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Apesar da inovação e do progresso da indústria VoIP na última década, muitos executivos continuam a acreditar que a qualidade do som nas redes VoIP não é comparável à das redes telefônicas analógicas. Em alguns casos eles podem estar certos, mas em muitos casos a qualidade sonora do VoIP pode ser melhor do que a do POTS.
A principal razão para este mito surgir é porque a empresa nunca havia tentado VoIP, ou eles tentaram VoIP algum tempo atrás, mas voltaram aos sistemas anteriores devido a problemas de qualidade.
Se uma empresa tem muitas chamadas perdidas, ruído de fundo, palavras confusas ou qualquer outro problema de qualidade, a primeira medida para resolvê-lo pode ser aumentar a largura de banda ou a velocidade da Internet. Embora essa possa ser uma das razões, não é o único fator que contribui para a qualidade do som.
Então, o que uma empresa pode fazer para melhorar a qualidade sonora do VoIP? Aqui estão alguns fatores que você talvez queira considerar:
É verdade que uma conexão lenta à Internet nem sempre é o problema, mas às vezes pode ser a causa da perda da qualidade da voz. Talvez a velocidade da Internet estivesse certa há alguns anos, mas as necessidades das empresas mudaram.
As redes comerciais transportam quantidades crescentes de dados, portanto, não deve ser surpresa que a qualidade da voz diminua com o tempo ou que a conexão existente à Internet simplesmente não seja capaz de lidar com a demanda.
Outro fator a ser considerado é o desempenho do ISP. Às vezes você pode não conseguir as velocidades prometidas em seu SLA, mas se esse for realmente o problema, você pode precisar pensar em mudar seu fornecedor.
O congestionamento da rede é um problema óbvio para as empresas, especialmente as do setor SaaS, onde as instalações estão localizadas longe dos escritórios comerciais. Se a qualidade da voz diminui significativamente durante as horas com mais tráfego, mas durante o resto do tempo é aceitável, pode ser suficiente para aumentar a velocidade contratada, embora isto nem sempre seja eficaz.
Em vez de tentar restringir o número máximo de chamadas simultâneas ou pausar downloads enquanto alguém faz uma chamada VoIP, talvez seja melhor redistribuir as horas em que as chamadas são feitas. Por exemplo, sua empresa pode querer realizar tarefas de largura de banda intensiva, como sincronização automática de arquivos ou backups matinais para reduzir o congestionamento durante outras horas do dia.
A configuração correta de QoS pode ter um impacto considerável na qualidade da voz, pois as configurações apropriadas permitirão que o hardware da rede dê prioridade às chamadas de voz sobre outras formas de tráfego. Entretanto, estas nem sempre são configuradas corretamente ou podem nem mesmo ter sido configuradas de forma alguma.
Em geral, os roteadores tendem a usar First In First Out quando lidam com pacotes de dados. Isto significa que sem QoS, nunca seria dada prioridade aos pacotes de voz, o que muitas vezes leva a pacotes perdidos ou deslocados. Além disso, se realizarmos uma etiquetagem de QoS adequada, os pacotes de voz serão corretamente identificados e colocados no início da fila.
Às vezes o problema vai além da velocidade ou largura de banda da Internet. Fatores como a instabilidade podem deteriorar significativamente a qualidade das chamadas de voz, independentemente da largura de banda disponível.
A latência é o atraso de tempo experimentado pelos pacotes até que cheguem ao seu destino a partir da fonte. Se parte da chamada viaja pela rede pública da Internet, a latência pode aumentar além do limiar exigido para áudio de alta qualidade.
Na mesma linha, a instabilidade é a variabilidade no tempo de atraso dos pacotes individuais. Isto significa que a maioria dos pacotes de dados não chegam na mesma ordem em que foram enviados. Embora a partir do ponto final da fonte os dados sejam enviados em um fluxo contínuo no destino, eles podem aparecer fora de ordem ou em rajadas, dependendo do jitter.
Uma avaliação completa da rede pode ser útil para identificar se essas métricas estão próximas do padrão ou não. A configuração de QoS pode abordar algumas das latências, mas outras soluções incluem gerenciamento de rede baseado em políticas, comutação de etiquetas multi-protocolo ou reserva de largura de banda. Para jitter, instalar um buffer jitter ou identificar e remover a fonte do jitter são soluções eficazes.
Às vezes, os fornecedores alegam que podem usar seus equipamentos existentes com adaptadores VoIP e fones de ouvido. Isto é tecnicamente verdade, mas você pode nem sempre obter a melhor qualidade de chamada com esses dispositivos, portanto, se sua empresa precisa iniciar o VoIP imediatamente ao menor custo possível, esta seria a melhor opção.
Entretanto, mesmo que fosse a abordagem mais econômica no início, é melhor atualizar equipamentos como telefones de mesa, roteadores, etc., quando a empresa pode arcar com isso, pois não importa quantas otimizações ou configurações de software sejam alteradas, pode ser difícil melhorar a qualidade de som em hardware defeituoso.
Há muitos fatores que afetam o som da VoIP e estes são alguns passos que podem ser dados para melhorar a qualidade das chamadas nas implementações VoIP.
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