Leitura em 5 minutos | 04/01/2024

Como programar mensagens de férias automáticas no VoIPstudio

VoIP phone service background
Serviços VoIP

A época festiva está a aproximar-se e as empresas precisam de começar a gerir os períodos de férias, as ausências e as alterações de horário dos funcionários.

No entanto, hoje em dia, é crucial manter a qualidade do serviço ao cliente e é aconselhável antecipar acções específicas.

Uma delas é a criação de mensagens automáticas no seu sistema de comunicação para comunicar o horário de funcionamento da sua empresa ou quaisquer alterações de horário ou encerramentos temporários.

Neste guia, vamos mostrar-lhe como configurar as regras de tempo e um comando de voz no VoIPstudio para notificar os seus clientes e fornecedores das ausências nas férias e informá-los das horas a que podem contactar a sua empresa.

A configuração de uma mensagem automática de férias com o VoIPstudio pode ser efectuada em 4 passos simples:

Passo 1: Definir a mensagem a reproduzir

O primeiro passo é decidir o que os seus clientes e fornecedores querem ouvir.

Por exemplo:

“Obrigado por telefonar para a ACME. Estamos de férias de 23 de dezembro a 7 de janeiro. Pedimos desculpa por qualquer inconveniente.”

Pode gravar esta mensagem você mesmo e carregá-la na secção “Sons” do VoIPstudio.

Também tem a opção da funcionalidade de conversão de texto em voz, como mostra a imagem.

text-to-speech VoIPstudio

Para converter o texto da sua mensagem em voz, inicie sessão na plataforma com os seus dados de acesso, aceda ao menu lateral e navegue até Definições -> Sons.

Em seguida, na margem superior direita, clique no botão Texto para voz e escolha o tipo de voz e o texto que pretende reproduzir na gravação.

Por fim, não se esqueça de guardar o ficheiro criado.

Passo 2: Criar um IVR ou Atendedor Automático

Nesta altura, pode criar um IVR ou um atendedor automático onde a mensagem que criou será reproduzida e definir o destino como “Terminar a chamada” para que, uma vez reproduzida a mensagem, a chamada seja automaticamente desligada.

Para o fazer, vá a Definições -> IVRs no menu lateral e adicione um novo IVR.

Também pode encaminhar a chamada para um correio de voz, como mostra a imagem seguinte:

IVR VoIPstudio

Etapa 3: Definir datas de férias

É importante definir quando é que a mensagem é apresentada e quando é que pára. Para tal, aceda a Definições > Encaminhamento > Definições > Calendário.

VoIPstudio automatic message calendar

Também pode aceder diretamente a partir desta ligação.

Seleccione uma data e hora de início e uma data e hora de fim.

Passo 4: Criar uma regra de tempo

Em seguida, é necessário acrescentar uma regra de tempo que indique estas três coisas:

  1. Os números de entrada aos quais pretende aplicar a regra. Aplicar-se-á a todas as chamadas recebidas se não especificar nenhuma.
  2. As datas em que deve ser aplicado foram criadas na etapa anterior.
  3. O destino, neste caso, é o IVR correspondente.
VoIPstudio time rule

Esta regra deve estar na primeira posição para que seja a primeira regra avaliada quando uma nova chamada é recebida.

É isso mesmo! Já pode começar a programar as suas mensagens de férias no VoIPstudio para manter a excelência no seu serviço ao cliente.

Não hesite em contactar o apoio técnico do VoIPstudio se precisar de ajuda para configurar esta funcionalidade ou se tiver alguma dúvida.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!