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Durante décadas, as empresas têm utilizado sistemas PBX para tratar das comunicações. O hardware PBX pode ser utilizado para encaminhar e distribuir chamadas recebidas de linhas externas para várias linhas internas. Isto assegura que uma empresa não precisa de ter uma linha para cada empregado, tornando-a mais eficiente para partilhar linhas.
Também permite aos funcionários do escritório comunicarem entre si através de extensões telefónicas de dois a três dígitos, em vez de terem de marcar números de telefone de cada vez.
Gradualmente, durante a última década, as organizações substituíram os PBXs analógicos por sistemas PBX VoIP.
O PBX VoIP, também chamado PBX IP, pode comutar entre utilizadores VoIP para que as linhas externas possam ser partilhadas entre empregados.
Estes PBXs também podem lidar com utilizadores tradicionais ou alternar entre VoIP e utilizadores tradicionais. Fundamentalmente, um PBX VoIP trata as chamadas VoIP da mesma forma que um PBX convencional trata as chamadas analógicas.
Na sua maior parte, a experiência do utilizador final não se altera. Os empregados podem atender e fazer chamadas para números internos ou externos, marcando como habitualmente. No entanto, a tecnologia e a arquitetura por detrás dela é o que diferencia o hardware PBX VoIP das PBX comerciais normais.
Um sistema telefónico VoIP é composto pelos seguintes componentes:
Os telefones SIP podem ser clientes de software ou telefones IP de secretária. Os recetores finais podem até ser computadores equipados com microfones ou dispositivos clientes VoIP móveis. O sistema PBX VoIP funciona como um servidor e todos os telefones da empresa estão registados no mesmo.
No servidor está a base de dados com todos os números de telefone da organização juntamente com os endereços SIP dos telefones do cliente. SIP é o protocolo mais amplamente utilizado para implementações VoIP e é compatível com a maioria dos principais serviços VoIP, hardware e outros fornecedores.
As chamadas recebidas são dirigidas ao utilizador apropriado através da procura do endereço SIP. As chamadas internas de saída são dirigidas ao funcionário em particular, de acordo com as respetivas definições (se for para o correio de voz, diretamente para o telemóvel, etc.) e as chamadas externas são normalmente encaminhadas para o gateway VoIP.
O gateway pode ser ligado a linhas RTPC e RDIS, de modo a poder cobrir múltiplas redes. Por outro lado, as chamadas externas também podem ser encaminhadas para o destino através de um prestador de serviços VoIP.
O gateway VoIP pode ser incorporado no próprio sistema, mas muitas organizações preferem utilizar os gateways fornecidos pelo fornecedor destes serviços. As gateways VoIP são utilizadas para ligar o sistema à rede PSTN.
As linhas telefónicas PSTN são normalmente ligadas ao sistema VoIP através das portas FSX e FXO, dependendo da direcção em que se viaja. Os gateways VoIP podem estar disponíveis como dispositivos específicos ou instalados como placas PCI.
A maioria das funções PBX VoIP são controladas e configuradas por software, fazendo com que o sistema não necessite de hardware específico.
Por vezes o PBX VoIP é simplesmente uma combinação de hardware e software instalado num PC normal, que desempenha as mesmas funções que um PBX VoIP normal, isto é conhecido como um PBX VoIP virtual.
Embora os sistemas VoIP PBX ofereçam muitas vantagens, é a própria empresa que ainda tem de comprar, manter e atualizar periodicamente o sistema, um processo que requer vários recursos: capital, pessoal e tempo.
Para o PBX isto facilita porque onde o vendedor compra e mantém todo o equipamento necessário para fornecer serviços VoIP, a empresa tem simplesmente de comprar um plano para começar a fazer chamadas.
Todas as características tradicionalmente associadas ao PBX físico são fornecidas através da Internet utilizando tecnologia de nuvem, libertando os recursos da organização e direcionando-os para usos mais produtivos.
Um benefício óbvio é a grande economia de custos, especialmente para chamadas internas e internacionais. Uma vez que estas chamadas viajam pela Internet, são gratuitas para os empregados que estão registados na mesma rede corporativa. Da mesma forma, as chamadas internacionais custarão uma fração do que os operadores cobram porque não viajam através da rede RTPC.
Os sistemas VoIP PBX oferecem todas as características comerciais necessárias às empresas. O identificador de chamadas, correio de voz, conferência, etc. são suportados e não será difícil para os utilizadores mudar para o novo sistema.
Muitas vezes as características existentes são melhoradas e melhor integradas com outros sistemas digitais utilizados pelas organizações. Um bom exemplo é a caixa de correio que é muito melhorada pela utilização de PBX VoIP.
As mensagens na caixa de correio de voz podem ser encaminhadas para o endereço de correio eletrónico do empregado permitindo aos utilizadores categorizar e gerir o seu correio de voz, bem como outras mensagens de correio eletrónico.
Além disso, os sistemas VoIP PBX permitem que os empregados tenham controlo sobre configurações específicas. Por exemplo, um executivo pode configurar o sistema para encaminhar automaticamente as chamadas recebidas para a caixa de correio do funcionário durante uma determinada hora do dia sem contornar as chamadas do cliente. Ou pelo contrário, as chamadas de um determinado número podem ser enviadas para um dispositivo móvel, enquanto outras são encaminhadas para o número de uma secretária dando mais flexibilidade aos empregados que viajam, trabalham a partir de casa, operam a partir do local do cliente, etc.
A mudança para PBX VoIP faz sentido para organizações que preferem ter controlo sobre a rede da empresa. No entanto, implica que a empresa tem o pessoal com os conhecimentos e a experiência necessários para instalar e manter sistemas VoIP.
Por vezes, toda a rede terá de ser renovada para fornecer largura de banda adicional para chamadas VoIP, novos telefones IP para funcionários, otimização de redes com e sem fios, etc., o que pode tornar-se um projeto muito dispendioso e demorado.
Portanto, muitas organizações, especialmente pequenas e médias empresas, preferirão utilizar serviços VoIP hospedados para poderem usufruir de todos os benefícios sem assumir a manutenção e configuração.
Mesmo que a implementação final do VoIP se revele mais cara do que o planeado, também pode proporcionar enormes benefícios em termos de maior eficiência, custos mais baixos e outras características avançadas.
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