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Como portar o seu Número Fixo para VoIP

VoIP phone service background
Serviços VoIP

Alguma vez trocou de fornecedor de serviços telefónicos? A maioria das pessoas trocou, em algum momento ou noutro. Uma das maiores questões que surgem durante este processo é – posso manter o meu número?  

Não é surpreendente que as pessoas queiram manter os seus antigos números. Afinal de contas, todos os seus amigos e familiares já sabem este número. Pode ter dado este número a empresas de serviços públicos, colegas, e outras empresas. Quem precisa do incómodo de actualizar os números em todo o lado?  

Imagine fazer isto para uma empresa. Uma empresa pode mudar de prestador de serviços por uma série de razões. Talvez esteja a actualizar de telefones fixos para VoIP, pois há uma grande diferença de VoIP em relação ao serviço telefónico normal. Ou está a mudar de um prestador de serviços VoIP para outro por causa do preço, características, ou qualquer outra razão. Seja qual for o motivo, decidiu mudar de prestador de serviços. 

Agora, está confrontado com a mesma questão – será que o meu negócio pode portar números de telefone fixo para VoIP? 

Portar linhas fixas para voip 

No mundo de hoje, quase todas as empresas estão a actualizar para VoIP a partir de linhas terrestres. Isto significa mudar de prestador de serviços. Infelizmente, muitos proprietários de empresas esquecem-se de portar os seus números até ao último momento. Porque não se pode simplesmente obter um novo número e começar a utilizá-lo? 

Lembra-se do incómodo que foi mudar o seu número de telefone pessoal e actualizar todas as pessoas e empresas que o possam ter? Agora multiplique isso por mil quando se trata de empresas!  

Considere todos os locais onde exibe e utiliza os seus números de telefone empresariais. Está no seu papel timbrado, nos seus cartões de visita, outdoors, materiais publicitários e de marketing, etc. O número está presente em todos os seus e-mails, faxes, e outras comunicações comerciais. Não só isso, mas todos os seus clientes, parceiros, fornecedores, distribuidores e outros também conhecem este número. Talvez tenham usado o mesmo número durante anos ou mesmo décadas.   

Quer mesmo arruinar a sua experiência de cliente mudando os números de telefone? Não. Nenhum negócio quer interromper os seus fluxos de trabalho! Felizmente, com o VoIP, não é necessário. Não só é possível portar linhas terrestres para VoIP, como também o processo é bastante simples. 

PARTICIPANTES DO PROCESSO DE PORTABILIDADE 

Há múltiplos participantes em qualquer porta de número. Nenhuma entidade controla todo o processo por si só. Para comunicar um número de telefone fixo à VoIP, são necessários os seguintes participantes: 

  • Cliente – a pessoa ou entidade que possui o(s) número(s) de telefone 
  • Operador antigo – a entidade que actualmente detém o seu número de telefone  
  • Operador atual – o operador VoIP para o qual vai mudar 
  • Centro de Administração da Portabilidade Numérica (NPAC) – o maior registo de portabilidade numérica do mundo  
  • Autoridade reguladora local – em Portugal é a Anacom 

REQUISITOS DE PORTABILIDADE 

De que precisa antes de poder portar um número de telefone fixo para VoIP? Os diferentes países têm os seus próprios processos e requisitos de portabilidade. Alguns – como os EUA – também têm prazos a cumprir pelos transportadores. 

Preencha o formulário de portabilidade de números 

Muitos prestadores de serviços e transportadores têm formulários que precisa de preencher para iniciar o processo de portabilidade do número. Embora possa encontrar o formulário no seu website, pode também pedir ao fornecedor que o envie a si. Certifique-se de que preenche todos os detalhes correctamente antes de enviar o formulário. 

Carta de Autorização ou Carta de Agência 

Precisará também de uma carta de autorização para o seu novo prestador de serviços. O LOA permite que o fornecedor contacte o seu fornecedor de serviços existente em seu nome. Lembre-se de que não tem de contactar o seu fornecedor actual para portar números de telefone fixo para VoIP. O seu novo fornecedor deve encarregar-se disto por si.  

Comprovativo de propriedade  

Na maioria dos casos, terá também de fornecer provas de que é de facto o proprietário do número de telefone em questão. Uma factura ou factura que indique o número de telefone, o seu nome e morada são geralmente suficientes..  

OS NÚMEROS DE TELEFONE FIXOS SÃO TODOS PORTÁVEIS?  

Teoricamente falando, os números podem ser portados entre serviços sem fios, IP, e com fios. No entanto, seria necessário estar na mesma área geográfica para que o processo de portabilidade funcione. Por vezes, o seu fornecedor de serviços pode não ter uma presença no mercado onde pretende o número de telefone. Certifique-se sempre de verificar com o seu novo fornecedor de serviços que eles podem portar os seus números existentes. 

Outra situação em que não pode portar o seu número seria se tivesse serviço com um fornecedor rural. Os transportadores rurais estão isentos dos regulamentos da FCC. Mas alguns fornecedores permitem a portabilidade, por isso certifique-se de verificar com antecedência. Se recebeu um número gratuito quando se inscreveu para o serviço, a transportadora pode também não lhe permitir a portabilidade.  

O PROCESSO TÍPICO DE PORTABILIDADE 

Muitas empresas ficam surpreendidas com a rapidez e facilidade com que é fácil e rápido portar números de telefone fixo para VoIP. Para portas simples constituídas por um número, o processo deve demorar menos de um dia de acordo com as regras da FCC. Contudo, pode demorar vários dias úteis para portos complicados ou se o pedido de portabilidade for rejeitado por qualquer razão (então tem de se começar tudo de novo). 

Custos  

Quanto custa a portabilidade de um número de telefone fixo para VoIP? Não há uma resposta definitiva a esta. Alguns fornecedores fazem-no de graça. Outros farão um punhado de gratuitamente e cobrarão por portos a granel ou vice-versa. Alguns vendedores irão mesmo cobrar uma taxa mensal por números portados. Isto significa que terá de continuar a pagar as taxas durante o tempo em que as utilizar. 

Mais uma vez, certifique-se de verificar com o seu fornecedor de serviços antes de iniciar o processo. Não quer receber um choque de autocolante mais tarde. Uma coisa a lembrar é que o prestador de serviços não pode atrasar o processo de portabilidade devido a contas não pagas. Pode sempre chegar a acordo com o fornecedor mais tarde, mas isso não deve afectar a portabilidade do número.  

Evitar as rejeições  

Só porque quer transportar o seu número de telefone fixo para VoIP, não significa que isso aconteça automaticamente. Muito frequentemente, os vendedores rejeitam pedidos de portabilidade por causa de erros. Alguns dos erros mais comuns que podem atrasar a portabilidade são:  

  • O endereço não corresponde. O endereço que submeteu no formulário não corresponde aos que estão registados com a operador antiga. 
  • O nome da empresa está errado. Mesmo um único erro tipográfico pode causar rejeição. Por isso, certifique-se de que o seu nome comercial está escrito correctamente.  
  • Se tiver um único número, o número de telefone de faturação é o mesmo que o número que pretende portar. Mas a maioria das empresas tem vários números. Apenas um será o número de faturação. Certifique-se de introduzir o número correcto ao solicitar a portabilidade. 
  • Não tente apresentar vários pedidos com o mesmo número. Na maioria dos casos, os operadores rejeitarão todos os pedidos. . 
  • Pediu uma suspensão na sua conta. Isto impedirá que os números sejam portados para fora. Esta é uma boa medida de segurança. Mas certifique-se de remover oa suspensão antes de solicitar a portabilidade.   
  • Não forneceu CVP – código de validação da portabilidade. Assegure-se de dar o CVP correcto.   

Perda do serviço durante a portabilidade 

Em muitos casos, perde-se o serviço no momento em que o número é transferido. Deve ter cuidado se tiver outros serviços anexados a esse número de telefone. Por exemplo, um agregado familiar pode ter uma ligação de banda larga juntamente com uma linha fixa. No momento em que o número for transferido, perderá também a ligação à Internet. 

Uma empresa pode ter acordos semelhantes com a sua operadora. Por isso, certifique-se de remover ou reatribuir serviços associados antes de iniciar o porto. Em nenhuma circunstância deverá cancelar o serviço com o antigo fornecedor. Aguarde até que o serviço comece a funcionar com o novo fornecedor e seja testado. Quando estiver satisfeito de que tudo está a funcionar normalmente, só então deve cancelar o serviço. 

TIPOS DE PORTABILIDADE  

Portabilidade simples  

Um único número de telefone sem linhas múltiplas ou traduções complexas é uma portabilidade simples. A maioria das transportadoras completará uma portabilidade simples em um ou dois dias úteis. 

Portabilidade standard 

Uma portabilidade padrão é mais do que um mas menos do que 100 números de telefone. Todos os números de telefone devem ter o mesmo endereço, uma operadora e o número de telefone de faturação. A portabilidade padrão pode demorar até sete dias úteis. 

Portabilidade complexa 

Uma portabilidade complexa envolve geralmente múltiplos números de telefone de faturação, endereços, e talvez até múltiplos operadores. A FCC não regula portos complexos. Um porto típico pode demorar até 20 dias úteis, dependendo dos acordos comerciais entre as operadoras.   

Portabilidade de números verdes 

Também pode portar números de verdes para VoIP. No entanto, o processo pode demorar algum tempo, dependendo da operadora.  

BENEFÍCIOS DA PORTABILIDADE DE LINHAS FIXAS PARA VOIP 

Por que razão deve portar números de telefone fixo para VoIP? A atualização para VoIP é hoje em dia praticamente uma necessidade para as empresas. Obtém todos os benefícios de um sistema telefónico digital moderno por uma fracção do preço dos telefones fixos. Talvez outra razão convincente seja o facto de muitas operadoras estarem a terminar o apoio à as linhas analógicas num futuro próximo. É uma boa ideia ser proativo e atualizar em vez de adiar até não ter escolha.  

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