Leitura em 5 minutos | 22/12/2020

Como fazer chamadas VoIP no Android

VoIP phone service background
Tecnologia VoIP | VoIP

Uma das principais razões que atraem consumidores e empresas para VoIP é que as chamadas feitas através do Protocolo Internet são muito mais baratas do que as chamadas convencionais na rede PSTN.

À medida que as instalações VoIP aumentam, os provedores estão adicionando novos recursos avançados (grupos de chamadas, busca de chamadas, etc.) e fazendo melhorias substanciais aos existentes, tais como correio de voz e fax.

Os benefícios oferecidos pela tecnologia VoIP estão se tornando cada vez mais numerosos. Uma das características mais úteis é o fato de que os usuários não são obrigados a ter um dispositivo específico ou estar em um local específico ao fazer ou receber chamadas.

Isto significa que as pessoas podem mudar facilmente entre sua linha fixa em casa, seu smartphone, seu telefone do trabalho ou um telefone físico convencional. A combinação de preços baixos e não dependendo de um dispositivo ou local específico tornou a VoIP cada vez mais popular.

Quando os usuários se acostumam com a conveniência e facilidade de fazer chamadas VoIP, eles querem expandir seus serviços e colocá-los em seus aparelhos pessoais. Com os bilhões de dispositivos Android no mundo, não é surpreendente que as pessoas queiram fazer chamadas VoIP de telefones Android ou mesmo de tablets.

VoIP chamadas no Android, elas são possíveis?

Poucas pessoas sabem que o Android permite que você faça chamadas VoIP, na verdade, não é tão complicado quanto você poderia esperar.

O sistema operacional Android suporta o protocolo SIP, o mais comum e onipresente protocolo VoIP que existiu nos últimos 5 anos. A característica apareceu pela primeira vez na versão 2.3 do Android, também conhecida como Gingerbread. No seguinte tutorial você aprenderá como fazer chamadas SIP no Android.

Então por que as chamadas Voip não são mais populares ou conhecidas?  Há algumas razões para isso.

A primeira é que há 5 anos atrás, o VoIP não era conhecido pela maioria dos usuários. Esta tecnologia começou a fazer parte do conhecimento geral e dos consumidores do Android há relativamente pouco tempo.

Outra razão é que, embora fosse possível fazer chamadas VoIP, isso não era fácil nem óbvio. Para colocá-lo em funcionamento era necessário algum conhecimento técnico e sempre havia a possibilidade de algo dar errado.

Muitas coisas mudaram desde então, incluindo uma mudança de opinião por parte das empresas telefônicas que inicialmente se opunham às chamadas VoIP em dispositivos móveis.

Agora, o uso do VoIP é muito mais móvel do que nunca no Android e Google, oferecendo até mesmo seu próprio serviço de chamadas, o Google Voice, que permite aos usuários fazer chamadas VoIP.

Fazer chamadas VoIP com Android

Em comparação com a falta de opções enfrentada pelos usuários Android há 3 ou 4 anos, onde o uso do VoIP foi deixado para aqueles com um conhecimento mais amplo da tecnologia, os usuários têm hoje uma gama muito maior de possibilidades.

  1. Uma das alternativas mais populares é o Skype ou Hangouts. No entanto, embora estas redes sejam tecnicamente VoIP, elas são implementadas utilizando protocolos proprietários e são redes completamente fechadas. Isto significa que os usuários do Hangout não podem ligar para aqueles no Skype e vice-versa. Outra desvantagem é que os usuários não podem assinar esses serviços com apenas um número de telefone: Hangouts requer uma conta Google, Facetime requer uma ID da Apple, etc.
  2. Outra opção é usar um serviço VoIP separado que oferece aplicativos Android que podem funcionar em qualquer smartphone. Muitos serviços como Viber, Tando e outros permitem aos usuários fazer chamadas VoIP para amigos e familiares, embora as chamadas gratuitas sejam restritas aos usuários da mesma rede. Por uma taxa adicional, os consumidores também podem ligar para os números de telefone. Esta característica não se limita apenas aos consumidores, os usuários comerciais também podem desfrutar desta comodidade se o fornecedor tiver um aplicativo Android.
  3. A terceira opção é usar clientes SIP de terceiros no Android. A grande maioria dos fornecedores de VoIP apóia o protocolo SIP. Isto significa que mesmo que não tenham um aplicativo Android próprio, os consumidores podem simplesmente usar suas credenciais de conta em qualquer cliente SIP gratuito ou pago. Em geral, os aplicativos gratuitos fornecem a funcionalidade básica para a maioria dos usuários. Provedores de serviços telefônicos comerciais como o VoIP Studio oferecem soluções VoIP de classe empresarial que podem ser usadas para fazer chamadas VoIP no Android, através de aplicativos SIP de terceiros.

VoIP chamada no Android, como isso ajuda?

Qualquer pessoa que tenha experimentado o serviço VoIP sabe que é muito útil poder usar o mesmo número de telefone e serviço para fazer chamadas sem trocar de dispositivo.

Hoje os usuários levam seus telefones Android para todos os lugares, fazendo deles a primeira escolha para receber ou fazer chamadas. Com a capacidade de fazer chamadas VoIP no Android, os usuários não precisam fazer malabarismos entre dispositivos, como com seus telefones pessoais e de trabalho.

Como não é sequer necessário que o provedor ofereça uma aplicação personalizada, as chamadas VoIP Android oferecem a seus clientes mais flexibilidade e escolha. Se o usuário não gostar de uma aplicação em particular ou quiser outra característica específica, ele é livre para usar outra aplicação no mercado.

Na maioria das vezes, as chamadas VoIP não são muito caras; os consumidores podem facilmente se inscrever para um serviço e usar os serviços gratuitos para fazer chamadas convencionais.

Os benefícios aumentam exponencialmente para os usuários em organizações e grandes empresas. Com este sistema, executivos e gerentes estão sempre disponíveis para sua equipe e clientes.

Os vendedores itinerantes, o pessoal técnico que trabalha em locais remotos ou locais de clientes, ou os agentes de atendimento ao cliente podem todos se beneficiar do VoIP Android. Não há necessidade de pegar um novo dispositivo ou número, as chamadas podem ser facilmente transferidas ou encaminhadas para qualquer lugar do planeta.

Por exemplo, tomamos um exemplo de uma empresa que utiliza o VoIPstudio para reduzir custos e oferecer mais flexibilidade a seus funcionários. Os gerentes e outros usuários podem colocar suas credenciais de conta em outros servidores SIP e começar a fazer ligações para o número VoIP em seu escritório sem perder seu ritmo de trabalho. Eles podem manter-se em contato com clientes, fornecedores e membros da equipe, mesmo que um dispositivo se perca ou seja mal colocado.

Não demorará muito para que as chamadas VoIP se tornem o método preferido para manter contato em todo o mundo.

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