Leitura em 5 minutos | 31/05/2021

8 passos para uma ligação segura SIP trunking

VoIP phone service background
Serviços VoIP | Tecnologia VoIP

O Protocolo de Iniciação de Sessão (SIP) trunking está a reunir muita conversa. Algumas partes receiam que possa expor áreas de vulnerabilidade, como a fraude telefónica e espionagem empresarial.

Existe o receio de dar acesso a terceiros às suas conversas telefónicas. Mas, apesar das preocupações, a aceitação das tecnologias de SIP trunking está a aumentar. Pesquisas mostram que em 2023, os números poderão atingir 12,70 mil milhões de dólares, contra 7,63 mil milhões de dólares em 2018.

O nosso artigo irá mostrar-lhe como montar o seu SIP trunking em segurança. Argumentamos que pode proteger as suas redes e linhas telefónicas com tais tecnologias. Mas, para tirar o máximo partido disso, deve integrá-lo bem com os seus procedimentos organizacionais.

Ajuda a remover quaisquer vulnerabilidades. As brechas podem estar a contribuir para a perceção negativa do mercado do trunking SIPS.

Temos um serviço de Trunk SIP trunking com uma plataforma rentável, fiável e rica em características para empresas. GoTrunk oferece características de comunicação empresarial com uma série de benefícios.

passos para a criação do seu sip trunking

O SIP trunking é o processo de fornecer acesso à rede telefónica regular (PSTN) através de uma ligação de banda larga à Internet. Permite muitas ligações a partir de uma linha através da utilização de largura de banda.

Evita a dependência de linhas de comunicação individuais de entrada. Proporciona economia de custos para o negócio e é excelente para escalonar a comunicação.

Vamos mergulhar nos passos que precisa de seguir para configurar a sua virada SIP.

1. Atualização de firmware e software

O software baseado na nuvem pode apresentar áreas de fraqueza das quais os cibercriminosos podem tirar partido. Tem de se manter atualizado em relação ao seu firmware e software. Dá-lhe acesso aos mais recentes recursos de segurança.

Os programadores procuram correções ou falhas que possam criar áreas de insegurança. Determine que tipo de sistemas tem nas suas redes. Tais incluem comunicações unificadas (UC), gestão de retenção de clientes (CRM), e PBX.

Mantenha-se a par das últimas atualizações. Ajuda-o a lidar com quaisquer possibilidades de fraude.

2. Utilizar apenas ligações seguras

As práticas organizacionais podem ser o elo mais fraco quando se trata de ciber-segurança. Muitos fatores contribuem para as vulnerabilidades.

Tais incluem forças de trabalho remotas ou móveis e políticas “Bring Your Own Devices (BYOD)”. Também não podemos ignorar as SaaS baseadas na nuvem e as lacunas nas redes internas. As empresas têm de fazer face a uma maior procura de funcionalidades de rede.

No entanto, os mesmos são os principais locais de caça para os hackers. Procuram lacunas que lhes deem acesso às suas redes. Visam depois os dados e as contas de comunicação das empresas.

As ligações SIP passam através da Internet. Isto significa que quaisquer desafios de segurança da Internet podem encontrar o seu caminho para o trunking. Os hackers podem visar os pacotes de dados, resultando em violações ou perda de informação.

A empresa também não estará a salvo de bisbilhotar ou espiar. Poderá ser utilizada por outras organizações, tais como agências de inteligência.

As empresas devem investir em protocolos de ligação segura. Tem opções como camadas de tomadas seguras para trabalhadores à distância. As redes privadas virtuais também fornecem mais segurança. É crucial desencorajar a utilização de redes wifi públicas ou não seguras.

Considere a possibilidade de utilizar Socks proxies para uma segurança extra. É possível navegar no espaço digital em total anonimato. Não tem de se preocupar com os hackers vendo a sua localização através do seu endereço IP.

O proxy também codificará os dados para segurança da sua informação. Outras medidas de segurança incluem firewalls, anti-vírus, e mesmo anti-spyware.

3. Seja exigente com o seu fornecedor SIP

Escolha o fornecedor SIP certo para a sua organização. Habilite os seus firewalls para que apenas as ligações de confiança tenham uma entrada. Precisará também de adicionar os fornecedores à lista branca de IP. Tomar este passo crítico permitir-lhe-á bloquear quaisquer contas que não tenha autorizado.

4. Utilize o seu endereço IP para autenticar contas

É fundamental para proteger a sua rede IP. Uma forma é limitar o endereço IP que lhe permite aceder aos seus recursos telefónicos. Esta pode não ser a melhor prática, mas é, pelo menos, um passo inicial.

Fornece uma forma de rastrear e atribuir privilégios àqueles que podem telefonar ou enviar mensagens utilizando os seus recursos.

Mas o desafio surge quando se tem utilizadores remotos a iniciar sessão com endereços IP dinâmicos. Tem a opção de colocar na lista negra aqueles que podem apresentar áreas de ameaça.

Reserve algum tempo para encontrar as ferramentas certas para verificar os ficheiros de registo. Algumas ferramentas podem também bloquear o acesso após tantas tentativas de palavra-passe. Isto funciona bem para hackers que executam uma série de combinações para encontrar a palavra-passe correta.

5. Escolha as palavras-passe corretas

Sabe que pode demorar minutos para um hacker decifrar a sua palavra-passe? Os cibercriminosos estão a aumentar os níveis de sofisticação ao utilizar tecnologias avançadas.

No entanto, muitas pessoas também facilitam o acesso dos hackers. Poucos terão tempo para inventar palavras-passe complexas. Poderá ser culpado de voltar às de sempre. Tais incluem aniversários, aniversários, ou combinações de nomes. Nos piores cenários, utiliza-se a mesma palavra-passe para muitas contas.

Uma combinação de letras, números, e símbolos para as suas palavras-passe é a sua melhor aposta. Deve ter uma única para todas as áreas, incluindo correio de voz e telefones. Não fique apenas com uma palavra-passe. Faça dela uma prática padrão para a alterar sempre.

Poderá poupar-se ao trabalho de lidar com questões SIP e VoIP com estes simples passos.

Nota: Gotrunk tem a palavra-passe do serviço de administração que precisa de assegurar e não partilhar as Credenciais Gotrunk com outras pessoas. Mas também há credenciais SIP para o seu PBX, é extremamente importante que as credenciais SIP do tronco não sejam confiáveis ou que as partilhe com serviços de apoio externos.

6. Compreenda como funcionam os seus meios de comunicação e fornecedores de sinalização

Antes de se inscreverem em qualquer prestador de serviços, dediquem algum tempo a compreender o seu funcionamento. Verifique também o que eles têm para lhe oferecer como cliente. As necessidades da sua organização determinarão os serviços de trunking SIP por que optar.

Vários fatores devem orientar o seu processo de pensamento. Tem, por exemplo, clareza sobre a forma como eles enviam as chamadas? Pode solicitar segurança extra através de encriptação de ponta a ponta?

Alguns fornecedores utilizam informação dissociada em dois fluxos para dados de chamadas ou voz. Se um hacker ganha acesso ao nível do fornecedor, tudo o que vê são IDs e números. Não obtêm acesso ao áudio, que pode conter informação crítica.

7. Descarregar o código fonte a partir de repositórios de confiança?

Há muitos repositórios de código fonte disponíveis online, desde GitHub e Bitbucket até aos menos conhecidos, mas úteis repositórios que satisfazem necessidades específicas. Cada um apela a diferentes utilizadores e aos seus projetos específicos: projetos open-source, projetos multi-desenvolvedores, e muito mais. Embora tendo muitos anfitriões diversos para escolher, o problema reside em determinar o repositório seguro e de código das suas necessidades.

Por último, vimos algumas implementações de PBX enlatado que por vezes já estão infetadas com Malware. Isto pode fazer com que o seu PBX possa ser utilizado para processar chamadas Spam e habituar-se ao seu crédito de chamadas assim que ligar o serviço de tronco.

Recomendamos vivamente que apenas descarregue ficheiros de instalações PBX a partir do website do fabricante ou origem de confiança. Além disso, se estiver a ampliar o seu PBX com pacotes, utilize apenas repositórios de confiança.

8. Ao instalar PBX, siga os guias de endurecimento dos fabricantes.

Cada fabricante de PBX tem guias de recomendações e procedimentos de endurecimento. Antes de colocar o seu PBX no ambiente de produção, reveja estes procedimentos e recomendações para garantir que a sua instalação cumpre os requisitos de segurança. Veja alguns exemplos:
3cx 
Free PBX community
Asterisk PBX systems
Yeastar

Conclusão

É necessário manter as suas redes seguras contra fraudadores e cibercriminosos. Começa com a segurança do seu SIP e de todo o sistema. Analisámos vários passos para o SIP trunking acima. Ao implementá-los, pode ter a certeza de ligações telefónicas mais seguras.

Pronto para começar com VoIPstudio?

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Milhares de empresas em todo o mundo confiam no VoIPstudio para todas as suas comunicações empresariais. Por que não ser o próximo?

Iniciar versão gratuita! Iniciar versão gratuita 30 dias

Comece agora sua versão gratuita de 30 dias, não são necessários detalhes de cartão de crédito!