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Dicas para a criação de uma empresa de formação online

VoIP phone service background
Serviços VoIP | VoIP empresarial

A formação à distância tem explodido em popularidade nos últimos anos. Há algo para todos, quer se queira aprender uma nova habilidade ou mesmo obter um diploma. Desde aulas à distância a cursos online completos, há várias opções, dependendo de quanto tempo e dinheiro alguém quer gastar em e-learning.

Nunca houve melhor altura para lançar o seu próprio negócio de formação à distância. A atual pandemia forçou as empresas a repensar os seus processos de formação e trabalho. É uma aposta segura assumir que mais empresas estarão dispostas a deixar os seus empregados trabalhar e aprender remotamente. É uma grande oportunidade para os criadores de conteúdos e outros que estão interessados em ensinar as suas competências a um público mais vasto

Conteúdo de vídeo para E-learning

Mas mesmo que saiba que tem as competências e que as pessoas querem aprender consigo, como é que traduz esse desejo num modelo de negócio viável? Lançar um negócio de formação à distância é muito diferente de ter um canal Youtube monetizado, que há muito tempo tem sido a forma como os criadores de conteúdos ganham dinheiro online. Os cursos de formação à distância têm de ser estruturados e oferecer mais ao seu público, a fim de construir um fluxo de receitas consistente.

Se procura algumas dicas sobre como criar o seu próprio negócio de formação à distância, continue a ler!

Conheça o seu público

Quem são as pessoas que estarão a pagar para aprender consigo? Se já criar conteúdos em alguma plataforma e tiver uma audiência, pode perguntar-lhes. Construa um perfil do tipo de pessoa que se vai inscrever para aprender as competências que está a ensinar. Pense em termos de características chave que o ajudarão na criação de conteúdos, como por exemplo:

  • Qual a sua idade?
  • Que género são? Esta questão pode nem sempre ser relevante para o seu negócio
  • De onde é que eles o observam? Por outras palavras, o seu público está espalhado por todo o mundo ou concentrado na sua área local?
  • O que esperam alcançar com a formação desta nova habilidade? Estão à procura de progredir profissionalmente na sua carreira ou simplesmente a aceitar um novo passatempo?
  • Com que tipo de obstáculos estão a debater-se quando se trata de aprender esta habilidade? Que áreas estão mais interessados em obter ajuda de si?

O que é preciso lembrar é que o seu público alvo é cerca de 20% do seu público atual. Estas são as pessoas que pagarão para aprender algumas competências consigo. Portanto, crie um modelo do tipo de pessoa que pretende alcançar. Pode criar um pequeno perfil para o ajudar a planear a sua estratégia.

Por exemplo, suponha que está a planear ensinar um curso sobre as noções básicas de artesanato em papel.

Crie o seu perfil de audiência

O seu perfil de audiência pode parecer-se com este:

Mulheres com rendimentos disponíveis entre os 25 e 65 anos de idade, localizadas na América do Norte e Europa. Elas estão interessadas em aprender um novo passatempo e em como utilizar as várias ferramentas de forma criativa. A maioria das pessoas tem dificuldade em começar, que equipamento comprar, e como combinar vários meios num único projeto.

Se estiver a ensinar uma habilidade mais técnica, como uma linguagem de programação, então o seu perfil de audiência poderá ser:

Homens e mulheres jovens e profissionais de todo o mundo que estão interessados em adquirir novas competências para aumentar o seu atual emprego. Procuram melhorar a sua proficiência e querem mudar para um novo emprego, obter uma promoção, ou de outra forma ganhar responsabilidades adicionais no trabalho. A sua formação pode ser parcial ou totalmente patrocinada pela sua empresa.

Desenvolver uma estratégia

Com base no seu perfil de audiência desenvolve uma estratégia para o curso de formação à distância e o tipo de conteúdo mais adequado. O seu plano deve incluir:

  • O tipo de conteúdo: Que tipo de conteúdo é adequado para o curso? Vídeo, áudio, documentos, exercícios, questionários, etc.
  • Horários do curso: Será um curso ao vivo conduzido numa hora específica, sessões pré-gravadas que podem assistir em qualquer altura, ou uma combinação de ambos?
  • O número de cursos: Quantos cursos, ou seja, tópicos irá cobrir? O conteúdo é estruturado como vídeos/tópicos individuais que podem comprar e completar em qualquer altura? Pode também criar uma série de cursos, cobrindo uma vasta gama de tópicos à medida que o público aumenta as suas competências.
  • O modelo de preços: quanto é cada curso? Procura um modelo de subscrição onde têm acesso desde que paguem? Ou têm acesso permanente ao curso por uma tarifa adiantada mais elevada?

Uma vez definida a estratégia global, é altura de criar o conteúdo real do curso!

Criar o conteúdo do curso

Dependendo da sua estratégia, terá de criar vários cursos. Cada curso deve ser focado num tópico específico. Se um tópico necessitar de mais tempo para ser abordado, então divida-o em vários vídeos. Muitos dos detalhes específicos irão variar com base nas competências que está a ensinar e no âmbito do seu curso. 

Suponha que o curso que está a ensinar é sobre como aprender a pintar. É principalmente dirigido a principiantes que estão a aprender a pintar como um meio criativo ou hobby. Pode querer criar 2 vídeos separadas, por assim dizer. Uma centrar-se-ia na pintura de aguarela e a outra na pintura a óleo. Cada uma destas vídeos poderia ter os seus próprios cursos em várias partes cobrindo vários tópicos, tais como fornecimentos, temas, onde encontrar inspiração e motivação, iniciar um novo hábito criativo, etc.

Naturalmente, o número e a duração de cada curso dependem da natureza do tema. Um curso de formação de uma linguagem de programação destinado a estudantes universitários pode ter dezenas de vídeos. Cada vídeo pode apresentar diferentes aspetos de programação com problemas ou exercícios cada vez mais complexos para o aluno.

Pode também querer dividir um tópico realmente amplo em partes mais manejáveis e de tamanho reduzido. Idealmente, cada vídeo deveria conter itens de ação específicos que os estudantes podem realizar até ao fim. As pessoas que concluem o curso devem ser capazes de tirar 2 – 3 importantes competências nucleares que os ajudarão a chegar onde querem estar.

Decidir sobre uma plataforma

tantas plataformas online diferentes que lhe permitem criar e vender os seus cursos. Dão-lhe todas as ferramentas de que possa precisar num só lugar. Tratam dos detalhes tais como a criação de uma plataforma de pagamento, o fornecimento de fóruns para os seus alunos discutirem os seus cursos, ou o envio de notificações quando um vídeo é carregado.

No entanto, estas plataformas também têm certas restrições que poderá não querer. Uma vez que se trata de uma plataforma de terceiros, poderá não ser possível fazer tudo o que quiser, da forma que o quiser fazer. Quer escolha ou não uma plataforma específica, é sempre uma boa ideia ter o seu próprio website para que os estudantes possam facilmente encontrar informação relevante.

Hosting dos seus próprios cursos

Esta opção leva tempo, dinheiro e esforço para ser construída. É necessário ter algumas competências quando se trata de gerir o website, estabelecer pagamentos, criar contas para os estudantes que se inscrevem, e assim por diante. O benefício desta abordagem é que tem controlo total sobre o conteúdo do curso.

Utilização de uma plataforma de terceiros

Esta abordagem é útil quando lhe faltam competências técnicas ou preferem concentrar-se na criação de bom conteúdo do curso. Por sua vez, conta com a perícia comprovada de alguém que acolhe cursos para milhares de outros criadores.

SISTEMA DE COMUNICAÇÕES

Agora chegamos às comunicações, a peça final do puzzle. Um negócio de formação à distância gira em torno de uma comunicação eficaz. Os seus alunos precisam de várias ferramentas para comunicar consigo e uns com os outros, se necessário. A maioria dos cursos de e-learning tem pelo menos algumas das seguintes características:

  • Um fórum de discussão e colaboração
  • Um lugar para carregar os seus resultados e submeter as suas tarefas
  • Um método para o contactar se se depararem com problemas durante o curso
  • Um processo para obter feedback privado e pessoal sobre o seu progresso
  • Diretrizes e dicas úteis para completar os cursos com sucesso
  • Chamadas de vídeo ou áudio instantâneas para comunicar com o instrutor 
  • Chat ao vivo para obter respostas a questões incómodas

A Um sistema telefónico baseado em VoIP pode reunir muitas destas características num único local. Pode integrar videoconferências, chamadas áudio em grupo, e funcionalidade “click-to-call” para o seu website. Permite-lhe estabelecer vários processos para todas as formas de comunicação entre si e os estudantes. A melhor parte dos sistemas telefónicos VoIP é que pode comprar todos os recursos que necessitar. . À medida que o seu negócio de formação à distância cresce, pode adicionar mais recursos de primeira qualidade, conforme necessário. Pode começar com recursos pequenos e adicionar ou remover recursos, conforme necessário.

Como pode ver, iniciar o seu próprio negócio de formação à distância leva tempo e esforço. Mas as recompensas valem a pena. Num mundo em que todos querem melhorar as suas competências em algo, pode ensinar as competências que conhece a um público muito mais vasto através da tecnologia. Já não está restrito por localização ou mesmo por fusos horários. Ensine às pessoas o que precisam de saber a partir do conforto da sua casa e da deles!

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