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Telefone - Softphone para telefone móvel

A aplicação Mobile Smartphone permite-lhe fazer e receber chamadas através do VoIPstudio no seu smartphone.

A aplicação tem de estar instalada e executada em todos os dispositivos smartphone que deseja usar para as chamadas VoIP.

Requisitos para Android 6+, iOS 9.3+

Download

A aplicação pode ser descarregada a partir das lojas de aplicações Android e iOS. Links rápidos podem ser encontrados aqui:

  • Google play store: https://play.google.com/store/apps/details?id=uk.co.level7systems.softphone
  • Apple store: https://itunes.apple.com/us/app/voipstudio/id1388435054?ls=1&mt=8

Instalar

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Figure 5.1 Instalação da aplicação.

Para instalar a aplicação procure por VoIPstudio em app store ou google play e selecione 'install'.

Permissões

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Figure 5.2 Direitos de aplicação.

A aplicação irá solicitar o direito de fazer e gravar chamadas telefónicas.

Android 7

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Figure 5.3 Android permissions.

Se estiver a usar o android 7.0 é necessário definir as permissões para a aplicação VoIPstudio. Poderá fazê-lo abrindo sua aplicação telefónica no seu dispositivo e seguir os passos abaixo:

  1. Clique em (1) na Figura 5.3 acima.
  2. Clique em settings (2) na lista suspensa.
  3. Clique em All calling accounts (3).
  4. Alterne a barra (4) e ative o campo para a aplicação VoIPstudio.

Login

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Figure 5.4 App Login.

Para começar a fazer chamadas VoIPstudio é somente necessário fazer o login na aplicação com seu e-mail e senha VoIPstudio (as mesmas credenciais que usa para o Painel de Controle da Web).

  1. Insira seu endereço de e-mail no campo (1).
  2. Insira sua senha no campo (2).
  3. Clique em Login (3).

Contactos

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Figure 5.5 App - Contactos.

Todos os seus contactos são mantidos na secção de contactos com links diretos para poder ligar, conversar ou editar suas informações.

  1. Para aceder a secção de contactos basta clicar no ícone 1 na como na figura acima.
  2. Pode encontrar facilmente um contacto usando a busca por ordem alfabética, basta pressionar e segurar como no ícone dinâmico 2 na figura acima.
  3. Uma vez localizado o contacto, é só clicar no ícone do telefone 3 para efectuar uma chamada. Se ligar para um contacto interno, verá o ícone de chat 4 para permitir o acesso rápido à função de chat.

Editar Contactos

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Figure 5.6 App - Editar contactos.
  1. Os contactos externos podem ser facilmente editados pressionando o ícone de ferramenta 1 na imagem acima.
  2. A informação do contacto será exibida, permitindo-lhe atribuir o contacto a um grupo específico e modificar o nome, e-mail ou o número de telefone do contacto.

Adicionar contactos

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Figure 5.7 App - adicionar contactos.
  1. Para adicionar um contacto, clique no menu localizado no canto superior direito 1 e selecione 'adicionar contacto'.
  2. O formulário de contactos abre, e permite-lhe configurar o nome do contacto, atribuir o contacto a um grupo específico e modificar o nome, email ou número de telefone.

Nota: lembre-se que pode facilmente importar seus contactos do Google Mail ou do Microsoft Exchange através do seu painel de controle. Para sua referência: /manual/v2/admin/en/30_Contacts#Import

SMS

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Figure 5.8 Envio e recepção de SMS.
  1. Seleccionar SMS.
  2. Introduza o número do destinatário.
  3. Digite a mensagem a enviar.
  4. Seleccione Enviar quando estiver pronto.
  5. O histórico de envio e recepção de SMS pode ser visualizado.

Correio de voz

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Figure 5.9 App - Correio de voz.
  1. Para aceder às suas mensagens de correio de voz, clique no ícone 1 na barra inferior.
  2. Todas as mensagens da caixa de entrada serão exibidas, pode ouvi-las facilmente ao pressionar o ícone 2 ao lado da mensagem.
  3. Também pode consultar os detalhes da mensagem e guardar ou remover a mensagem pressionando o ícone 3 e seleccionando a opção desejada 4.

Pastas de correio de voz

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Figure 5.10 App - Pastas de correio de voz.
  1. As pastas de correio de voz podem ser consultadas a partir da secção de correio de voz 1.
  2. Abra o menu drop-down 2 para mostrar suas pastas de correio de voz.

Teclado de marcação / Dial Pad

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Figure 5.11 App - Telefone.

Para marcar um número: 1. Clique no ícone do telefone 1 na barra inferior. 2. Para expandir o teclado, seleccione o ícone de marcação 2. 3. Marque o número e pressione o ícone de chamada 3.

Nota: Se for necessário ligar para um número internacional, seleccione primeiro o prefixo do país 4.

Opções On-Call

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Figure 5.12 Em Chamada - Opções.

Durante uma chamada telefónica, a aplicação exibirá o painel de opções de chamada, como mostrado na figura acima. Este painel permite: 1. Enviar dígitos (DTMF) 2. Silenciar o microfone 3. Activar o altifalante 4. Colocar a chamada em espera 5. Transferir a chamada 6. Desligar a chamada

Transferência de chamadas

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Figure 5.13 App - Transferência de chamadas.

A transferência de uma chamada permite-lhe ligar a chamada com uma extensão ou número diferente. Pode transferir uma chamada activa ao: 1. Clicar no botão de transferência 1 no painel de opções de chamada. 2. Seleccionar o destino em contactos 2 ou marcar o número 3.

Existem três opções de transferências:

  1. Transferência Assistida: A chamada é colocada em espera antes de conectar ao número de destino final, dando a opção de falar com o destino final antes de transferir a chamada.
  2. Transferência Cega: A chamada é imediatamente transferida para o número de destino final que toca até ser atendida.
  3. Cancelar a transferência.

Histórico de chamadas

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Figure 5.14 App - Histórico telefónico.
  1. Para aceder seu Histórico de Chamadas clique no ícone 1 na barra inferior.
  2. Pode remarcar ou retornar a chamada telefónica pressionando o ícone 2 próximo ao número de telefone.

Histórico de Chat

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Figure 5.15 App - Histórico do Chat.
  1. Para aceder as mensagens no seu histórico de chat, clique no ícone 1 na barra inferior. Isto irá exibir todas as suas conversas de chat.
  2. Pode facilmente rever a conversa ou enviar novas mensagens pressionando o ícone 2 perto da mensagem.

Gravações de Chamadas e Histórico de Fax

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Figure 5.16 Gravações de Chamadas e Histórico de Fax .
  1. Para aceder ao histórico do Voicemail ou FAX clique no ícone 1 na barra inferior. Isto permitir-lhe-á seleccionar 2 Histórico do Fax ou 3 Correio de Voz.
  2. Na secção FAX pode verificar se há FAX de entrada/saída e descarregá-los, clicando no ícone de descarregamento 4.
  3. A partir da secção Voicemail pode aceder a todas as mensagens de correio de voz dos utilizadores e fazer alterações à pasta de correio de voz utilizando o ícone Configurações 5 e ouvir a gravação utilizando o ícone Tocar 6.

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Figure 5.17 App - Menu Principal.

Pode aceder ao menu principal da aplicação clicando no botão 1 da figura acima. Isto irá expandir um menu suspenso que dá acesso à:

  1. Estado - isto permite-lhe alterar o estado do telefone e do chat.
  2. Adicionar contacto - isto permite adicionar um novo contacto no directório pessoal
  3. Definições - isto é descrito abaixo
  4. Ajudar - isto é descrito abaixo
  5. Logout - isto é descrito abaixo

Configurações

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Figure 5.18 Configurações da aplicação.

Dentro da secção Configurações, pode alterar seus dados de contacto e senha.

Botão de ajuda

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Figure 5.19 App - Ajuda.

Através do recurso de ajuda, localizado no menu principal, pode: 1. Ver o versão actual da aplicação em Sobre. 2. Relatar um problema. 3. A Resolução de problemas exibirá todos os dados relevantes, como as versões actuais da aplicação e do OS e as credenciais SIP.

Relatar um problema

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Figure 5.20 App - reportar um problema.

Para reportar um problema com a aplicação softphone ou com as chamadas efectuadas / recebidas:

  1. Clique no ícone do menu principal.
  2. Seleccione Ajuda no menu de contactos.
  3. Seleccione Relatar um problema no submenu Ajuda.
  4. Introduza os detalhes do problema. Se o problema estiver relacionado com uma chamada telefónica específica, certifique-se de que inclui a data e a hora das chamadas e o número marcado (para chamadas de saída) ou a identificação do chamador para chamadas de entrada.
  5. Clique no botão Submit para abrir um Ticket de Suporte.

Logout

O botão Log out desconectará o usuário SIP do dispositivo smart para que VoIPstudio não continue a receber chamadas até que se conecte novamente. Se usar um dispositivo compartilhado, é recomendado que termine a sessão cada vez que terminar de usar o dispositivo.

Status

Pode mudar o estado do telefone para Não Perturbar, o que impedirá que as chamadas VoIPstudio sejam recebidas no seu smartphone.

Existem as seguintes opções de status:

  • Online é a sua configuração habitual e indica que está disponível para receber chamadas.
  • Away Os seus contactos podem ver que está registado, mas não disponível.
  • Não Perturbar Esta configuração impedirá que mensagens de chat sejam recebidas no seu smartphone.
  • Invisível Isto fará com que apareça offline mas poderá utilizar a aplicação como de costume.