Leitura em 5 minutos | 23/12/2020

Como posso configurar o VoIPstudio PBX?

VoIP phone service background
Serviços VoIP | Tecnologia VoIP | VoIP empresarial

Você está pensando em montar um PBX VoIP? As empresas que procuram atualizar seu sistema de comunicação de voz para VoIP geralmente têm duas opções: comprar serviços VoIP hospedados de um provedor externo ou usar uma solução personalizada local que consiste em um PABX IP e troncos SIP. Criar uma solução VoIP que funcione para uma empresa é possível com qualquer uma das opções, entretanto, cada uma tem suas características positivas e negativas.

VOIP PBX

A instalação de um sistema telefônico VoIP é muito mais fácil com uma solução hospedada. A maioria das empresas não tem que fazer nada além de fornecer telefones IP a seus funcionários, otimizar sua rede de dados para o tráfego de voz e comprar ou atualizar para conexões de Internet de alta velocidade. O PBX é hospedado na nuvem pelo provedor e o cliente não tem muito mais a fazer uma vez instalado.

A grande maioria dos telefones IP pode ser configurada na rede automaticamente e com os telefones dos fabricantes que recomendamos, os dispositivos podem até ser plug-and-play. Neste caso, eles são pré-configurados para uma determinada rede, tornando-os ideais para escritórios que precisam configurar centenas de aparelhos de cada vez.

O VoIP hospedado é geralmente menos complicado e mais útil para organizações que não têm experiência com VoIP interno. O fornecedor realiza toda a manutenção, atualizações, solução de problemas e correção de erros, liberando tempo e recursos valiosos para a empresa. No entanto, a facilidade de uso tem o custo de personalização e controle. Por exemplo, a empresa está envolvida na freqüência das atualizações, embora estes processos estejam sob o controle do fornecedor.

PABX VoIP local

Se o VoIP hospedado é um sistema similar ao Software como Serviço (como backup em nuvem ou Gmail), as instalações VoIP são similares ao antigo sistema escolar onde a organização possui e mantém sua rede de voz. Os sistemas da instalação consistem em telefones IP, a rede de dados e o PABX IP que pode ser conectado a linhas tronco PSTN ou SIP. As empresas podem comprar soluções ou elas mesmas podem desenvolvê-las.

Ao contrário das soluções PBX hospedadas, o sistema oferece mais opções de controle e personalização que podem ser requeridas por certas empresas. Embora os prestadores de serviços hospedados estejam constantemente melhorando seu portfólio e oferecendo serviços adicionais, às vezes a empresa só precisa de uma combinação particular de recursos que não está imediatamente disponível, mas também pode optar por soluções locais se as circunstâncias forem diferentes.

Por exemplo, você pode estar trabalhando para uma indústria onde a legislação é muito rigorosa devido ao tratamento de dados sensíveis e confidenciais. Embora a empresa possa ser tecnicamente autorizada a utilizar soluções hospedadas, pode haver restrições que tornem uma opção local mais atraente. Em empresas maiores, o link tronco SIP com um PABX IP local faz mais sentido, uma vez que o custo total de propriedade é significativamente menor do que os serviços hospedados. Além disso, o custo por chamada não é muito alto, especialmente se a empresa tem um grande volume de chamadas.

Outro aspeto importante é o controle da infra-estrutura, dos serviços e do suporte. Com uma solução interna, a empresa tem um controle mais detalhado sobre equipamentos, backups, redundância de processos e localização de processos. A empresa é responsável pelas atualizações e manutenção para que possa escolher a combinação certa de hardware e software para atender às exigências comerciais. As atualizações podem ser adiadas se houver mais recursos disponíveis ou realizadas mais cedo do que o esperado quando a empresa precisar de novos itens.

Configurar VoIP para um PBX

Há muitas soluções de PBX IP proprietárias disponíveis no mercado, mas algumas empresas podem optar por usar software de código aberto como o Asterix para criar sua própria solução a partir do zero. Esta é uma ótima solução se a empresa tiver especialistas familiarizados com software e VoIP em geral. Ele permite mais flexibilidade, controle e personalização do que outros tipos de soluções.

Como o software é de código aberto, não há necessidade de adquirir licenças ou assinaturas. Isto a torna uma boa opção para as empresas que não querem ou não podem gastar milhares de euros em outros sistemas no mercado. Como não há custo associado com o software em si, todo o sistema pode ser configurado de forma rápida e barata. A criação de um PBX VoIP com Asterix é feita da seguinte forma:

  • Comprar e configurar um servidor com o software apropriado O Asterix não precisa de muitos sistemas, o que significa que pode ser instalado mesmo em hardware bastante antigo.
  • Instalar o software de código aberto IP PBX. O Asterix vem de muitas formas e você pode selecionar a alternativa que melhor se adapta ao seu negócio. Uma opção pode ter uma interface melhor ou características que a tornem adequada para você.
  • Conecte o serviço telefônico com PSTN ou SIP trunking. Se você precisar se conectar às linhas PSTN, geralmente é necessário um gateway e a configuração pode levar mais tempo. A opção mais utilizada é a conexão com o SIP trunking a um ITSP: Internet Telephony Service Provider.
  • Configurar telefones. O Asterix é baseado no protocolo SIP, o que significa que a maioria dos telefones funciona fora do PABX.

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