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Como realizar chamadas VoIP através do seu Android

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP | Telefones VoIP | VoIP

Os serviços telefónicos VoIP têm vindo a aumentar constantemente em popularidade. Atualmente, o protocolo VoIP mais utilizado é o Protocolo de Iniciação de Sessão ou SIP. Mas também há tecnologia recente utilizada para lidar com chamadas VoIP através de aplicações baseadas na web, chamadas WebRTC.

O WebRTC não é uma tecnologia separada do SIP. É apenas um conjunto de ferramentas (SDK) que trabalham em conjunto com a infra-estrutura SIP para oferecer aplicações mais versáteis sob a aplicação do lado do utilizador. Assim, os fornecedores de VoIP mantêm os servidores e redes SIP, mas sob o lado do cliente agora o cliente pode escolher usar: “Puro cliente de telefone SIP” ou “aplicação baseada em WeRTC”.

As aplicações para telemóveis VoIPstudio Android e iOS já estão a usar WebRTC mas como descobrirá mais adiante neste artigo, ainda pode fazer e receber chamadas no VoIPstudio usando um cliente SIP nativo cromado ou qualquer aplicação SIP de terceiros. Também, em artigos posteriores, vamos discutir as diferenças entre cada tecnologia e falar sobre a fiabilidade das aplicações para telemóveis.

No artigo atual sobre VoIP calls on Android, vamos explicar como os utilizadores Android podem tirar partido das chamadas telefónicas VoIP e a variedade de possibilidades que os utilizadores Android têm com o VoIP. Neste guia, você aprenderá como configurar o seu telefone Android para fazer chamadas SIP.

Praticamente todos os serviços VoIP hospedados e implantações locais são baseados em SIP.

O uso crescente de smartphones na empresa e não só está a criar novas necessidades. Muitos utilizadores estão à procura de uma solução que lhes permita fazer chamadas SIP em telefones Android.

Tudo isto é possível e é muito fácil de fazer. Vamos descobrir como.

O que é o Protocolo SIP?

No mundo das telecomunicações e da engenharia de redes, um protocolo é um conjunto de regras que pode ser usado por duas entidades para transmitir dados, informações ou sinais. Estas regras definem a sintaxe, método, normas e semântica da comunicação, para minimizar a confusão e assegurar que as sessões de comunicação possam prosseguir eficientemente.

O Protocolo de Iniciação de Sessão – que é abreviado para SIP – é um desses protocolos que é usado para a sinalização, criação e controlo de sessões multimédia. Estas sessões podem envolver áudio, vídeo, mensagens instantâneas, 2 interlocutores, múltiplos interlocutores ou qualquer combinação das variáveis acima referidas.

O que o utilizador final considera uma única chamada telefónica é na verdade dividido em duas fases – ‘call set up’ e ‘media transfer’. O SIP é utilizado na fase de configuração da chamada e implementado na camada da aplicação. SIP é usado para iniciar a chamada entre duas ou múltiplas partes através de servidores proxy SIP. Uma vez estabelecidos os parâmetros iniciais, a chamada real e a transferência de dados de mídia acontece diretamente entre os pontos finais de uma forma peer to peer.

Requisitos para chamadas telefónicas VoIP no Android

Basicamente, as chamadas telefónicas VoIP podem ser feitas e recebidas de qualquer dispositivo que suporte o protocolo SIP, que inclui dispositivos Android. O Google na sua lista de FAQ também lhe diz como configurar Chamadas SIP no Android (chamam-lhe chamadas Wi-Fi).

O suporte SIP tem estado presente no Android há muito tempo, desde que foi introduzido na versão 2.3 a.k.a. Gingerbread em 2010.

O que significa é que qualquer smartphone moderno (desde que tenha sido comprado nos últimos três ou quatro anos!) que execute o sistema operativo Android será capaz de fazer chamadas SIP e permitirá a integração com VoIPstudio.

Alguns vendedores de telefones VoIP hospedados oferecem aplicações de smartphone dedicadas no iOS e Android que permitem aos seus utilizadores fazer chamadas de voz através do seu serviço. No entanto, nem todos o fazem, mas isso não significa que você não possa fazer chamadas SIP através desses serviços.

Por exemplo, VoIPstudio é um excelente serviço que suporta o protocolo SIP, por isso um cliente pode usar as suas credenciais de conta em qualquer cliente SIP Android para fazer chamadas.

Existem muitas aplicações telefónicas VoIP de terceiros que suportam chamadas SIP, quer ofereçam ou não serviços VoIP. Algumas delas são gratuitas enquanto outras requerem um pagamento único.

Embora estas últimas aplicações possam fornecer funcionalidades extra, nem todos os utilizadores as vão requerer. É certamente possível fazer chamadas SIP a partir de dispositivos Android sem ter de pagar nada a mais.

Como configurar o SIP no Android

Configurar o SIP no Android não é uma tarefa difícil. É um processo simples que não deve demorar mais do que alguns minutos em qualquer telefone.

Tudo o que você realmente precisa é de uma conta com um fornecedor de serviço telefónico VoIP e um telefone Android.

Desde que tenha todos os detalhes tais como nome de utilizador, palavra-chave e endereço de servidor/domínio, pode começar a fazer e receber chamadas assim que terminar a configuração de cliente SIP no Android.

Por favor, note que nem todos os dispositivos Android têm a mesma versão e características. Temos de dizer que ultimamente estamos a ver alguns fabricantes de SO Android a bloquear esta funcionalidade SIP incorporada nos seus dispositivos. Se isto estiver a acontecer sob o seu smartphone, terá de usar a nossa aplicação VoIPstudio Mobile ou qualquer aplicação SIP de terceiros.

Tutorial passo a passo para configurar o cliente SIP no Android

Naturalmente, a primeira coisa que vai precisar é de obter as suas credenciais SIP de qualquer serviço telefónico VoIP que esteja a utilizar.

No caso de VoIPStudio, pode encontrar o seu nome de utilizador, palavra-passe e domínio SIP, seleccionando o perfil no painel A Minha Conta. Escreva-o num papel ou guarde-o como uma nota no seu telefone/computador.

Anuncie! As opções do menu podem diferir dependendo da marca do seu telefone, modelo ou lançamento do Android. Para este guia usamos Xiaomi Redmi 7A com Android 10 (MIUI GLOBAL 12.0.1).

Aqui está o que é necessário fazer.

  1. Vá para a aplicação telefónica.
  2. Prima o ícone de “Três pontos” ou definições
  3. settings SIPDe seguida vá para Advanced settings
  4. Selecionar definições SIP
  5. Clique “+” para adicionar uma nova conta SIP.
    SIP Account
  6.  Use o seu nome de utilizador SIP do VoIPstudio, Palavra-passe e detalhes do Domínio para completar o perfil SIP sob o dispositivo android.

VoIPStudio SIP

Se quiser, também é possível receber chamadas SIP no Android. Para receber chamadas SIP também, marque a opção para receber chamadas. A localização da definição também irá variar.

SIP calls Andorid

Se a opção estiver desmarcada, só poderá fazer chamadas. Ser capaz de receber chamadas SIP coloca mais tensão na bateria, mas a maioria dos utilizadores prefere ligá-la.

Muitos utilizadores esquecem-se de verificar a configuração quando configuram a sua conta e assim acabam por perder muitas chamadas.

Outra coisa a notar é que alguns clientes vão oferecer-se para tratar de todas as chamadas feitas ao telefone, e não apenas das chamadas SIP.

Callings accounts

Cabe-lhe a si selecionar a melhor opção para a sua situação, mas normalmente é melhor deixar a aplicação tratar apenas das chamadas SIP. Desta forma, as chamadas regulares serão tratadas pela aplicação de discagem padrão do telefone.

E está concluído. Agora você pode fazer a sua primeira chamada SIP!

Benefícios das chamadas SIP no Android

Um dos maiores benefícios da VoIP é que as chamadas podem ser feitas a partir de uma vasta gama de dispositivos. Desde clientes de soft phone num computador até telefones IP dedicados.

Usar um telefone IP dedicado oferece a melhor experiência especialmente para os funcionários que usam o sistema de telefone empresarial da sua organização. Isto porque eles estão equipados com o hardware necessário para oferecer opções tais como videoconferência, botões dedicados para a realização de chamadas e outras funções.

No entanto, há muitas situações em que os utilizadores simplesmente precisam de fazer ou receber uma chamada sem qualquer funcionalidade adicional. Suponha que um vendedor precisa de fazer uma chamada final para fechar uma venda, mas está em viagem ou longe da sua secretária.

Executivos que passam grande parte do seu tempo na estrada ou gestores que estão em chamada 24×7 terão muitas ocasiões para usar chamadas SIP em dispositivos Android. Aqui estão as melhores características que as chamadas SIP têm para oferecer:

1.    Fazer chamadas SIP no Android é tão fácil

Como pode ver, não é necessário qualquer conhecimento técnico para começar a fazer chamadas SIP no Android. O VoIPstudio evita todos estes problemas, deixando a escolha da aplicação ao utilizador final. O serviço torna mais fácil para os clientes recuperarem as suas credenciais de conta e utilizá-lo para fazer chamadas a partir de qualquer dispositivo ou aplicação que escolham. Mas note que para obter uma melhor experiência do utilizador final sugerimos-lhe Download da nossa própria aplicação VoIP disponível para Android e iOS.

2.    Não perca nenhuma chamada se o telefone ou a aplicação estiver offline.

Permitimos que os nossos clientes configurem o reencaminhamento de chamadas para um destino externo como transbordo. Isto será feito quando a aplicação móvel não estiver acessível para evitar a falta de chamadas recebidas.

3.    Comunicação rentável

Conte as suas despesas de telecomunicações atuais. Imagine poupar mais de 50%.

As chamadas SIP não requerem hardware caro, custos de instalação, custos de manutenção…

Além disso, eles têm um preço competitivo para as suas chamadas que o fará notar as poupanças desde o início. Não há necessidade de investimento inicial

4.    Facilidade para estender o serviço

Quando se inscreve num serviço de chamadas SIP, tem a possibilidade de aumentar ou diminuir as suas linhas.

Este sistema funciona através da Internet, por isso adicionar uma ou mais redes não lhe custará nada.

Além disso, o VoIPStudio pode ajudá-lo a gerar estas novas linhas. Não podia ser mais fácil.

5.    Melhora a produtividade

Como resultado da economia de tempo que esta tecnologia gera para si, a sua produtividade irá aumentar. À medida que a sua equipa cresce, tornar-se-á mais fácil de gerir e não terá de gastar tempo a habituar-se a sistemas difíceis.

Com as chamadas SIP, você só precisa do seu smartphone.

6.    Obtenha contactáveis nos seus números de contacto locais a nível global

Com SIP você pode receber chamadas do seu número de telefone de contacto local a partir de qualquer lugar onde tenha serviço de Internet. Assim, os seus clientes não saberão se está a receber chamadas do escritório, de casa a trabalhar ou em viagem.

7.    Ótima experiência de utilizador

Estamos a falar de uma tecnologia muito fácil de usar, com uma interface muito simples para gerir e configurar tudo. Toda a sua empresa pode ser controlada a partir deste sistema.

Por outro lado, as chamadas serão de alta qualidade e sem quedas. Os telefones fixos por vezes dão falhas, mas com as chamadas SIP evitará estes problemas.

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