Telefone - Softphone para telefone móvel¶
A aplicação Mobile Smartphone permite-lhe fazer e receber chamadas através do VoIPstudio no seu smartphone.
A aplicação tem de estar instalada e executada em todos os dispositivos smartphone que deseja usar para as chamadas VoIP.
Requisitos para Android 6+, iOS 9.3+
Download¶
A aplicação pode ser descarregada a partir das lojas de aplicações Android e iOS. Links rápidos podem ser encontrados aqui:
- Google play store: https://play.google.com/store/apps/details?id=uk.co.level7systems.softphone
- Apple store: https://itunes.apple.com/us/app/voipstudio/id1388435054?ls=1&mt=8
Instalar¶
Para instalar a aplicação procure por VoIPstudio em app store
ou google play
e selecione 'install'.
Permissões¶
A aplicação irá solicitar o direito de fazer e gravar chamadas telefónicas.
Android 7¶
Se estiver a usar o android 7.0 é necessário definir as permissões para a aplicação VoIPstudio. Poderá fazê-lo abrindo sua aplicação telefónica no seu dispositivo e seguir os passos abaixo:
- Clique em
(1)
na Figura 3.3 acima. - Clique em settings
(2)
na lista suspensa. - Clique em All calling accounts
(3)
. - Alterne a barra
(4)
e ative o campo para a aplicação VoIPstudio.
Login¶
Para começar a fazer chamadas VoIPstudio é somente necessário fazer o login na aplicação com seu e-mail e senha VoIPstudio (as mesmas credenciais que usa para o Painel de Controle da Web).
- Insira seu endereço de e-mail no campo
(1)
. - Insira sua senha no campo
(2)
. - Clique em Login
(3)
.
Contactos¶
Todos os seus contactos são mantidos na secção de contactos com links diretos para poder ligar, conversar ou editar suas informações.
- Para aceder a secção de contactos basta clicar no ícone
1
na como na figura acima. - Pode encontrar facilmente um contacto usando a busca por ordem alfabética, basta pressionar e segurar como no ícone dinâmico
2
na figura acima. - Uma vez localizado o contacto, é só clicar no ícone do telefone
3
para efectuar uma chamada. Se ligar para um contacto interno, verá o ícone de chat4
para permitir o acesso rápido à função de chat.
Editar Contactos¶
- Os contactos externos podem ser facilmente editados pressionando o ícone de ferramenta
1
na imagem acima. - A informação do contacto será exibida, permitindo-lhe atribuir o contacto a um grupo específico e modificar o nome, e-mail ou o número de telefone do contacto.
Adicionar contactos¶
- Para adicionar um contacto, clique no menu localizado no canto superior direito
1
e selecione 'adicionar contacto'. - O formulário de contactos abre, e permite-lhe configurar o nome do contacto, atribuir o contacto a um grupo específico e modificar o nome, email ou número de telefone.
Nota: lembre-se que pode facilmente importar seus contactos do Google Mail ou do Microsoft Exchange através do seu painel de controle. Para sua referência: [wiki:Manual/v2/Admin/en/30_Contacts#Import]
SMS¶
- Seleccionar SMS.
- Introduza o número do destinatário.
- Digite a mensagem a enviar.
- Seleccione Enviar quando estiver pronto.
- O histórico de envio e recepção de SMS pode ser visualizado.
Correio de voz¶
- Para aceder às suas mensagens de correio de voz, clique no ícone
1
na barra inferior. - Todas as mensagens da caixa de entrada serão exibidas, pode ouvi-las facilmente ao pressionar o ícone
2
ao lado da mensagem. - Também pode consultar os detalhes da mensagem e guardar ou remover a mensagem pressionando o ícone
3
e seleccionando a opção desejada4
.
Pastas de correio de voz¶
- As pastas de correio de voz podem ser consultadas a partir da secção de correio de voz
1
. - Abra o menu drop-down
2
para mostrar suas pastas de correio de voz.
Teclado de marcação / Dial Pad¶
Para marcar um número:
1. Clique no ícone do telefone 1
na barra inferior.
2. Para expandir o teclado, seleccione o ícone de marcação 2
.
3. Marque o número e pressione o ícone de chamada 3
.
Nota: Se for necessário ligar para um número internacional, seleccione primeiro o prefixo do país 4
.
Opções On-Call¶
Durante uma chamada telefónica, a aplicação exibirá o painel de opções de chamada, como mostrado na figura acima. Este painel permite: 1. Enviar dígitos (DTMF) 2. Silenciar o microfone 3. Activar o altifalante 4. Colocar a chamada em espera 5. Transferir a chamada 6. Desligar a chamada
Transferência de chamadas¶
A transferência de uma chamada permite-lhe ligar a chamada com uma extensão ou número diferente. Pode transferir uma chamada activa ao:
1. Clicar no botão de transferência 1
no painel de opções de chamada.
2. Seleccionar o destino em contactos 2
ou marcar o número 3
.
Existem três opções de transferências:
- Transferência Assistida: A chamada é colocada em espera antes de conectar ao número de destino final, dando a opção de falar com o destino final antes de transferir a chamada.
- Transferência Cega: A chamada é imediatamente transferida para o número de destino final que toca até ser atendida.
- Cancelar a transferência.
Histórico de chamadas¶
- Para aceder seu Histórico de Chamadas clique no ícone
1
na barra inferior. - Pode remarcar ou retornar a chamada telefónica pressionando o ícone
2
próximo ao número de telefone.
Histórico de Chat¶
- Para aceder as mensagens no seu histórico de chat, clique no ícone
1
na barra inferior. Isto irá exibir todas as suas conversas de chat. - Pode facilmente rever a conversa ou enviar novas mensagens pressionando o ícone
2
perto da mensagem.
Gravações de Chamadas e Histórico de Fax¶
- Para aceder ao histórico do Voicemail ou FAX clique no ícone
1
na barra inferior. Isto permitir-lhe-á seleccionar2
Histórico do Fax ou3
Correio de Voz. - Na secção
FAX
pode verificar se há FAX de entrada/saída e descarregá-los, clicando no ícone de descarregamento4
. - A partir da secção
Voicemail
pode aceder a todas as mensagens de correio de voz dos utilizadores e fazer alterações à pasta de correio de voz utilizando o íconeConfigurações
5
e ouvir a gravação utilizando o íconeTocar
6
.
Menu Principal¶
Pode aceder ao menu principal da aplicação clicando no botão 1
da figura acima. Isto irá expandir um menu suspenso que dá acesso à:
Estado
- isto permite-lhe alterar o estado do telefone e do chat.Adicionar contacto
- isto permite adicionar um novo contacto no directório pessoalDefinições
- isto é descrito abaixoAjudar
- isto é descrito abaixoLogout
- isto é descrito abaixo
Configurações¶
Dentro da secção Configurações, pode alterar seus dados de contacto e senha.
Botão de ajuda¶
Através do recurso de ajuda, localizado no menu principal, pode:
1. Ver o versão actual da aplicação em Sobre
.
2. Relatar um problema
.
3. A Resolução de problemas
exibirá todos os dados relevantes, como as versões actuais da aplicação e do OS e as credenciais SIP.
Relatar um problema¶
Para reportar um problema com a aplicação softphone ou com as chamadas efectuadas / recebidas:
- Clique no ícone do menu principal.
- Seleccione
Ajuda
no menu de contactos. - Seleccione
Relatar um problema
no submenuAjuda
. - Introduza os detalhes do problema. Se o problema estiver relacionado com uma chamada telefónica específica, certifique-se de que inclui a data e a hora das chamadas e o número marcado (para chamadas de saída) ou a identificação do chamador para chamadas de entrada.
- Clique no botão
Submit
para abrir um Ticket de Suporte.
Logout¶
O botão Log out desconectará o usuário SIP do dispositivo smart para que VoIPstudio não continue a receber chamadas até que se conecte novamente. Se usar um dispositivo compartilhado, é recomendado que termine a sessão cada vez que terminar de usar o dispositivo.
Status¶
Pode mudar o estado do telefone para Não Perturbar
, o que impedirá que as chamadas VoIPstudio sejam recebidas no seu smartphone.
Existem as seguintes opções de status:
Online
é a sua configuração habitual e indica que está disponível para receber chamadas.Away
Os seus contactos podem ver que está registado, mas não disponível.Não Perturbar
Esta configuração impedirá que mensagens de chat sejam recebidas no seu smartphone.Invisível
Isto fará com que apareça offline mas poderá utilizar a aplicação como de costume.