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Desktop Softphone

O aplicação de desktop permite fazer e atender chamadas. É necessário este estar instalado e a funcionar em todos os PCs que deseja usar para chamadas VoIP.

Download

O aplicação Softphone pode ser baixada em:

  • Página de download do nosso site em https://voipstudio.pt/download/
  • Página inicial do nosso site em https://voipstudio.pt/

Instalar

Windows

Para instalar o aplicação do Desktop a partir do Microsoft Windows, siga os passos abaixo:

softphone-v2-download.png

Figure 3.1 Download da Aplicação Desktop.
  1. Clique no link Download e Guardar arquivo.

softphone-v2-run.png

Figure 3.2 Execução da aplicação desktop.
  1. Localize e clique duas vezes em VoIPstudio-ver.exe ícone para iniciar o programa de configuração.

softphone-v2-install.png

Figure 3.3 Instalação Windows da aplicação Desktop.
  1. Aguarde que a instalação esteja concluída.

Mac OS

Para instalar a aplicação Desktop num Mac, siga os passos abaixo:

  1. Download VoIPstudio-ver.dmg package and open it.

softphone-v2-install-osx.png

Figure 3.4 Instalação da aplicação Desktop Mac OS.
  1. Arraste e solte o ícone VoIPstudio para a pasta Aplicações.

Linux

deb

Siga as instruções abaixo para instalar o Desktop na distribuição Linux utilizando os pacotes deb (Debian, Ubuntu, Mint etc.):

  1. Instalar a chave GPG: wget -O - http://repo.ssl7.net/repo/key | sudo apt-key add -
  2. Adicionar repositório: echo "deb http://repo.ssl7.net/repo/voipstudio/stable/main/binary /" | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/voipstudio.list
  3. Actualizar e instalar: sudo apt-get update & sudo apt-get install voipstudio

Login

softphone-v2-login.png

Figure 3.5 Login na Aplicação Softphone.

Para começar a fazer chamadas VoIP é necessário fazer login na aplicação Softphone com seu e-mail e senha (o mesmo que usa para o Painel de Controle da Web). Insira seu endereço de e-mail no campo (1) e sua senha no campo (2). Clique no botão Login (3) e verifique que há um ícone verde [[Image(https://static.ssl7.net/images/manual/User/en/app-online.png)] na sua barra de tarefas que indica que a aplicação está a ser executada corretamente - veja Figura 3.6 abaixo.

softphone-v2-status-icon.png

Figure 3.6 Aplicação Softphone - ícone de estado.

Visualização de Chamada Activa

softphone-v2-callscreen.png

Figure 3.7 Aplicação Softphone - Chamada Activa.
  1. Mostra o dialpad para fazer uso do DTMF (Dual Tone - Multi Frequency) para a seleção de opções ou inserir detalhes durante uma chamada. Isto pode ser conseguido ao clicar ou digitar as teclas 0 - 9, # ou *.
  2. Silenciar Chamada.
  3. Se a chamada estiver a ser gravada, a gravação da chamada irá aparecer a vermelho intermitente.
  4. Transfira uma chamada, uma vez seleccionado o destino, seleccione Transferência Acompanhada (Falar primeiro com o destinatário da chamada) ou Cega (Instantâneo).
  5. Coloque a chamada em espera.
  6. Termine a chamada activa actual.
  7. Clique para expandir as opções de chamada.
  8. Clique para estacionar uma chamada. Clique em Parking Lot para abrir o menu contextual e redirecionar uma chamada ou recuperá-la.
  9. Clique para adicionar a chamada ativa atual aos contatos.
  10. Comece uma Conferência entre 2 ou mais chamadas ativas. Mais de uma chamada ativa é necessária, pode receber e fazer chamadas adicionais para a conferência.
  11. Clique para guardar o número na área de transferência para colar/gravar facilmente.
  12. Mostra as estatísticas de rede da chamada activa.

Transferência de chamadas

softphone-v2-calltransfer.png

Figure 3.8 Aplicação Softphone - Transferência de chamadas.

Durante uma chamada ativa Clique em Transferir para iniciar o processo.

  1. Selecione Do Dropdown o usuário para o qual deseja transferir.
  2. Digite o Número para transferir para um Número Externo.
  3. Seleccione Attended Transfer para falar primeiro com o destinatário da chamada antes de concluir a transferência.
  4. Seleccione Transferência Cega para fazer uma Transferência Imediata.
  5. Clique em Cancelar para voltar ao ecrã principal de chamada activa.

Contactos

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Figure 3.9 Aplicação Softphone - Gerir Contactos.
  1. Clique para abrir o Menu Contextual.
  2. Clique em "Adicionar novo contacto".
  3. Selecione para mostrar todos os contactos offline.
  4. Clique no ícone ferramentas para editar os contactos existentes.
  5. O Ícone Visualizar mostra o status de outro usuário/extensão, verde online, laranja ausente, vermelho não perturbar e cinza Offline.
  6. Clique para começar a conversar com o usuário/extensão.
  7. Clique para ligar ao usuário exibirá o estado da chamada de extensão/utilizador vermelho em chamada, cinza disponível, amarelo indica chamada recebida.

Janela de Chat

Atender chamadas

softphone-v2-pickup.png

Figure 3.10 Aplicação Softphone - Pick Up.

Clique no ícone de status do telefone sob as seções de contatos enquanto o telefone está tocando (indicador amarelo de status) exibe um menu contextual que permite atender a chamada tocando.

  1. Clique no ícone de status do telefone enquanto este está amarelo. O menu contextual aparecerá.
  2. Clique em "Atender chamada".

Nota: para poder atender uma chamada, os direitos apropriados devem ser atribuídos.

Barge In / Monitorização

softphone-v2-callbarge.png

Figure 3.11 Aplicação Softphone - Barge In.

Clique sobre o ícone de estado do telefone nas secções de contactos enquanto a extensão remota está em chamada (indicador de estado vermelho) exibe um menu contextual que permite a entrada na chamada desejada.

  1. Clique em Barge Call para conectar e ouvir a chamada ativa.
  2. O botão Silent Button será selecionado inicialmente para indicar que os chamadores não podem ouvir o agente de escuta.
  3. Selecione Sussurro para falar apenas com o Agente.
  4. Selecione 3-Way para iniciar uma chamada em conferência de 3 vias.
  5. Selecione para terminar a chamada Barge In, permitindo que os chamadores iniciais permaneçam conectados.

Nota: Para poder monitorizar em uma chamada os direitos apropriados devem ser geridos como indicado aqui: https://voipstudio.pt/docs/administrator/advanced/#callbarging

Configurações

Geral

softphone-v2-settings-general.png

Figure 3.12 Configurações Gerais do Softphone.
  1. Clique em Gear Icon para abrir as configurações.
  2. Altere o número de minutos antes de o Softphone mudar para o estado de ausente devido à inactividade.
  3. Seleccione para activar/desactivar o arranque automático do Softphone quando o Dispositivo arranca.

Perfil do usuário

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Figure 3.13 Softphone - Definições Perfil do usuário.
  1. Clique em Ícone ferramentas para Abrir Configurações.
  2. Edite o Primeiro Nome ou Identificador do Usuário.
  3. Editar Nome ou Segundo Identificador do Usuário.
  4. Editar login e correio de voz do Usuário.
  5. Editar ou Introduzir número de telemóvel do Usuário.
  6. Clique em Submeter para completar e guardar quaisquer alterações.

Palavra-passe

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Figure 3.14 Softphone - Definições Palavra-passe.
  1. Clique no ícone ferramentas para abrir as configurações.
  2. Insira a senha atual para autenticação.
  3. Insira e confirme a nova senha.
  4. Clique em Enviar para completar e guardar quaisquer alterações.

Opções de Chamada de Entrada

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Figure 3.15 Softphone - Definições Opções de chamadas recebidas.
  1. Clique em ícone ferramentas para abrir as configurações.
  2. Seleccione o tempo antes da chamada recebida ser transferida para o Destino se não houver definição de resposta.
  3. Activar ou desactivar a chamada em espera.
  4. Seleccione Acção quando a chamada não for atendida.
  5. Clique em Enviar para concluir e guardar quaisquer alterações.

Correio de voz

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Figure 3.16 Softphone - Definições Voicemail.
  1. Clique em ícone ferramentas para Abrir Configurações.
  2. Seleccione para activar a Notificação por e-mail com ficheiro de áudio da mensagem.
  3. Seleccione para Activar a Transcrição de Mensagem para Texto.
  4. Clique em Adicionar para carregar uma nova mensagem de correio de voz e reproduzir para ouvir a saudação actualmente seleccionada.
  5. Se forem carregados vários ficheiros, a mensagem activa pode ser seleccionada a partir da lista suspensa.
  6. Clique em Submeter para completar e guardar quaisquer alterações.

Encaminhamento de chamadas

softphone-v2-settings-call-forwarding.png

Figure 3.17 Softphone - Definições Encaminhamento de chamadas.
  1. Clique em ícone ferramentas para abrir as configurações.
  2. Clique para ativar o Encaminhamento de Chamadas.
  3. Clique em para ativar o encaminhamento de chamadas diretas somente se as chamadas desativadas de grupos de toque e filas de espera também forem encaminhadas.
  4. Habilite o uso de # como confirmação de Encaminhamento de chamadas no dispositivo receptor.
  5. Se um telefone VoIP estiver online, pode-se definir um horário para tocar primeiro no dispositivo VoIP antes do início do Encaminhamento de Chamadas.
  6. Selecione Número Remote(Callers) ou Local(VoIP) para exibir como identificação do chamador no Dispositivo Receptor.
  7. Adicione, Reproduza ou Carregue a Mensagem reproduzida para o interlocutor antes da chamada ser reencaminhada.
  8. Introduza e adicione número(s) para o(s) qual(is) encaminhar chamadas.
  9. Se forem seleccionados vários números para reencaminhar para uma Estratégia de Toque, pode ser utilizado para alterar a distribuição das chamadas.
  10. Selecione por quanto tempo a chamada encaminhada irá tocar antes de ir para Sem resposta.
  11. Selecione a ação a ser tomada se a chamada não for atendida.
  12. Clique em Enviar para completar e guardar as alterações.

Membro de

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Figure 3.18 Softphone - Definições Membro de.
  1. Clique em ícone ferramentas para abrir as configurações.
  2. Exibe todos os usuários dos Grupos de captura do qual o usuário é membro.
  3. Exibe todos os Grupos de Anéis dos quais o usuário é membro.
  4. Mostra todas as filas das quais o usuário é membro e permite que o usuário entre e saia das filas.

Atalhos de Teclado

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Figure 3.19 Softphone - Configuração dos Atalhos do teclado.
  1. Permite a rápida utilização da aplicação através de combinações de teclado. Estes atalhos são globais e funcionarão mesmo enquanto o aplicativo estiver minimizado ou se estiver trabalhando em uma aba/app diferente.
  2. Se ocorrer algum conflito com uma aplicação diferente, as teclas podem ser mapeadas conforme necessário.

Dispositivos de Áudio

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Figure 3.20 Softphone - Definições Dispositivos áudio.
  1. Clique em ícone ferramentas para abrir as configurações.
  2. Altere as configurações do Microfone.
  3. Altere as definições de áudio.
  4. Seleccione Dispositivo de toque.
  5. Seleccione Webcam ou outro Dispositivo de Vídeo.

Avançado

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Figure 3.21 Softphone - Configurações Avançadas.
  1. Clique em ícone ferramentas para abrir as configurações.
  2. Selecione na lista suspensa um novo nível de Zoom para aumentar o tamanho do texto e botões, depois que o novo Zoom for selecionado a Janela pode precisar ser redimensionada.
  3. Ative as verificações de atualização automática.
  4. Habilitar para ter uma visão mais compacta da Chamada ativa.
  5. A Janela de Chamada e o Softphone estarão sempre à frente de outras janelas ou aplicações.
  6. Habilite para usar apenas as configurações padrão do Gateway.

Painel de Opções

Ao clicar no botão marcado como 1 lista suspensa se expandirá e permitirá que o faça:

  1. Acesso rápido ao Web Dashboard.
  2. Acesso à secção Ajuda.
  3. Sair da aplicação Desktop.
  4. Fechar a aplicação.

softphone-v2-options.png

Figure 3.22 Softphone - Painel de opções.

A partir do menu Ajuda do Softphone tem acesso à:

  1. Verificar a atualização atual (current Release) e procurar por Atualizações do softphone.
  2. Abrir e responder aos tickets de suporte atuais.
  3. Várias ferramentas de resolução de problemas e debug. .

softphone-v2-help.png

Figure 3.23 Softphone - Painel de ajuda.

Resolução de problemas

Abaixo está uma lista de perguntas, respostas e passos básicos para a solução de problemas da aplicação Desktop.

E-mail / palavra-passe inválidos

"E-mail/palavra-passe incorrectos" mensagem exibida quando eu tento entrar.

Certifique-se de que o endereço de e-mail e a senha são os mesmos que usa para entrar eno Painel de Controle em https://voipstudio.pt/login/. Se esqueceu-se da sua senha, entre em https://voipstudio.pt/recover-password/ e nós enviaremos uma nova senha para o seu endereço de e-mail.

Firewall

"Erro Firewall" mensagem exibida quando eu tento fazer chamadas.

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Figure 3.24 Softphone - Teste WebRTC.

Alguns ISPs (Internet Service Providers) bloqueiam portas UDP que são necessárias para que a nossa Aplicação Softphone funcione. Para verificar se o seu PC se conecta com sucesso à nossa rede:

  1. Clique no ícone do menu principal.
  2. Selecione Ajuda no menu de contactos.
  3. Selecione Solução de problemas... do sub-menu Ajuda.
  4. Clique na guia "Teste do WebRTC".
  5. Clique no botão "Start Test" (Iniciar Teste).

Após alguns momentos, verá uma lista de ports a ser testada. Se algum exibir conexão Failed é necessário inspecionar a configuração do seu firewall / roteador e/ou contactar seu provedor de serviços de Internet para ter os ports desbloqueadas.

Relatar um problema

softphone-v2-report-problem.png

Figure 3.25 Softphone - reportar problema.

Para reportar um problema com uma aplicação softphone ou chamadas feitas / recebidas:

  1. Clique no ícone do menu principal.
  2. Selecione Ajuda no menu de contactos.
  3. Selecione Relatar um problema no submenu Ajuda.
  4. Introduza os detalhes do problema. Se o problema estiver relacionado com uma chamada telefónica específica, certifique-se de que inclui a data e a hora das chamadas e o número marcado (para chamadas de saída) ou a identificação do chamador para chamadas de entrada.
  5. Clique no botão Submit para abrir o Ticket de Suporte.