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Introdução

Geral

VoIPstudio é um sistema PBX VoIP completo com todas as funcionalidades esperadas de um serviço VoIP empresarial, incluindo os serviços de rececionista.

Permite fazer e receber chamadas telefónicas a partir da Internet e da rede telefónica tradicional ao mesmo tempo. Facilita a gestão das suas comunicações e ajuda a reduzir os custos e a aumentar a produtividade.

Requisitos

O painel de controlo Web é compatível com os seguintes navegadores:

  • Microsoft Edge
  • Mozilla Firefox
  • Google Chrome
  • Apple Safari

Está optimizado para uma resolução de ecrã mínima de 1024 x 786 pixels.

A aplicação Softphone requer um dos seguintes sistemas operativos:

  • Microsoft Windows
  • Apple OSX
  • Linux

Público-alvo

Este guia destina-se ao pessoal envolvido na operação do PBX VoIP alojado e da consola de receção virtual. Os leitores deste guia devem possuir os seguintes conhecimentos e competências recomendados:

  • Conhecimentos básicos de informática
  • Familiaridade com as funcionalidades padrão do PBX, tais como: Grupos de Toque, Grupos de Captura, Estacionamento de Chamadas, etc.

Convenções

Neste manual, encontrará uma série de estilos de texto que distinguem entre diferentes tipos de informação. Seguem-se alguns exemplos destes estilos e uma explicação do seu significado.

estilosignificado
www.example.com/loginTexto que tem de escrever num programa.
Campo de e-mail (1)
Campo apresentado numa figura. Por exemplo:form field

Conceitos-chave

Consola de receção

reception-console.png

Figure 1.1 Reception console.

Uma aplicação baseada no browser que permite monitorizar o estado das extensões em tempo real e executar tarefas básicas de rececionista, por exemplo: transferências de chamadas, espera/estacionamento de chamadas, etc.

Extensão

Uma extensão ou ramal, é uma linha telefónica interna ligada a um sistema PBX que permite a conexão de vários telefones sem que cada telefone necessite de uma linha externa separada.

Número de entrada

O número de entrada, também designado por Diret Inward Dialling (DID) nos EUA, Diret Dial-In (DDI) na Europa, é uma gama de números de telefone ligados ao seu PBX, para que este possa encaminhar a chamada para a pessoa pretendida ou para o grupo de chamadas (IVR, etc.) dentro da organização.

Painel de controlo

Trata-se de um painel baseado na Web que permite gerir todos os aspectos do seu sistema PBX alojado. Crie novas contas de utilizador, filas de espera, grupos de captura, atribua números de entrada e aprovisione telefones VoIP.

Os mesmos ícones e métodos aplicam-se a vários menus, as informações seguintes ajudarão a familiarizar-se com o seu funcionamento.

introduction-navigation.png

Figure 1.2 Common Navigation Tools.
  1. Clique para alternar entre o menu da barra lateral compacto e o normal.
  2. Selecione os Itens de Menu à esquerda para alternar entre Painéis.
  3. Para obter Ajuda Selecione ? em qualquer menu.
  4. Este menu permite alternar entre diferentes painéis e visualizações.
  5. Selecione o ícone do perfil para ver os detalhes do seu estado de utilizador e para fazer logout.
  6. Os ícones + ou Adicionar permitem adicionar novos itens à sua conta, como números ou grupos de toques.
  7. Para exportar ou importar de diferentes menus, como Contactos e CDR, selecione os ícones de engrenagem.
  8. Para editar qualquer item, basta clicar no nome do utilizador, IVR, número de telefone, etc.
  9. Enquanto estiver a editar, basta clicar em CANCELAR para descartar quaisquer alterações e fechar o menu.
  10. Clicar em Guardar e Fechar para confirmar as alterações efectuadas e fechar o menu.
  11. GUARDAR irá salvar as alterações feitas, mas manterá o menu aberto para permitir que outras alterações sejam feitas.