chamadas recebidas. Suponha que o gerente de vendas tenha um telefone de mesa, um telefone comercial, um laptop e o aplicativo em seu celular. Ele pode escolher que as chamadas recebidas toquem em todos os dispositivos simultaneamente ou em uma ordem específica até que ele atenda a chamada.
Também pode querer regras diferentes para departamentos diferentes. Por exemplo, o departamento de recursos humanos pode não receber muitas chamadas de clientes externos. Nesse caso, pode encaminhar todas as chamadas primeiro para o gestor e só depois para um membro da equipa se o gestor não estiver disponível. O gestor actua como um ponto de contacto único para os autores das chamadas. Posteriormente, pode atribuir tarefas a funcionários específicos.
Por outro lado, é provável que uma equipa de suporte técnico receba centenas de chamadas de clientes. É possível configurar as chamadas recebidas para tocarem em todas as extensões da equipa de uma só vez (saída simultânea) ou percorrerem cada extensão até que alguém atenda a chamada (encaminhamento por turnos).
Neste caso, o encaminhamento sequencial de chamadas pode ser prejudicial. As chamadas tocam nas extensões pela mesma ordem de cada vez, o que significa que o primeiro funcionário da lista tem de atender mais chamadas, atrasando as suas outras tarefas.
Se os seus agentes de vendas ou serviços têm de cumprir objectivos (negócios fechados ou bilhetes resolvidos), todos devem poder atender as chamadas recebidas.
Como a marcação de extensão existe há muito tempo, pode estar familiarizado com a sua utilização num contexto empresarial. No entanto, os serviços VoIP hospedados fornecem caraterísticas mais robustas para extensões telefónicas. São mais versáteis e podem ser utilizadas em várias situações que antes não eram possíveis.
Veja abaixo as vantagens de utilizar extensões na sua empresa:
À medida que uma organização cresce, as extensões passam de um luxo a uma necessidade. Até mesmo uma pequena empresa pode se beneficiar do uso de extensions em vez de atribuir uma linha/número a cada funcionário da equipa. As poupanças são rapidamente realizadas, quer tenha dez linhas ou mil números.
Não se trata apenas do preço de uma linha extra. Como os sistemas VoIP hospedados aumentam o tráfego na rede, cada linha adicional significa provisionar mais largura de banda. As extensões ajudam-no a aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.
Ligar para colegas dentro da empresa torna-se muito mais fácil com as extensões. Os seus funcionários não têm de se lembrar de números longos para cada pessoa que têm de contactar. Uma extensão de 3 ou 4 dígitos é muito mais fácil de lembrar. Para uma pequena empresa com cinco funcionários, isso pode não significar muito. Mas e se um trabalhador precisar de comunicar com 5 ou 6 equipas durante o dia? Extensões mais curtas facilitam as coisas para todos.
O auto-atendimento é uma funcionalidade útil, especialmente para empresas maiores com vários departamentos ou divisões. Quem telefona pode contactar a pessoa certa, mesmo que seja a primeira vez que o faz ou que não saiba o número de telefone correto para marcar.
No entanto, pode ser entediante para os chamadores esperar em espera quando já sabem com quem querem falar. As extensões permitem que os clientes obtenham rapidamente o gestor de conta ou o representante se souberem a extensão correta.
As organizações podem poupar muitas horas ao ativar extensões para utilizadores individuais. Com as extensões, os funcionários podem transferir as chamadas recebidas para a pessoa certa muito mais rapidamente.
Está a adicionar um par de utilizadores a uma chamada em conferência existente? A marcação por extensão torna-a muito mais rápida, e as extensões fazem uma diferença tangível na produtividade.
As campanhas publicitárias tradicionais utilizaram geralmente os meios de comunicação de massas para chegar ao seu público. Mas as campanhas publicitárias actuais são mais direcionadas para diferentes subsegmentos do mercado e são frequentemente adaptadas a critérios específicos. Graças às redes sociais e à publicidade em linha, as empresas podem realizar várias campanhas lado a lado.
Mas como é que mede a eficácia de cada campanha? Uma opção é utilizar extensões telefónicas, especialmente se quiser que os potenciais clientes telefonem. Suponha que está a testar três anúncios diferentes nas redes sociais. Você pode configurar uma extensão diferente para cada anúncio e rastrear as chamadas recebidas com precisão com VoIP Call Tracking.
As empresas enfrentam sempre riscos quando se expandem para novos territórios e mercados. Este é outro cenário em que as extensões telefónicas são úteis.
Pode criar um número de telefone virtual com um indicativo local e anexar várias extensões a ele. Como as extensões não consideram a localização física dos seus funcionários, a equipa de Seattle pode atender chamadas da Califórnia. Os clientes da Califórnia apenas verão um número local no ecrã e não terão de saber onde se encontram os agentes.
Muitos escritórios estão a experimentar dias de trabalho híbridos em que alguns empregados alternam dias de trabalho no escritório e dias de teletrabalho.
Este formato dá-lhe mais flexibilidade na contratação e retenção de funcionários. Mas os seus clientes ainda esperam que alguém atenda o telefone e resolva os seus problemas.
A utilização de extensões ajuda-o a manter uma presença profissional para os seus clientes, mesmo quando os funcionários trabalham em locais diferentes. Além disso, um funcionário pode trabalhar com um telefone de mesa no escritório, usar um laptop em casa ou usar um telefone celular enquanto viaja.
Outro uso excelente para extensões telefónicas é rastrear e analisar padrões de chamadas, especificamente para departamentos de atendimento ao cliente, como vendas ou suporte técnico. É frequente uma organização ter vários produtos e serviços. Quer tenha ou não equipas dedicadas a cada linha de produtos, é útil ver quais os produtos que necessitam de mais apoio e porquê.
As extensões telefónicas podem ajudá-lo a colocar os clientes na fila correta onde os especialistas podem responder às suas questões. Isto irá minimizar o número de vezes que uma chamada tem de ser transferida antes da resolução. Além disso, as extensões podem ajudá-lo a responder a perguntas como:
As extensões telefónicas não são novidade, mas os serviços VoIP alojados alargaram as suas capacidades a novas situações
O VoIPstudio oferece um sistema intuitivo para gerir eficazmente as extensões telefónicas da sua empresa:
É um número curto utilizado para direcionar chamadas para um funcionário ou departamento específico de uma empresa, facilitando a comunicação interna.
Pode configurar extensões a partir do painel de controlo do sistema VoIP, atribuindo-as a funcionários ou departamentos, conforme necessário.
Primeiro, marque o número principal da empresa e, em seguida, introduza a extensão quando o sistema pedir.
Depende do fornecedor VoIP, mas a maioria permite adicionar muitas extensões de acordo com as necessidades da empresa.
Sim, com os sistemas VoIP, as extensões não estão limitadas pela localização física, o que permite a sua utilização em vários locais.
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