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PBX significa “Private Branch Exchange” (Troca de Sucursais Privadas). Este tipo de PBX permite a criação de uma rede telefónica privada. Permite aos seus utilizadores comunicar interna e externamente utilizando diferentes canais de comunicação, tais como voz sobre IP, RDIS, ou analógica.
Os PBX virtuais ligam dispositivos e permitem a realização de chamadas internas sem a necessidade da rede telefónica pública. Isto significa que estas chamadas são gratuitas.
Quanto às comunicações externas, o sistema telefónico PBX permite-lhe partilhar linhas telefónicas para poupar custos, atribuindo a cada terminal uma das ligações existentes à rede pública. Para que nem todos os telefones necessitem da sua ligação à rede pública.
Por exemplo, se a sua empresa tiver 100 empregados, mas eles vão fazer até dez chamadas externas em simultâneo. Depois poderá partilhar essas dez linhas e não terá de contratar uma linha separada para cada empregado.
Pode ainda ter um PBX físico no seu sistema de comunicações comerciais, como Alcatel, Panasonic, Siemens, Avaya, Cisco, Grandstream, ou semelhante.
Este tipo de PBX tradicional é um dispositivo que deve necessariamente ser instalado fisicamente na sua empresa. Significa que todas as chamadas recebidas e efectuadas passarão através dele através de fios.
Este tipo de infra-estrutura é normalmente dispendioso de instalar e manter. Além disso, se este PBX já tem alguns anos, precisa de ser actualizado.
Isto pode ser problemático. É muitas vezes difícil encontrar um fornecedor que possa ajustar configurações, fornecer peças
sobressalentes ou resolver problemas de falhas físicas do PBX. Os materiais são escassos, tal como os profissionais especializados neste tipo de equipamento.
Hoje em dia, a telefonia tende cada vez mais para a tecnologia das nuvens, e os fabricantes avançam neste aspeto, deixando gradualmente de lado os PBX’s no local. O mundo da tecnologia está a proliferar, pelo que é necessário adaptar-se às novas tendências para sobreviver num mercado tão competitivo.
Principais tipos de PBX
PBX Tradicional
Um PBX tradicional liga-se a linhas telefónicas através de hardware, normalmente uma consola de encaminhamento. Todas as ligações são ligadas por cabo, criando uma rede de voz física separada da rede de dados da empresa. Embora os sistemas PBX tradicionais ainda existam, precisam de ser actualizados face aos seus concorrentes na rede e à funcionalidade limitada.
IP PBX
Um PBX IP opera na nuvem, poupando hardware e recursos informáticos. Ao utilizar a nuvem, este tipo de PBX tem vantagens tais como escalabilidade, personalização, a capacidade de utilizar um telefone IP, um telefone fixo, ou um telefone de software, e uma maior integração com ferramentas de CRM.
Permite a sua expansão e actualização constante, dando-lhe a mais recente tecnologia e características exclusivas. Finalmente, um PBX IP permite a gestão simples de configurações, características e utilizadores a partir de uma interface web.
IP PBX com anfitrião local
Um PBX IP local utiliza a LAN da sua empresa para ligar extensões a um servidor local, que utiliza a Internet para ligar chamadas. Por este motivo, é também conhecido como PBX híbrido.
PBX VoIP com um anfitrião remoto
Neste tipo de PBX, o servidor local é substituído por um servidor totalmente alojado na nuvem, utilizando apenas VoIP para ligar e transmitir chamadas. Esta opção elimina o hardware, reduzindo os custos iniciais de instalação e manutenção, uma vez que o fornecedor fornece este serviço.
Porquê substituir o seu PBX analógico por um PBX virtual?
O processo de mudança do seu sistema de comunicações não tem de ser complicado. Embora barreiras específicas à entrada e ao processo de mudança possam parecer difíceis, tem opções rápidas e eficientes para mudar o seu PBX analógico para um PBX virtual.
É possível ter um PBX VoIP como o oferecido pelo VoIPstudio a funcionar em menos de 48 horas. Assim, pode começar a utilizar o sistema rapidamente. Além disso, em alguns casos, os fornecedores oferecem períodos de teste ou demonstrações gratuitas com as quais se pode avaliar o cenário. Com o VoIPstudio, pode testar todas as funcionalidades durante 30 dias gratuitamente, incluindo um número de telefone e até 200 minutos de chamadas.
Antecipar antes que ocorra um problema grave
Se ainda tiver PBXs físicos nos seus escritórios com mais de dez anos, certifique-se de que o seu técnico de manutenção pode garantir o serviço no caso de uma avaria. Se não tiver a certeza disso, ou se o PBX for ainda mais antigo, deverá avaliar os custos e os tempos de arranque para ter uma alternativa no caso de precisar dele. Neste momento, considere migrar para um PBX virtual.
Certamente perceberá que com os PBXs virtuais, não só ganha em funcionalidade. Mas também são mais acessíveis do que se esperava.
Actualmente, existem várias opções e tipos de PBX virtuais, sendo a mais comum a PBX virtual PBX.
O que fazer se o seu PBX se avariar
De facto, a sua principal preocupação é continuar a responder às chamadas dos clientes e fornecedores. A solução imediata é contactar o seu fornecedor e solicitar o reencaminhamento do número do head-end para outro número externo, tal como um telemóvel.
Esta é uma solução aceitável se o volume de chamadas for baixo. Mas se o seu negócio tiver um elevado volume de chamadas, recomendamos que instale uma central telefónica VoIP na nuvem com um novo número e reencaminhe as chamadas para esse número. Como veremos mais tarde, pedir a portabilidade dos seus números também é possível, embora esse processo possa demorar um pouco mais.
O PBX na nuvem permitir-lhe-á registar a nova numeração em minutos. Além disso, poderá gerar locuções de boas-vindas, à espera de filas e extensões. Os seus empregados podem atender e fazer chamadas com o computador ou Smartphone imediatamente.
Embora a melhor opção no caso de uma avaria do seu PBX físico seja optar por um PBX VoIP virtual, existem outras alternativas de emergência menos recomendadas. Por exemplo, se a ligação for uma linha analógica, um telefone analógico poderia ser ligado directamente à entrada. Por outro lado, se a ligação PBX for ISDN ou IP, provavelmente não terá outra solução que não seja aplicar o reencaminhamento explicado acima.
Uma vez resolvido o problema, é tempo de pensar numa solução a longo prazo. Por isso, apresentamos-lhe várias opções.
Ajustar a mudança para a nuvem PBX
Se aplicou a solução acima, tudo o que lhe resta fazer é dar um salto. O fornecedor da nuvem será capaz de portar os números head-end para VoIP.
Suponha que precisa de ter telefones de secretária, sem problemas. Escolha o telefone VoIP que melhor se adapta às suas necessidades, quer seja um telefone com ou sem fios.
Encontrar uma nova central telefónica no local para o seu negócio
Neste caso, terá de encontrar um distribuidor de PBXs tradicionais. Não há muitos no mercado hoje em dia, mas ainda existem. A sua principal desvantagem é o investimento de tempo necessário para analisar as características de cada PBX, os prazos e preços, etc.
Recomendamos um PBX com compatibilidade SIP se escolher esta opção.
Qual é a melhor opção de PBX virtual para a sua empresa?
Conhecendo as opções PBX virtuais, pode optar por qualquer uma destas alternativas para as implementar na sua empresa.
Instale você mesmo um PBX em qualquer servidor virtual
Consoante as suas necessidades, pode ser um PBX virtual gratuito ou pago. Algumas opções gratuitas são Asterisk, FreePBX, ou Issabel.
Terceirizar o serviço de instalação e manutenção
Suponha que não tem um ambiente de virtualização ou prefira evitar preocupar-se com isto. Nesse caso, encontrará também empresas que instalam e mantêm o PBX num dos seus servidores virtuais para seu uso exclusivo, com ou sem assistência a configurar a telefonia.
Serviço de Virtualização
Alguns fabricantes podem oferecer-lhe o serviço de virtualização sem recorrer a um intermediário, tal como 3CX ou Yeastar. Nestes casos, a configuração telefónica é normalmente de auto-serviço, e não podem oferecer apoio. Mas sem dúvida, os fóruns e a comunidade ajudá-lo-ão com o que precisar.
Nestes 3 casos acima, é necessário ligar telefones SIP ou aplicações telefónicas para que os empregados possam atender e fazer chamadas. Além disso, será necessário contratar um fornecedor de SIP Trunk com a numeração telefónica associada. Isto é para poder receber e fazer chamadas para a rede pública com os nossos números de contacto.
Telefonia VoIP como um serviço
Finalmente, existe a opção da telefonia como serviço. Neste cenário, não tem de se preocupar com o servidor onde o PBX está alojado, nem com a manutenção ou actualizações do PBX. O fornecedor do serviço encarrega-se de tudo.
Normalmente oferecem acesso de administrador para que possa ajustar as configurações básicas, e têm um canal de apoio e aconselhamento para que possa tirar o máximo partido dos seus serviços.
Outras vantagens são que proporcionam uma ligação aos operadores e são acessíveis a partir de qualquer parte do mundo. Tudo o que precisa é de uma ligação estável à Internet. Isto irá ajudá-lo a permitir o teletrabalho para si ou para os seus empregados.
Telefonia PBX virtual do VoIPstudio
No VoIPstudio, oferecemos-lhe uma ferramenta simples e poderosa para a gestão de chamadas e utilizadores. O VoIPstudio virtual PBX facilita a gestão de utilizadores, cria fluxos de chamadas sofisticados, e dá à sua empresa uma imagem profissional.
Pode registar utilizadores por 3,99€ por mês e contratar numeração a partir de apenas 5€ por mês.
Além disso, o VoIPstudio VoIP PBX permite-lhe integrar a telefonia com os seus sistemas empresariais, tais como CRM ou ferramentas de secretária. Ver todas as integrações na nossa página.
Veja todas as características que lhe podem trazer o VoIPstudio virtual PBX e verifique o que os clientes dizem sobre o nosso serviço. Não espere mais para se mudar para a nuvem, e aproveite o nosso teste gratuito de 30 dias para testar todas as funcionalidades disponíveis no PBX virtual do VoIPstudio.
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