Introdução¶
Geral¶
VoIPstudio é um sistema PBX VoIP completo com todas as funcionalidades esperadas de um serviço VoIP empresarial, incluindo os serviços de rececionista.
Permite fazer e receber chamadas telefónicas a partir da Internet e da rede telefónica tradicional ao mesmo tempo. Facilita a gestão das suas comunicações e ajuda a reduzir os custos e a aumentar a produtividade.
Requisitos¶
O painel de controlo Web é compatível com os seguintes navegadores:
- Microsoft Edge
- Mozilla Firefox
- Google Chrome
- Apple Safari
Está optimizado para uma resolução de ecrã mínima de 1024 x 786 pixels.
A aplicação Softphone requer um dos seguintes sistemas operativos:
- Microsoft Windows
- Apple OSX
- Linux
Público-alvo¶
Este guia destina-se ao pessoal envolvido na operação do PBX VoIP alojado e da consola de receção virtual. Os leitores deste guia devem possuir os seguintes conhecimentos e competências recomendados:
- Conhecimentos básicos de informática
- Familiaridade com as funcionalidades padrão do PBX, tais como: Grupos de Toque, Grupos de Captura, Estacionamento de Chamadas, etc.
Convenções¶
Neste manual, encontrará uma série de estilos de texto que distinguem entre diferentes tipos de informação. Seguem-se alguns exemplos destes estilos e uma explicação do seu significado.
estilo | significado | ||
www.example.com/login | Texto que tem de escrever num programa. | ||
Campo de e-mail (1) |
|
Conceitos-chave¶
Consola de receção¶
Uma aplicação baseada no browser que permite monitorizar o estado das extensões em tempo real e executar tarefas básicas de rececionista, por exemplo: transferências de chamadas, espera/estacionamento de chamadas, etc.
Extensão¶
Uma extensão ou ramal, é uma linha telefónica interna ligada a um sistema PBX que permite a conexão de vários telefones sem que cada telefone necessite de uma linha externa separada.
Número de entrada¶
O número de entrada, também designado por Diret Inward Dialling (DID) nos EUA, Diret Dial-In (DDI) na Europa, é uma gama de números de telefone ligados ao seu PBX, para que este possa encaminhar a chamada para a pessoa pretendida ou para o grupo de chamadas (IVR, etc.) dentro da organização.
Painel de controlo¶
Trata-se de um painel baseado na Web que permite gerir todos os aspectos do seu sistema PBX alojado. Crie novas contas de utilizador, filas de espera, grupos de captura, atribua números de entrada e aprovisione telefones VoIP.
Os mesmos ícones e métodos aplicam-se a vários menus, as informações seguintes ajudarão a familiarizar-se com o seu funcionamento.
- Clique para alternar entre o menu da barra lateral compacto e o normal.
- Selecione os Itens de Menu à esquerda para alternar entre Painéis.
- Para obter Ajuda Selecione
?
em qualquer menu. - Este menu permite alternar entre diferentes painéis e visualizações.
- Selecione o ícone do perfil para ver os detalhes do seu estado de utilizador e para fazer logout.
- Os ícones
+
ouAdicionar
permitem adicionar novos itens à sua conta, como números ou grupos de toques. - Para exportar ou importar de diferentes menus, como Contactos e CDR, selecione os ícones de engrenagem.
- Para editar qualquer item, basta clicar no nome do utilizador, IVR, número de telefone, etc.
- Enquanto estiver a editar, basta clicar em
CANCELAR
para descartar quaisquer alterações e fechar o menu. - Clicar em
Guardar e Fechar
para confirmar as alterações efectuadas e fechar o menu. GUARDAR
irá salvar as alterações feitas, mas manterá o menu aberto para permitir que outras alterações sejam feitas.