Leitura em 5 minutos | 14/12/2020

Como funcionam os telefones VoIP

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Está interessado em saber como funcionam os telefones VoIP e como os pode utilizar no seu negócio? Está no sítio certo.

Tal como precisa de um dispositivo telefónico para fazer uma chamada através da rede telefónica pública comutada (RTPC), para chamadas VoIP também precisa de certos dispositivos específicos para ligar duas ou mais pessoas.

Mas é aí que as semelhanças terminam. Enquanto os telefones analógicos são geralmente classificados em telefones fixos, sem fios e móveis, há muito mais opções disponíveis para receber chamadas VoIP.

O que são telefones VoIP?

Os telefones VoIP são dispositivos capazes de transmitir chamadas através da Internet, daí o nome “Voice over Internet Protocol”, em vez de através da rede PSTN.

Uma diferença fundamental em relação aos telefones convencionais é que os dispositivos VoIP são digitais, enquanto os dispositivos de linha fixa são analógicos.

Embora seja possível utilizar instrumentos analógicos tradicionais para substituir as chamadas para a rede VoIP através da utilização de adaptadores VoIP, também chamados adaptadores telefónicos analógicos (ATA), a sua utilização não é tão generalizada.

Os fornecedores de VoIP podem oferecê-los aos consumidores que não desejem pagar por um novo telefone VoIP, tal como as empresas comerciais utilizam estes adaptadores como um dispositivo de transição até poderem comprar e instalar telefones com capacidade IP. O principal problema com a utilização de adaptadores é que os utilizadores não podem tirar partido das últimas características VoIP incorporadas nos telefones IP atuais.

Tipos de telefones VoIP

Os telefones VoIP estão disponíveis em todas as formas e tamanhos, desde software muito básico a telefones de secretária mais sofisticados com opções de conferência, vídeo, partilha de listas de contactos, e muito mais.

Uma vez que estes dispositivos executam toda a gama de aplicações de software e hardware, são normalmente referidos como clientes ou pontos finais (uma vez que um dispositivo deste tipo pode ser facilmente trocado com outro). Entre os tipos de telefones VoIP que existem estão

Dispositivos de Softphone: são basicamente aplicações de software que são instaladas em computadores. Utilizam os altifalantes e microfone integrados no computador ou um auricular dedicado para fazer e receber chamadas VoIP.

Aplicação VoIP móvel: estas aplicações podem ser instaladas em smartphones e tablets para fazer chamadas VoIP. São frequentemente classificados de forma diferente de outros softphones, uma vez que são relativamente novos.

Telefone VoIP – Estes aparelhos parecem um telefone tradicional de secretária, excepto que são capazes de transmitir chamadas VoIP através da Internet. Tais dispositivos têm normalmente mini hubs integrados de modo a não dependerem de uma rede separada. Basicamente, podem partilhar o acesso à rede com um computador, o que pode ser de valor para a empresa quando se trata de instalar novos telefones.

As aplicações VoIP móveis tornaram-se muito populares entre os consumidores e as empresas integram frequentemente estas aplicações para que os empregados possam utilizar os seus telefones pessoais no trabalho.

Equipamento telefónico VoIP: estes dispositivos são semelhantes a um telefone tradicional de secretária, excepto que são capazes de transmitir chamadas VoIP através da Internet. Tais dispositivos têm normalmente um mini hub construído de modo a não necessitarem de um ponto de rede separado.

Basicamente, eles podem partilhar o acesso à rede com o computador, o que pode ser valioso para uma organização que instala centenas de novos telefones.

Como funcionam os telefones VoIP

Os telefones VoIP baseados em hardware são os mais comummente utilizados para fazer chamadas VoIP. Têm normalmente os seguintes componentes de hardware, embora nem sempre seja esse o caso:

  • Fones de ouvido, microfones e/ou auscultadores.
  • Teclas para inserir números de telefone.
  • Display para mostrar mensagens, correio de voz, e-mail, etc.
  • Portas Ethernet para partilhar uma ligação de dados com o computador.
  • Uma fonte de energia que pode ser uma bateria ou um adaptador AC (alguns telefones podem ser alimentados através da porta ethernet via PoE).
  • AD/DA para converter sinais de voz em dados digitais e vice-versa.
  • Ferragens de rede de uso geral e de processador.

Outros dispositivos topo de gama utilizados pelas empresas podem ter câmaras para videoconferência, ecrãs tácteis, teclas de funções específicas, etc., mas os elementos básicos descritos acima são necessários em qualquer telefone IP de hardware.

Estes dispositivos devem também ser compatíveis com os protocolos e codecs de áudio suportados pelo fornecedor do serviço VoIP. O SIP é o protocolo VoIP mais utilizado e é compatível com uma grande variedade de hardware.

Os telefones VoIP convertem a voz em pacotes de dados digitais que são transmitidos através da Internet. Quando estes pacotes de dados chegam ao destino, são reconvertidos em sinais áudio para que a outra parte os ouça.

Muitos destes dispositivos são automaticamente provisionados para que possam ser autenticados no servidor VoIP sem intervenção manual. Embora a tecnologia que alimenta estes telefones seja fundamentalmente diferente das linhas PSTN, a experiência do utilizador final permanece inalterada.

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