Leitura em 5 minutos | 28/09/2022

Ative a autenticação de dois fatores

VoIP phone service background
Novidades VoIP

VoIPstudio está firmemente comprometido em proteger os dados e comunicações de seus usuários. É por isso que agora incorporamos a autenticação de dois fatores (2FA) para para iniciar sessão no seu portal, tornando ainda mais difícil para qualquer pessoa mal-intencionada aceder às suas informações e fazer chamadas VoIP das contas dos usuários.

O que é 2FA?

A autenticação de dois fatores (2FA), também conhecida como autenticação dupla ou de duas etapas, é um sistema de segurança no qual o usuário é solicitado a verificar sua identidade de duas maneiras, em vez de apenas usar o nome de usuário e senha.

Estima-se que mais de 80% dos acessos não autorizados e violações de segurança estejam relacionados a ataques de força bruta ou ao uso de credenciais roubadas ou perdidas. Ambos estão relacionados à fraqueza do uso único de sistemas de credenciais baseados em nome de usuário e senha.

Esse problema pode ser devido ao roubo de senha por meio de hacks do sistema ou usuários que não usam senhas suficientemente fortes ou não seguem as diretrizes básicas de segurança.

É aqui que a autenticação de dois fatores entra em ação. Simplificando, este sistema implica que são necessárias duas etapas para a autenticação do usuário no sistema. A primeira etapa geralmente é uma senha tradicional, enquanto a segunda etapa pode ser qualquer forma de autenticação que dependa de algo que o usuário tenha, como senhas de uso único (OTP) enviadas por e-mail, tokens USB, scanners de impressão digital ou notificações push enviadas a dispositivos móveis.

Essa etapa adicional garante que, mesmo que os hackers tenham acesso à senha, eles ainda precisarão de algumas outras informações que o usuário possui pessoalmente para obter acesso ao sistema.

Como habilitar a autenticação de dois fatores no VoIPstudio?

Tradicionalmente, os usuários do VoIPstudio acedem ao sistema usando um sistema de autenticação simples baseado em nome de usuário e senha. Embora essa segurança possa ser suficiente se forem tomadas as devidas precauções, o uso da autenticação 2FA protege ainda mais as contas dos nossos usuários.

Ativar o mecanismo de autenticação de dois fatores é muito simples:

  1. Faça login no painel de controlo do usuário VoIPstudio como habitualmente.
  2. Entre na seção Configurações.
  3. Na seção Segurança, habilite a autenticação de dois fatores selecionando a opção “Código de autenticação por e-mail”.

No VoIPstudio, a autenticação de segundo fator é feita enviando um código de acesso exclusivo para o seu e-mail. Dessa forma, mesmo que alguém obtenha seu nome de usuário e senha, ainda terá que aceder ao seu e-mail para fazer login no VoIPstudio.

Os administradores do sistema também podem habilitar a autenticação de dois fatores individualmente por meio das configurações do usuário.

Como funciona a autenticação de dois fatores?

Uma vez habilitada a autenticação de dois fatores, ao tentar aceder à sua conta com seu nome de usuário e senha, verá uma nova janela solicitando que insira o código de ativação que enviamos para o e-mail associado à sua conta VoIPstudio.

É possível marcar a opção “Confiar neste dispositivo” para evitar que seja solicitado novamente a autenticação dupla nesse dispositivo. Esta opção só deve ser utilizada quando se trata de um dispositivo pessoal ou de trabalho ao qual somente o usuário tem acesso (através de algum mecanismo de autenticação adicional), e em nenhum caso, deve aceder o serviço a partir de um dispositivo ou computador compartilhado com outras pessoas.

Já é um usuário VoIPstudio? Não espere mais. Habilite o acesso de autenticação de dois fatores hoje e torne seu sistema ainda mais seguro.

Ative a autenticação de dois fatores agora

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!