Leitura em 5 minutos | 14/12/2020

Como conectar VoIP com telefones fixos

VoIP phone service background
Hardware VoIP | Serviços VoIP | Tecnologia VoIP | Telefones VoIP | VoIP

Quer saber como conectar VoIP a linhas fixas? Neste breve artigo aprenderá tudo sobre o assunto.

O VoIP oferece a capacidade de melhorar as chamadas tal como as conhecemos. Embora a experiência do utilizador permaneça a mesma, existem muitas diferenças entre a VoIP e o antigo sistema de rede fixa PSTN. A VoIP é a base sobre a qual serão construídas as futuras ferramentas de comunicação de voz, pelo que a maior parte do mundo irá mudar para VoIP nas próximas décadas.

Existe uma diferença fundamental entre telefones fixos que utilizam linhas de cobre para transmitir chamadas telefónicas e VoIP, que oferece chamadas de voz através da Internet. A PSTN baseia-se em tecnologia de comutação de circuitos que se manteve inalterada durante a maior parte de um século. Embora tenha havido melhorias, os conceitos básicos permanecem os mesmos.

PSTN – Comutação de circuitos TDM

Quando uma chamada é feita a partir de um número de telefone utilizando a RTPC, os circuitos ligam as 2 pessoas envolvidas na chamada. A ligação deve ser mantida durante a chamada, independentemente de estar a poucos metros ou a milhares de quilómetros de distância.

É por esta razão que os utilizadores têm de pagar preços mais elevados por chamadas de longa distância ou internacionais. Além disso, há operadores que cobram tarifas de interligação quando os concorrentes terminam algumas chamadas na sua rede, que podem variar substancialmente para chamadas internacionais.

De certa forma, o utilizador final aluga uma parte da infra-estrutura telefónica durante um certo período de tempo, pelo que não é surpreendente que as chamadas de longa distância sejam por vezes tão caras.

Os operadores telefónicos investem muito capital em linhas fixas, mesmo nos locais mais remotos, e por isso a distância tem um grande impacto na forma como as chamadas são faturadas. Esta é a principal razão pela qual existem códigos de área: os operadores utilizam-nos como base para determinar como cobrar por cada chamada.

VoIP – comutação de pacotes de dados

Por outro lado, a VoIP baseia-se na mesma tecnologia de comutação de pacotes utilizada pela Internet. Os sinais de voz são convertidos em pacotes de dados, cada um transportando uma parte do conteúdo e o endereço do destino final.

Estes pacotes individuais são enviados em vários lúpulos através de diferentes servidores até chegarem ao dispositivo na outra extremidade. São depois remontados de acordo com as instruções no pacote, tornando-se sinais de voz que são depois ouvidos pela outra pessoa.

Uma vez que estes pacotes são transportados individualmente e cada um pode tomar uma rota diferente para o destino, não é necessário manter uma ligação completa entre as duas extremidades. Isto torna o VoIP muito mais barato do que uma chamada telefónica tradicional, especialmente em longas distâncias.

Porquê conectar redes VoIP e PSTN?

Como podemos ver, a tecnologia por detrás da VoIP é bastante diferente da PSTN. As chamadas de um número VoIP para outro número VoIP são fáceis de fazer, independentemente do dispositivo utilizado para efetuar a chamada.

Com VoIP pode fazer chamadas de um computador para outro computador, de um computador para um smartphone, tablet ou vice-versa, bem como de um telefone IP para um computador ou dispositivo móvel. Todas estas chamadas são gratuitas ou muito baratas, uma vez que não viajam na rede PSTN em momento algum.

No entanto, dado o grande número de linhas fixas que continuam a funcionar em todo o mundo, as pessoas que utilizam VoIP terão de fazer chamadas para linhas fixas com bastante frequência. Nem todos os membros de uma família ou grupo de amigos utilizarão VoIP, pelo que algumas pessoas terão de telefonar a outras com uma linha fixa.

O mesmo é válido para empresas que não utilizam VoIP e têm de contactar clientes ou fornecedores. Mesmo que a outra parte esteja a utilizar VoIP, podem estar a viajar para um local onde a linha fixa é a única forma de contacto. Tais situações são geralmente bastante comuns mesmo em países onde a utilização de VoIP é extremamente elevada (e são muito poucos atualmente).

Como conectar diferentes dispositivos

Quando é feita uma chamada VoIP para um número fixo, a chamada viaja durante uma parte do tempo através da rede PSTN. O tempo que a chamada passa nesta rede é o que normalmente determina o preço da chamada (para além dos custos de base de qualquer chamada VoIP para VoIP).

No ponto em que a RTPC começa, tem lugar um processo chamado tradução de endereços. Neste processo, o endereço IP é traduzido no número de telefone da pessoa a ser chamada para completar a chamada, semelhante ao processo utilizado para converter IDs de correio eletrónico e ligações de website para endereços IP na Internet.

Como o VoIP utiliza tecnologia de comutação de pacotes, a cada dispositivo VoIP ligado à Internet é atribuído o seu próprio endereço IP. Quando uma chamada é feita de um terminal VoIP para outro, não há necessidade de traduzir o endereço, uma vez que ambos os dispositivos podem ser identificados pelos seus endereços IP. No entanto, quando é feita uma chamada de ou para um telefone fixo, é necessária a tradução de endereços para servir de ponte entre os endereços IP e os números de telefone.

Diferentes tarifas para chamadas entre VoIP e de VoIP para rede fixa

Os serviços VoIP de consumo mais populares, como o Skype, oferecem chamadas gratuitas a outros utilizadores na mesma rede, desde que utilizem o seu computador ou dispositivo móvel para efetuar a chamada.

As chamadas feitas para linhas fixas são normalmente cobradas a uma taxa mais elevada e faturadas separadamente ao cliente. A razão para isto é porque uma parte da chamada viaja através da rede PSTN incorrendo em encargos pelos operadores telefónicos.

A medida que a adoção da VoIP aumenta, o número de chamadas a terminar na RTPC diminui de dia para dia. Mesmo em áreas onde as pessoas ainda utilizam telefones fixos, os operadores telefónicos estão a mudar a infra-estrutura VoIP.

Isto evita o custo de manutenção de redes de cobre antigas que muitas vezes podem exigir reparações dispendiosas. Combinado com a crescente popularidade das aplicações e serviços VoIP móveis, estão a ser feitas menos chamadas para linhas fixas do que as que eram feitas com regularidade. No entanto, a dada altura, antes de todas as redes PSTN serem progressivamente eliminadas em todos os países e o VoIP se tornar o padrão.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!